Agora e Para Sempre: 8 coisas que mudaram do livro para o filme

Publicada em 26/02/2021 às 01:17

Comente

Agora e Para Sempre: 8 coisas que mudaram do livro para o filme
Foto: Divulgação/Netflix

Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre, terceiro e último filme da tão querida franquia de romance adolescente, trouxe algumas diferenças em relação ao livro em que se inspira. Algumas para melhor, outras nem tanto, mas todas válidas de serem avaliadas. Pensando nisso, selecionamos oito momentos que valem nota.

Confira as diferenças de Agora e Para Sempre: 

1.    As universidades

O filme tomou algumas liberdades quanto a geografia do livro, consequentemente mudando as universidades citadas na obra. 

No livro, Peter Kavinsky foi aceito na Universidade da Virgínia (UVA) com uma bolsa esportiva e Lara Jean aguarda a sua carta para descobrir se foi aceita e se eles poderão estudar juntos. 

Quando ela descobre que foi recusada na UVA, acaba entrando na lista de espera da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (UNC) e, mais tarde, recebe a carta da aculdade de William e Mary, decidindo estudar lá por também ser em Virgínia e, portanto, mais perto de Peter. Ela também pensa em pedir uma transferência para a UVA no segundo ano. 

No filme a trama é a mesma, mas as universidades são outras: Peter não vai estudar na UVA, e sim na Stanford University. Lara Jean inicialmente pensa em ir para a Berkeley, que fica pertinho de onde Peter estudará, mas acaba se apaixonando pela NYU durante uma viagem com sua escola. Do outro lado dos Estados Unidos.

Agora e Para Sempre: 8 coisas que mudaram do livro para o filme
Foto: Divulgação/Netflix

2.    A possessividade de Peter

Uma coisa que a Netflix melhorou em muito foi a personalidade do Peter, e isso vale para toda a trilogia. Nos livros, Peter tem um comportamento muito mais tóxico em relação a Lara Jean, desde a forma como ele odiava Josh no primeiro, como se relacionava com sua ex no segundo e ciúme doentio que sente no terceiro. 

Assim como no filme, no livro Lara Jean e sua família partem em uma viagem para a Coreia a Sul, mas Peter não leva as coisas numa boa: muito pelo contrário, ele fica extremamente chateado por Lara Jean escolher viajar com suas irmãs do que passar a última férias de verão com ele, colocando uma certa pressão psicológica que a faz questionar se ela realmente queria essa viagem – sendo que ela sonha em conhecer a Coreia desde a infância.

Ainda bem que o filme tirou essa toxidade toda! 

Agora e Para Sempre: 8 coisas que mudaram do livro para o filme
Foto: Divulgação/Netflix

3.    A viagem da escola

Uma segunda viagem acontece na história, e ela é bem diferente entre o livro e o filme. Na versão da Netflix, a escola toda vai passar um dia em Nova York para conhecer as universidades de lá, sem compromisso, enquanto no livro a viagem fica por conta de Lara Jean e suas amigas alugam casas na Beach Week. 

A viagem escolar é muito divertida em ambas as versões, emboras sejam tão diferentes. No filme, gostamos principalmente de ver Lara Jean andando com sua melhor amiga, Chris, e não com seu namorado, Peter, com quem já está grudada há muito tempo na franquia. 

Agora e Para Sempre: 8 coisas que mudaram do livro para o filme
Foto: Divulgação/Netflix

4.    A quase primeira-vez

Não tão diferente, mas ainda assim diferente. 

Peter Kavinsky não é mais virgem, mas Lara Jean ainda é. No terceiro livro, entretanto, ela aparece disposta a ter a sua primeira vez de forma bem clichê, durante a viagem para a Beach Week. No filme, o casal acaba se enroscando na cama do quarto de LJ após voltarem da festa de formatura, aproveitando que o pai dela ainda não está em casa. 

Nas duas versões, entretanto, isso acaba em término: o casal está enfrentando problemas com a possibilidade de um namoro à distância e Peter interpreta as investidas de Lara Jean como uma despedida. Ele fica extremamente chateado com isso e acaba não só interrompendo o ato, mas o namoro como um todo.

Obviamente eles acabam reatando em algum momento, mas no livro um novo envolvimento mais sensual acaba não ocorrendo, enquanto o filme já fez questão de mostrar que isso ocorreu, sim. 

Agora e Para Sempre: 8 coisas que mudaram do livro para o filme
Foto: Divulgação/Netflix

5.    A trama de Margot

Margot, a irmã mais velha de Lara Jean, tem uma trama bem mais profunda nos livros.

