menu search

Os filmes sobre colegiais mais legais de todos os tempos

Publicada em 05/10/2009 às 19:40 Comente

Quem não tem boas recordações dos tempos de colégio? Inúmeras experiências e novas amizades surgem nesse período que é povoado por figuras quase mitológicas como a garota mais bonita, o rapaz popular, alguns professores carrascos e inspetores de sala temidos, tudo isso rodeado por muita expectativa, tensão e curiosidade.

Aproveitando a magia que é esse período da adolescência, a revista Entertainment Weekly fez uma lista com os 50 filmes mais legais de todos os tempos sobre colegial. O Cinema10 recorda um pouco da história dos 25 primeiros. 1 – Clube dos Cinco (The Breakfast Club – 1985)

A trama mostra um dia na vida de adolescentes – Andrew Clark (Emilio Estevez), Brian Johnson (Anthony Michael Hall), John Bender (Judd Nelson), Claire Standish (Molly Ringwald) e Allison Reynolds (Ally Sheedy) – que, por terem se comportado mal na escola, ficam detidos um sábado inteiro e tendo que redigir um longo texto, com mais de mil palavras, sobre o que eles pensam de si mesmos. Apesar de muito diferentes, eles acabam se conhecendo melhor e dividindo seus dramas pessoais. Curiosidade: Chegaram a cogitar a possibilidade de realizar uma sequência a cada dez anos, na qual os personagens se reencontrariam, mas isso acabou nunca acontecendo. 2 – Picardias Estudantis (Fast Times At Ridgemont High – 1982)

Na ensolarada Califórnia, um grupo de jovens divide o seu tempo entre o colégio e sexo, drogas e rock´n roll, com alguns dos mais memoráveis personagens já vistos nas telas.Destaque especial à atuação do inesquecível surfista Jeff Spicoli (Sean Penn), que vive arrumando encrencas com o seu professor, Senhor Arnold Hand (Ray Walston). Curiosidade: Nicolas Cage foi creditado no filme pela única vez em sua carreira como Nicolas Coppola (o ator é sobrinho do diretor Francis Ford Coppola). 3 – Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed And Confused – 1993)

Em 1976, durante o último na escola Lee High School no Texas, Estados Unidos, veteranos estão se preparando para o trote dos calouros. Entre os mais velhos está Randall "Pink" Floyd (Jason London), o principal jogador de futebol, que é convidado a assinar um compromisso prometendo não usar drogas durante o verão. Curiosidade: O diretor Richard Linklater procurou os membros remanescentes do grupo Led Zeppelin para poder usar a música homônima ao nome do filme (Dazed and Confused”), porém enquanto o guitarrista Jimmy Page concordou, o vocalista Robert Plant recusou ceder os direitos. 4 – Juventude Transviada (Rebel Without a Cause – 1955)

Jim Stark (James Dean) é um jovem problemático e, por sua causa, os pais se mudam de uma cidade para outra, até se fixarem em Los Angeles. Certo dia, ele é preso por embriaguez e desordem e, no distrito policial, conhece Judy (Natalie Wood). Após ser libertado, tenta se aproximar da garota, mas cria um desentendimento com o seu namorado, que é o líder de uma gangue do colégio. Esta rivalidade vai gerar algumas situações com trágicas conseqüências. Curiosidade: Dawson High Schook, a escola do filme, na verdade era Santa Mônica High School, localizada em Santa Mônica, Califórnia. 5 – Atração Mortal (Heathers – 1988)

Veronica Sawyer (Winona Ryder) é uma jovem que convive com três patricinhas conhecidas por Heathers, que têm por função única na vida serem adoradas. O comportamento delas e dos amigos que as cercam é tão pedante que Veronica sente vontade de matá-las. Após começar a namorar Jason Dean (Christian Slater), é que as mortes se tornam realidade, mas sempre simuladas, como se fossem um suicídio. Curiosidade: O roteirista Daniel Waters queria que Stanley Kubrick, ao invés de Michael Lehmann, fosse o diretor do filme. 6 – Loucuras de Verão (American Graffiti –1973)

Em 1962, numa pequena cidade dos Estados Unidos, Curt (Richard Dreyfuss) e Steve (Ron Howard) vivem grandes aventuras no último dia de verão antes de partirem para a universidade. Nesta noite, vários acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo: Laurie (Cindy Williams), irmã de Curt e namorada de Steve, briga com ele e acaba saindo de carro com o forasteiro Bob Falfa (Harrison Ford), que depois disputa um racha; o desajeitado Teddy (Charles Martin Smith) pega emprestado o carro de Steve e consegue conquistar Debbie (Candy Clark). Curiosidade: O filme foi rodado em apenas 29 dias e teve como orçamento 770 mil dólares. 7 – As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless – 1995)

