Programação e notícias do Festival do Rio 2011

Publicada em 11/10/2011 às 11:55

Comente

Para conferir a programação completa, acesse o .pdf clicando aqui.

Para dar uma olhada nas fotos do Festival, acesse o Flickr clicando aqui.

Festival do Rio 2011

 

Alguns destaques da programação desta terça (Fonte: Site Oficial do Festival do Rio 2011):

Diretor Marco Berger apresenta o premiado Ausente
Berger apresentará no Festival seu filme Ausente, exibido na mostra Fórum do Festival de Berlim 2011, onde venceu o prêmio Teddy, dado a filmes de temática homossexual. O diretor argentino estará presente na sessão de Ausente nesta terça-feira, às 22:00, no Estação Sesc Ipanema 2.
 
 
Cinebiografia de Miriam Makeba por Mika Kaurismäki
O diretor finlandês Mika Kaurismäki (que vive no Brasil) e fez um filme sobre a célebre cantora Miram Makeba, intitulado Mama África. Makeba é considerada um ícone da música de seu país e foi uma das figuras centrais do movimento anti-apartheid. O diretor estará na sessão de Mama África nesta terça-feira, às 22:00, no Estação Sesc Botafogo.
 
 
Giala Colagrande e Willem Dafoe apresentam o longa Uma Mulher
A diretora italiana Giala Colagrande veio ao Rio de Janeiro acompanhada do marido, o ator Willem Dafoe, para apresentar o filme Uma Mulher, no qual Dafoe (Anticristo) atua. O filme foi selecionado para o Festival de Veneza de 2010 e conta a história de Julie, uma jovem que se envolve com um escritor e acaba ficando obcecada pela falecida mulher de seu novo amante. Giala, juntamente com Willem Dafoe, estará na sessão de gala de Uma Mulher nessa terça às 21:15, no Estação Sesc Rio 2.
 
 
Slava Ross apresenta Sibéria, Monamour
Produtor, diretor e roteirista, Slava Ross conta em Sibéria, Monamour a história de uma avô que precisa ajudar seu neto depois que ele foge e cai num poço. Ross está no Rio e vai participar da sessão de gala do filme, nesta terça-feira, às 19:15, no Estação Sesc Rio 1.
 
 
Bruce Beresford terá duas de suas obras no Festival
O veterano cineasta australiano, Bruce Beresford, terá duas obras exibidas neste Festival. Além de O Último Dançarino de Mao (2009), filme que conta a história do bailarino chinês Li Cuxin durante a Revolução Cultural da China, e a última produção de Beresford, Paz, Amor e Muito Mais, que terá sessão com a presença do diretor, tem como trama a reaproximação de uma advogada com sua mãe hippie. Quem quiser conhecê-lo, basta comparecer ao Odeon Petrobras na terça-feira, dia 11, às 19:30 ou comparecer em uma das sessões de O Último Dançarino de Mao no Estação Sesc Botafogo 1 na quarta dia 12, ou no Estação Vivo Gávea 2 na sexta dia 14.
 
 
Matthew Lancit e os rituais funerários
Em A Temporada dos Funerais, o diretor canadense Matthew Lancit decide investigar rituais funerários da cultura africana cuja crença é de que os mortos não estão realmente mortos. De origem judaica, o cineasta contrapõe tradições de sua religião com os costumes festivos de algumas regiões de Camarões, como Bafou, Fokoué e Bafang. A sessão especial acontecerá no Centro Cultural da Justiça Federal às 18:30, nesta terça-feira.
 
 
Vaqueiro, de Juan Minujin
O diretor argentino Juan Minujin vem ao Festival do Rio apresentar seu primeiro longa-metragem, Vaqueiro, filme que conta a história de um ator desiludido e amargurado por só conseguir papéis secundários na indústria de cinema e televisão da Argentina. Minujin vai estar presente na sessão de Vaquero, esta terça, às 18:00, no Estação Sesc Botafogo 1.
 
 
Por Laísa Trojaike - @LaisaTrojaike

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!