O filme só deu uma pincelada de que ela estava levemente desconfortável com o casamento de seu pai com Trina, sentindo ciúmes até por ter sido a irmã Song Covey que mais conviveu com a falecida mãe. Entretanto, essa história é muito mais aprofundada no livro de Agora e Para Sempre, envolvendo uma discussão calorosa entre ela e sua nova madrasta.

Nos livros, também, quando Margot volta aos Estados Unidos para passar uns dias com a família, ela acaba trazendo o seu novo namorado junto, o que causa algumas faíscas extras na casa já que seu pai não parece aceitar muito bem o rapaz, tampouco a ideia de ele dormir no mesmo quarto que sua garotinha.

Infelizmente os filmes transformaram Margot em uma mera secundária sem qualquer importância. 

Agora e Para Sempre: 8 coisas que mudaram do livro para o filme
Foto: Divulgação/Netflix

6.    A despedida de solteira

Outra coisa que também não vemos no filme é a despedida de solteira de Trina. Na obra de Jenny Han, mesmo as garotas menores de idade são convidadas a participarem do evento e, ara Jean, que estava completamente chateada após uma discussão com a mãe de Peter, acaba bebendo demais e termina com ele.

O que aconteceu foi que, antes da festa, a mãe de Peter foi ao encontro de LJ para tentar convencê-la a terminar com seu filho, acreditando que o relacionamento deles estava sendo prejudicial para o futuro do rapaz. Como Lara Jean não entrou na universidade em que Peter estudaria, ele estava considerando mudar para a faculdade em que ela iria se matricular, ainda que isso significasse perder sua bolsa de estudos tão competida. Lara Jean acata, sob o efeito do álcool.

No filme o casal não termina por causa da mãe de Peter, que sequer aparece no terceiro longa. Na verdade, foi Peter quem terminou com Lara Jean nessa versão, já que ele não gostou nada da ideia dela ir estudar em Nova York em vez de seguir o plano B de tentar transferência para a universidade dele. Os dois se resolvem na noite do casamento.

Agora e Para Sempre: 8 coisas que mudaram do livro para o filme
Foto: Divulgação/Netflix

7.    A família do Peter

Enquanto no livro o drama familiar de Peter é acerca de sua mãe, o filme toma maior liberdade em explorar a narrativa de sua relação com seu pai. 

Sabemos desde o primeiro longa que Peter foi abandonado por seu pai, que agora tem uma nova família, e o rapaz nunca lidou muito bem com isso. Agora, seu pai está tentando se reaproximar, sinceramente começar uma nova relação com seu filho, e Peter precisa decidir se irá abrir seu coração e perdoá-lo ou se irá continuar ignorando seu progenitor para sempre. 

Agora e Para Sempre: 8 coisas que mudaram do livro para o filme
Foto: Divulgação/Netflix

8.    O primeiro amor de Kitty

Enquanto Margot quase passou despercebida nos filmes, vimos nos mesmos um protagonismo muito maior de Kitty em relação aos livros. A garotinha que sempre tem uma resposta sarcástica na ponta da língua até ganha sua própria narrativa romântica na versão para a Netflix.

Na viagem para a Coreia do Sul, enquanto estão na Seoul Tower, Kitty pede para um garoto tirar uma foto dela e de sua família, mas acaba se apaixonando por ele à primeira vista. O pai dela até brinca, comentando com suas outras filhas que eles estão em perigo agora que Kitty descobriu os garotos. E estavam mesmo. 

Eles voltam aos Estados Unidos, mas a pequena Kitty continua investindo em Dae à distância, trocando mensagens com ele e sempre buscando formas de impressioná-lo – ainda que esteja decepcionado com o fato de ele não gostar de Harry Potter, o que é uma verdadeira ofensa para a sua cabecinha Potterheard. 

O livro, entretanto, não traz nada disso, e amamos conhecer esse lado cada vez mais maduro de Kitty.

Agora e Para Sempre: 8 coisas que mudaram do livro para o filme
Foto: Divulgação/Netflix

Essa mudança foi tão positiva e bem-recebida pelo público que até cogitamos um enredo de Para Todos os Garotos 4 focado no relacionamento entre Kitty e Dae, e não mais em Lara Jean e Peter. Clique aqui para ler essa teoria!

Enquanto o quarto filme não é confirmado (e nem esperamos que ele de fato seja, já que tudo não passou de um meme da Netflix), você pode conferir a trilogia de Para Todos os Garotos completa na Netflix ou se aventurar pelos livros de Jenny Han, publicados no Brasil pela Editora Intrínseca.

Leia mais sobre Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre aqui no Cinema10 para saber tudo sobre esse grande sucesso.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!