As melhores aberturas de séries

Publicada em 06/03/2016 às 13:14

Comente


Você sabe que uma abertura é boa quando você faz uma maratona de 5 temporadas ou mais, cada uma média de 13 episódios, e não se cansa de ver aquele vídeo de introdução de novo e de novo... e de novo. Você sabe toda a sequência de imagens decorada e, se tocar a música, o vídeo passa automaticamente na sua cabeça.

Algumas séries, porém, são como a franquia 007: cada temporada tem uma nova abertura e são todas incríveis, então, quando você está com saudade, precisa revisitar as temporadas anteriores para conferir um pouquinho mais daqueles segundos que dizem tanto sem entregar spoilers.

Arquivo X

Vamos começar pelos clássicos! Arquivo X, que acabou de retornar com uma nova temporada em 2016, arrasta legiões de fãs sobretudo pela trilha. A abertura de Arquivo X é um convite para o mistério, colocando os fãs a par de detalhes, chamando todos nós para desvendar os mistérios.

Mas se você se cansou das aberturas e resolveu pular elas depois de um tempo, achando que eram sempre iguais, talvez você não seja o mais fiel dos fãs. Ao longo das temporadas, algumas imagens foram trocadas ou adicionadas. As carteiras dos principais agentes tiveram as fotos atualizadas e, como nada é gratuito, tudo tem seu significado.

Ah, e não esqueça de dar uma conferida na abertura de Fringe, uma grande homenagem e um exemplo do legado de Arquivo X.

Mulher-Maravilha e Batman

Poucas aberturas resistiram tão bem ao tempo quanto a abertura de Mulher-Maravilha dos anos 1970. A introdução se aproveitou dos quadrinhos, usou pop-art e mostrou a conexão obvia entre as artes sequenciais, mas é difícil reconhecer essa abertura sem dar os devidos créditos para o que veio antes.
 
Ainda mais antiga, dos anos 1960, mas muito mais icônica é a abertura de Batman. Mesmo depois de muitos filmes do Batman, a música dessa abertura continua sendo a mais conhecida!
 
Mesmo em jogos como Batman Lego, cujo público alvo é uma geração que não conheceu as séries, podemos encontrar as duas trilhas das duas séries que respeitaram muito a origem dos personagens na hora de fazer suas aberturas.
 
 

American Horror Story

Até agora falamos de aberturas que ficaram muito mais conhecidas pelas músicas do que pelas imagens em si, o que não acontece no caso de American Horror Story. As divulgações e todas as aberturas tiram qualquer dúvida sobre o nível da série: ela não está preocupada se você prefere medo ou susto, agonia ou bizarrice. Tem de tudo, para todos os gostos e na melhor qualidade.
 
Mas de quem é a mente insana por trás dessas aberturas? Kyle Cooper. Especializado em aberturas, ele também é o responsável pelos vídeos de créditos de The Walking Dead e de vários filmes (animados ou live-action) do universo Marvel.

Os Simpsons

Simpsons
Uma das séries animadas para todas as idades mais famosas da história da TV. Ok, a mais famosa. Afinal, qual série conseguiu reunir tantos tipos de espectadores e ser, ao mesmo tempo, inocente e profundamente crítica?
 
Mas não estamos aqui para falar da série. A abertura de Os Simpsons sempre prende seus fãs, porque sempre pode conter alguma mudança, nem que seja somente a frase que Bart escreve no quadro ou o modo como a família se reúne no sofá em frente à TV. No ar deade 1989, Os Simpsons já tem 27 temporadas e mais uma prevista para 2017, então é possível encontrar muitas compilações de suas aberturas na internet.
 
Confira esta:
 

Dexter

A série começou bem, ganhou muitos fãs (alguns dos quais até queriam se tornar um psicopata do bem) e, depois tudo, desandou, mas o que restou em nossas memórias foi a abertura.
 
Alusões à morte e sangue por todos os lados. Como não gostar de uma abertura que apresenta tão bem seu personagem principal?
 

Demolidor

Já que falamos em sangue, precisamos falar de duas aberturas que não são tão grandiosas quanto são bonitas. Ambas constroem o busto do personagem principal com uma matéria líquida vermelha e ambas fazem sentido.
 
Não fiquem tristes, fãs de Hannibal, mas a abertura de Demolidor não só é tecnicamente melhor, como é muito mais rica. Mas não vamos deixar de mostrar as duas. Decidam por si:
 

Jessica Jones

Jessica Jones
Uma coisa leva a outra. Já que entramos no Universo Marvel-Netflix, não podemos deixar de fora a enorme abertura de Jessica Jones. A média de tempo normal de aberturas é de 30 segundos ou 1 minuto. A de Jessica Jones tem... apenas 1 minuto e 9 segundos, mas é tão recheada de informações, que parece muito maior. Você não tem essa impressão?
 

Mad Men

A abertura de Mad Man é dessas da média de 30 segundos, mas, também, uma das mais significativas. Algumas aberturas são genéricas para se adequarem a qualquer rumo que a série possa tomar e outras optam por mudar justamente para se adequar à trama, mas Mad Man foi do início ao fim com uma abertura que voltava a fazer sentido a cada episódio, além de ser um prato cheio para os freudianos de plantão.
 

True Detective

Começa parecendo mais uma daquelas aberturas com imagens aleatórias e depois se torna uma sequência incrível de sobreposições elegantes e (o mais importante) muito significantes. É linda como muitas aberturas de filmes gostariam de ser e nunca foram.
 
A abertura de True Detective funciona tão bem que não seria necessária uma divulgação para o filme: só assistir à abertura já dá vontade de conferir à temporada estrelada por Matthew McConaughey e Woody Harrelson.
 
Mas e a segunda temporada? Com Colin Farrell, Rachel McAdamsTaylor Kitsch e Vince Vaughn? Bom... É do mesmo nível!
 

True Blood

Outra abertura que começa super inocente, com imagens supostamente aleatórias e uma montagem preguiçosa é a de True Blood. Mas logo começa a ficar tenso e as imagens de criancinhas inocentes comendo frutinhas vermelhas logo viram uma profusão insana de cenas profanas e sagradas. O vídeo é tão forte que dá vontade de ver a série só para ver se encontra mais imagens como essas, mas, assim como American Horror Story, a abertura é muito mais bizarra do que a série em si.

Saiba mais sobre a série True Blood.

Game of Thrones

Achou que iríamos esquecer de uma das aberturas mais queridas dos últimos tempos? Não, claro que não!

A abertura de Game of Thrones se tornou tão icônica que ganhou várias paródias e sua trilha ganhou as mais diversas versões que você pode imaginar. Mas por que ela é tão incrível? Porque não somente representa muito bem a série e a ideia de um jogo, mas remete à toda uma cultura nerd de jogos de RPG e mapeamento de mundos fantásticos. A abertura de Game of Thrones deve muito à todos os seus ancestrais de fantasia, mas é visualmente mais incrível do que qualquer mapa da Terra Média.

Saiba mais sobre a série Game of Thrones.

por Laísa Trojaike

 


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!