menu search

10 grandes cinebiografias

Publicada em 25/08/2016 às 20:42 Comente

Hoje temos muitas cinebiografias, são filmes sobre cantoras, artistas, escritores, vão lançar até a cinebiografia da Britney Spears, e para ter uma boa cinebiografia é preciso ter bons personagens na história, que tenham feito grandes coisas. Pode ser um personagem polêmico, alguém com uma grande história de superação, uma pessoa que revolucionou sua época com ideias diferentes, ou um criminoso quase impossível de pegar. Grandes roteiristas e diretores enxergam na vida real a história de um filme de sucesso e é assim que surgem grandes cinebiografias. Então confira a lista a baixo com 10 grandes filmes biográficos.

O Pianista (2003)

 
O filme é baseado na autobiografia do artista, o polonês e judeu Wladyslaw Szpilman. O longa ganhou vários prêmios, entre eles três estatuetas do Oscar. O pianista tocava em uma rádio clássica de Varsóvia, quando as primeiras bombas caíram em 1939. Veio então a invasão alemã e a Segunda Guerra Mundial, com isso veio também a perseguição aos judeus.
 
Saiba mais sobre O Pianista ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de biografia.
 

Frida (2002)

Frida Kahlo foi uma pintora que causou muita polêmica, a artista é um dos grandes nomes da história da arte do México. O filme retrata sua vida pessoal e seus trabalhos, mostra seu casamento com Diego Rivera, também pintor e o envolvimento da moça com o político Leon Trostky e com várias mulheres.
 
Saiba mais sobre Frida ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de biografia.
 

Piaf – Um Hino ao Amor (2007)

 
Piaf foi uma cantora consagrada, mas teve uma infância difícil. Ficou cega aos poucos entre os 3 e 7 anos de idade, ela já tinha sido abandonada pela mãe e criada pela avó, milagrosamente ela recuperou a visão e mais tarde foi morar com o pai alcoólatra, aos 15 anos ela o abandonou e foi seguir seu sonho de ser cantora, Edith Piaf foi cantar nas ruas de Paris, quando em 1935 foi descoberta em uma boate e gravou seu primeiro disco, com o sucesso, a fama e o dinheiro veio também a incontrolável opinião pública.
 
Saiba mais sobre Piaf – Um Hino ao Amor ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de biografia.
 

Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (1967)

 
Bonnie e Clyde são dois jovens que acabam se apaixonando e descobrem no mundo do crime uma fonte de dinheiro e adrenalina. Embora inusitado que na época de 1930 uma mulher fosse assaltante, Bonnie e Clyde se tornaram uma das duplas de criminosos mais conhecidos da história americana. O casal é um símbolo da época da Grande Depressão, mas embora fosse conhecido por assaltar bancos, eles também assaltavam qualquer estabelecimento dando bobeira pelo caminho.
 
Saiba mais sobre Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de biografia.
 

Temple Grandin (2010)

 
Temple Grandin é uma mulher com autismo, diagnosticada aos 4 anos de idade, a moça passou por todo tipo de preconceito que alguém com a síndrome pode enfrentar. Com notas altas ela podia escolher qual faculdade cursar já que foi aceita em diversas delas, a moça ficou conhecida por escrever uma série de artigos sobre o comportamento animal, e se tornou PhD em Ciência Animal.
 
Aproveite para conferir nossa lista de filmes de biografia.
 

Olga (2004)

 
Olga é uma obra nacional que ficou bastante conhecida. Olga era uma mulher alemã, judia e também comunista que sempre lutou por seus ideais, a moça fez treinamento militar em Moscou e chegou a vir para o Brasil para acompanhar Luís Carlos Prestes, por quem ela acabou se apaixonando, ela foi presa já grávida de 7 meses, foi deportada para a Alemanha Nazista onde teve sua filha na prisão, passando a viver o resto de sua vida em um campo de concentração.
 
Saiba mais sobre Olga ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de biografia.
 

Ray (2004)

 
Ray Charles, vivido por Jamie Foxx, foi um menino pobre que nasceu em um lugar simples. Ao sete anos de idade ele testemunhou a morte acidental de seu irmão mais novo, logo depois ele ficou cego. Mas além da infância sofrida, Ray teve uma mãe dedicada que o incentivou a encontrar seu caminho e ele encontrou seu rumo no teclado de um piano. Foxx interpreta muito bem o músico, de sorriso contagiante, uma obra que inspira e que teve grandes indicações e premiações.
 
Aproveite para conferir nossa lista de filmes de biografia.
 

Kinsey – Vamos Falar de Sexo (2004)

 
Albert Kinsey, vivido por Liam Neeson, abalou a sociedade conservadora de 1948 com o livro Sexual Behavior in the Human Male, onde ele documentou dados sobre o comportamento sexual humano. Claro que na época pouco se falava do assunto, o debate se iniciou e obviamente a polêmica também.
 
Saiba mais sobre Kinsey – Vamos Falar de Sexo ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de biografia.
 

O Diário de Anne Frank (1959)

 
Você certamente deve conhecer a história de Anne Frank, quem não conhece ao menos o básico? Anne viveu no sótão de um comércio, escondida com seus pais, sua irmã, outra família e um idoso. A menina e todos os outros no sótão eram judeus e viviam se escondendo dos Nazistas. A garota de apenas 13 anos passou dois anos no local com essas outras pessoas, e documentou suas vidas e o medo de serem encontrados e levados para campos de concentração.
 
Saiba mais sobre O Diário de Anne Frank ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de biografia.
 

Você não Conhece Jack (2010)

Com direção de Barry Levinson, Você não Conhece Jack conta a história de Jack Kevorkian, ele defendeu que o ser humano tem o direito de escolher como quer morrer diante de uma doença terminal, para assim morrer com dignidade. O personagem foi vivido por Al Pacino, Jack tinha o apoio de seu amigo Neal Nicol e sua irmã Margo Janus, assim ele passou a trabalhar dando assistência a pessoas nessa situação e atuou em mais de cem suicídios assistidos, ficando conhecido como Dr. Morte. O filme trata de um assunto delicado que é tabu até hoje.
 
Aproveite para conferir nossa lista de filmes de biografia.
 
Por Milena Costa
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp