Educação (1)

Publicada em 19/02/2010 às 18:21

Comente

Educação

Numa Inglaterra anos 1961, vive Jenny Miller (Carey Mulligan), uma jovem de 16 anos um tanto aborrecida por sua situação atual e uma vidinha rotineira. Apesar de seus pais, Jack (Alfred Molina) e Marjorie (Cara Seymour), sonharem em vê-la estudando em Oxford, ela almeja liberdade e sedução. Aquela escola abafada e suas colegas já não eram tão mais agradáveis. O filme Educação (An Education – 2009) é um filme que aborda algo a mais do que o romance entre uma adolescente e um rapaz com mais de 30 anos, é também um divertido aprendizado que se tem entre a inocência e a vida de glamour.

A possibilidade de uma mudança surge quando Jenny, carregando seu violoncelo, andava debaixo da chuva e David (Peter Sarsgaard) aparece com o seu carro esportivo e oferece uma carona. O que poderia parecer uma safada cantada se transforma numa agradável conversa, ele se mostra elegante, bem vestido, culto, tem boa conversa e brilha como o futuro para a protagonista. Mas como sua família, típica londrina de classe média, iria aceitar essa experiência? Eles não são contra a situação, mas estavam transbordando felicidade quando ela conseguiu a bolsa de estudos. E isso naquele momento era o melhor que eles desejavam para a menina, só que acabam se convencendo por acreditarem em um cara que parecia rico e que dava segurança a ela.

Pronto. Concertos, peças de teatro, restaurantes e David introduz não só Jenny no mundo do conto de fadas, como consegue dobrar os seus pais com um papo de que era amigo do escritor C.S.Lewis (Crônicas de Nárnia) na faculdade, para poder levá-la a uma viagem na companhia de um casal de amigos. Quando tudo estava para avançar além da paixão, Jenny recua, mas goza da vantagem que agora tem e do enorme status no colégio, distribui cigarros russos para as colegas e começa a arrumar confusão com a diretora Miss Walters (Emma Thompson).

Assim como em Um Grande Garoto”, o roteirista Nick Hornby focou de maneira sensacional a relação entre diferentes gerações com hábitos totalmente distintos e o choque entre a moralidade e a inexperiência. Hornby usou como base o livro de memórias da jornalista britânica Lynn Barber, que na mesma idade e época, teve um relacionamento com um homem mais velho. A direção de Lone Scherfig evitou os clichês e mostrou o fascínio de uma adolescente numa Europa controversa e com ecos de feminismo. Mulligan brilha no seu primeiro papel de destaque e é o centro de uma produção com várias atuações notáveis.

Saiba mais sobre o filme Educação.

Por Jean Garnier.

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!