Publicada em 28/07/2013 às 16:06

Comente


Wolverine: Além do Super-Herói

Wolverine é o mais popular dos heróis mutantes da editora Marvel Comics. O personagem foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista Herb Trimpe. Sua primeira aparição foi na HQ The Incredible Hulk #180, em outubro de 1974. Depois disso, o personagem apareceu em várias publicações da Marvel Comics, até fazer uma participação mais marcante em The Incredible Hulk #181, em novembro de 1974. A partir daí, Wolverine ganhou gibis próprios e, em 2000, fez sua primeira aparição no cinema, no filme X-Men - O Filme, onde foi interpretado pelo ator australiano Hugh Jackman.
 
As duas primeiras HQ's que marcaram o início das aventuras de Wolverine.

No ínicio...

Logo no início da criação dos novos X-Men, o editor-chefe Roy Thomas pediu para que Len Wein criasse um super-herói canadense, porque os personagens da Marvel Comics eram de grande sucesso neste país. Thomas sugeriu o nome Wolverine, um dos animais mais populares do lugar, conhecido por nós brasileiros - ou não - como Carcaju ou Glutão.
 
 
Wein pesquisou sobre o animal e descobriu que o glutão (ou carcaju) é um animal de pequeno porte, mas muito valente. Então Wein deu essa personalidade a Wolverine: um baixinho raivoso e impulsivo.
 
A responsabilidade de criar o visual de Wolverine ficou nas mãos de John Romita, diretor de arte da Marvel. No início, Wolverine tinha um uniforme amarelo e azul, com garras retráveis que saiam de suas luvas e uma máscara bem estranha (na foto abaixo).
 

Os poderes de Wolverine

Regeneração Celular: O principal poder de Wolverine é a regeneração celular, o que lhe permite curar-se de qualquer ferimento ou envenenamento, além de não ficar doente e poder recuperar órgãos internos. Wolverine já teve o próprio cérebro destruído por suas garras quando foi infectado por um vírus tecnorgânico, mas se recuperou em instantes. Provavelmente é esse poder que diminui assustadoramente seu envelhecimento.
 
Sentidos aguçados: Wolverine possui sentidos super aguçados, podendo rastrear o alvo pelo cheiro (como um lobo). Sua audição e visão também são superiores a de um humano normal.
 
Adamantium: O esqueleto de Wolverine foi coberto artificialmente com Adamantium, um metal à base de ligas de ferro muito denso que deixa seus ossos e garras indestrutíveis. Isso faz seus músculos mais desenvolvidos e seus golpes mais impactantes.
 
Clarisciência: Em Wolverine and the X-Men, Wolverine desenvolve outro poder, chamado Clarisciência, que o permite ver o passado de pessoas, objetos e lugares. A primeira vez que Wolverine utilizou tal poder foi quando ele chegou a mansão X, que estava completamente vazia. Ao tocar nos objetos da casa ele começa a ter visões na forma astral e descobre o que aconteceu no lugar.

Nas telinhas!

Wolverine fez sua primeira aparição na TV no episódio "A Firestar is Born", da série Spider-Man and His Amazing Friends, ao lado dos outros X-Men.
 
Em 1989, o mutante deu as caras em um piloto para uma série animada dos X-Men intitulada Pryde of the X-Men, mas o projeto não foi a frente. Depois disso, Wolverine volta aparecer nas telinhas somente em 1992, no desenho animado X-Men Animated Series (ou X-Men). A série trouxe uma das mais conhecidas formações dos X-Men: Ciclope, Wolverine, Tempestade, Professor Xavier, Gambit, Vampira, Fera, Jubileu e Jean Grey. O desenho fez um sucesso incrível na época em que foi lançado. No Brasil, a série foi exibida por um curto período de tempo no programa TV Globinho, da Rede Globo.
 
Pouco tempo depois, em 1994, vemos nosso mutante no desenho animado do Homem-Aranha, exibido pelo extinto Fox Kids, pelo Jetix e pela Rede Globo. Foi o desenho mais bem sucedido do aracnídeo feito até hoje. Stan Lee (criador do Homem-Aranha) trabalhou na série como produtor executivo, revisor e consultor das histórias.
 
Entre os anos de 2000 e 2003 em X-Men: Evolution, Wolverine surge como professor do Instituto Xavier. A série era dirigida a crianças e adolescentes, por isso os produtores decidiram restaurar o antigo projeto, tornando muitos deles adolescentes ou simplesmente deixando-os mais novos. 
 
 
Wolverine também faz uma rápida aparição no desenho animado Os Vingadores: Os Super Heróis mais Poderosos da Terra no episódio "Conheçam o Capitão América" como um soldado na 2ª Guerra Mundial.
 
Em 7 de janeiro de 2011, o estúdio Madhous lançou o primeiro episódio do anime do Wolverine. Seguido do Homem de Ferro, tornou-se o segundo personagem a se tornar anime.

