Publicada em 28/06/2010 às 14:03
O filme francês O Profeta (A Prophet – 2009) é a história de jovem de 19 anos, Malik El Djebena (Tahar Rahim), analfabeto e mandado para a prisão. Até então sua vida é um enigma, ele não é mal, é apenas um perdedor. Com cara e jeito de assustado, esse solitário descendente de árabe sabe que realmente não tem ninguém no mundo para se preocupar com ele, e que para sobreviver no seu novo ambiente terá que ser o mais rápido e astuto.
Raquítico, Malik sabe que não resta lhe escolha, e depois de ganhar certa confiança vira escravo e começa a seguir as regras de uma máfia da Córsega chefiada por César Luciani (Niels Arestrup). O líder domina tudo, manda e desmanda, é frio, vive cercado por seus seguranças e é tratado pelos oficiais do presídio como “O Capo”.
O rapaz que começa a ser odiado pelos árabes, nunca matou, é desajeitado e no começo cumpre suas tarefas de maneiras um tanto estabanadas. Aos poucos vai tendo a sua transformação e, o inofensivo se levanta perante todos e posiciona-se como um dos melhores, já tramando sua própria rede e observando cada vez mais próximo o lugar de seu “chefe”.
O diretor Jacques Audiard (De Tanto Bater Meu Coração Parou) mostrou que não há nada belo numa vida solitária e sem esperança, retratando de maneira crua a face impressionante de um sobrevivente que transforma aquele inferno numa oportunidade de voltar a sociedade, só que da sua própria maneira, jogando um olhar cínico perante quem o excluiu muito antes dele ser encarcerado.
Saiba mais sobre o filme O Profeta.
Jean Garnier.
Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!