Cinema

Nos cinemas o personagem foi interpretado por Hugh Jackman em uma série de cinco filmes: X-Men, X-Men 2 e X-Men: O Confronto Final, X-Men Origens: Wolverine e X-Men: Primeira Classe, onde faz somente uma ponta.

X-Men: O Filme (2000)


Diretor: Bryan Singer
 
Sinopse: Nascidos em um mundo cheio de preconceitos, estão alguma crianças que possuem poderes extraordinários e perigosos - resultado de mutações genéticas especiais. Ciclope (James Marsden) lança raios de energia com seu olhos. Tempestade (Halle Berry) consegue manipular o clima segundo sua vontade. Vampira (Anna Pquin) absorve a força vital de qualquer pessoa que ela toque. Mas sob a orientação do Professor Xavier (Patrick Stewart), estes e outros renegados aprendem a direcionar seus poderes para o bem da humanidade. Agora eles devem proteger aqueles que os temem, pois o traiçoeiro Magneto (Ian McKellen), que acredita que os humanos e os mutantes nunca poderão coexistir, prepara um plano sinistro para o futuro! 

X-Men 2 (2003)

 
DiretorBryan Singer
 
Sinopse: Em todo o planeta, crianças incomuns nascem com alterações em seu código genético, o que lhes garante poderes especiais - esses 'mutantes' integraram-se à sociedade, mas continuam a ser discriminados e a enfrentar hostilidades diariamente. Agora, após ser desfechado um devastador ataque contra a raça humana, uma nova guerra entre humanos e mutantes se inicia. As notícias do ataque causam clamor público contra os já malvistos mutantes. Os opositores contam com o apoio do General William Stryker, um líder militar que vem lutando para controlar e restringir todos aqueles que são diferentes. Stryker coloca em ação um plano para extinguir os mutantes na face da Terra. Os X-Men, um grupo de mutantes reunidos em boa causa, precisam lutar juntos contra um inimigo comum (Stryker) para salvar os mutantes e possivelmente toda a humanidade.

X-Men: O Confronto Final (2006)



Diretor: Brett Ratner

Sinopse: Após a descoberta de uma controversa "cura", os mutantes podem escolher manter seus poderes super-humanos ou abdicar de seus dons exclusivos e tornarem-se "normais". Quando o pacifista líder mutante Charles Xavier diverge de seu oponente mutante Magneto, suas visões opostas podem desencadear a guerra que acabará com todas as guerras!

X-Men Origens: Wolverine (2008)

Diretor: Gavin Hood

Sinopse: O longa conta a história do passado violento e romântico de Wolverine (Hugh Jackman), de seu complexo relacionamento com Dentes de Sabre (Liev Schreiber), e do ameaçador programa Arma-X. Wolverine encontra muitos mutantes pelo seu caminho, tanto familiares quanto novos, incluindo aparições surpresas de várias lendas do universo dos X-Men.

Wolverine: Imortal (2013)

 
Diretor: James Mangold
 
Sinopse: Baseado na HQ Eu, Wolverine, este épico de ação e aventura leva o nosso herói ao Japão moderno. Fora do seu íntimo, em um mundo desconhecido, ele enfrenta seu inimigo final em uma batalha de vida ou morte que vai mudá-lo para sempre. Vulnerável ​​pela primeira vez e levado a seus limites físicos e emocionais, Wolverine enfrenta não apenas o aço letal dos samurais, mas também sua luta interior contra sua própria imortalidade, emergindo mais poderoso do que jamais visto antes.
 

A HQ Eu, Wolverine

No início do anos 1980, os X-Men já estavam bem populares e Wolverine estava chamando bastante atenção. Então Chris Claremont recebeu um pedido para roteirizar uma minissérie estrelada pelo personagem canadense. Não sendo grande fã de Wolverine, mas sabendo que precisava dar a ele um passado e maior sustentação, chamou Frank Miller, que alcançava o sucesso com Demolidor na época da parceria. Os dois se juntaram e a história foi publicada pela primeira vez em 1982.
 
Em Eu, Wolverine, o mutante ganha um amor do outro lado do mundo. Wolverine viaja ao Japão em busca de Mariko Yashida, que é obrigada a se casar com outro homem por interesses econômicos de seu pai. Ao chegar lá, Wolverine é humilhado pelo pai de Mariko e ainda leva uma surra logo no início.
 
 
Por Gabriel Azevedo

Mais matérias...

Comentários (5)

Deixar um comentário


ASR comentou: Mt boa matéria, vale a pena ler! 29/11/2013 | Responder

Mister 10 comentou: Obrigado Gabriel Azevedo 31/07/2013 | Responder

Mister 10 comentou: Agora poderiam fazer uma do Homem Aranha.ia ser legal,muitas pessoas gostam do Homem Aranha. 31/07/2013 | Responder

Mister 10 comentou: Ótima máteria,realmente muito bom,estou gostando demais,dessas máterias dos Hérois. 30/07/2013 | Responder

FilipTheCritic comentou: Hugh é o próprio Wolverine, não envelhece...:D 29/07/2013 | Responder