Em Beverly Hills, uma adolescente de 15 anos muito popular chamada Cher (Alicia Silverstone), filha de um advogado muito competente, passa seu tempo em conversas fúteis, fazendo compras com Dionne (Stacey Dash) no shopping center, namorando e mantendo a bateria do celular sempre carregada. Para aumentar sua nota de debate, ela resolve se envolver num projeto para unir um casal de professores. Com a chegada do enteado de seu pai, Josh (Paul Rudd), Cher percebe que está totalmente apaixonada por ele. Curiosidade: A diretora Amy Heckerling se inspirou no livro "Emma", de Jane Austen, para escrever o roteiro do filme. 8 – Os Donos da Rua (Boyz n the Hood – 1991)

Reva Devereaux (Angela Bassett), cansada dos problemas disciplinares do seu filho, Tré Styles (Cuba Gooding Jr.), decide entregá-lo aos cuidados do pai, Furious Styles (Laurence Fishburne), que passa ao filho valores éticos e morais em uma região marcada pela pobreza. Após sete anos, Tré possui dois grandes amigos: Ricky Baker (Morris Chestnut) e Doughboy (Ice Cube), mas cada um dos três tem objetivos bem diversos na vida. Curiosidade: Com a indicação ao Oscar de melhor diretor, John Singleton (que na época tinha 24 anos) foi a pessoa mais jovem a ser nomeada para o prêmio. 9 – Eleição (Election – 1999)

Jim McAllister (Matthew Broderick) é um professor popular, membro do Conselho Estudantil e adora ser importante na vida dos seus estudantes. Ele recebeu o prêmio de "O Professor do Ano" três vezes, durante os 12 anos em que trabalha na George Washington Carver High, mas está a ponto de colocar sua carreira e reputação em jogo ao convencer Paul Metzler (Chris Klein) a se candidatar para presidente do Conselho Estudantil e impedir a ambiciosa Tracy Flick (Reese Whiterspoon) de vencer. Curiosidade: A Senadora dos Estados Unidos, Kirsten Gillibrand, ganhou o apelido de Tracy Flinck antes de sua nomeação, em janeiro de 2009. 10 – Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller´s Day Off – 1986)

Ferris Bueller (Matthew Broderick) é um jovem aluno do último ano e pretende faltar às aulas num dia de sol. Assim, finge estar doente, enganando aos pais e a direção do colégio, mas não a irmã Jeanie (Jennifer Grey), que se revolta com o sucesso do garoto. Junto com seu melhor amigo, Cameron Frye (Alan Ruck), e sua namorada, Sloane Peterson (Mia Sara) vão aproveitar a tarde no centro de Chicago. Só que o diretor do colégio Ed Rooney (Jeffrey Jones), não gosta nada dessa história. Curiosidade: Cindy Pickett e Lyman Ward, que interpretaram os pais de Ferris e Jeanie Bueller, realmente se casaram após o término das filmagens. 11 – Digam o que Quiserem (Say Anything – 1989)

O sonho de Lloyd Dobler (John Cusack), um rapaz de 19 anos, é ser um grande pugilista. Um dia, ele encontra Diane Court (Ione Skye), formada em bioquímica, e se apaixona por ela. Curiosidade: Há uma banda californiana, formada em 2000, chamada Say Anything, cujo nome foi inspirado no título do filme. 12 – Meninas Malvadas (Mean Girls – 2004)

Cady Heron (Lindsay Lohan) se muda para um subúrbio de Chicago após ter sido criada na África por seus pais zoólogos. Os primeiros amigos que ela faz na escola nova são Damian (Daniel Franzese) e Janis (Lizzy Caplan), dois adolescentes não-populares. Ela conhece mais tarde um grupo de garotas conhecidas como "The Plastics" na sua nova escola. As Plastics, lideradas por Regina, são três lindas e populares garotas que convidam Cady a se tornar sua amiga. Inicialmente relutante, Cady junta-se ao grupo para só conhecer seus segredos profundos e depois contar tudo para Janis e Damian. No entanto, quando Cady se apaixona pelo Aaron Samuels (Jonathan Bennett), ex-namorado de Regina (Rachel McAdams), tudo começa a ficar complicado para a protagonista. Curiosidade: Amy Poehler (Sra. George) é apenas sete anos mais velha do que sua filha no filme, Rachel McAdams (Regina). 13 – High School (Idem – 1968) High School é um documentário cheio de momentos memoráveis e destila a essência do poder e as relações do gênero estudantil. O diretor Frederick Wiseman visita quase todo tipo de sala de aula da escola Northeast High School, proporcionando um amplo conjunto de pontos de vista: um desfile de moda (meninas são criticadas por não aparecerem bonita o suficiente) e um professor idealista de Inglês tentando alcançar seus alunos através da música. Curiosidade: Em 1991 a National Film Registry, uma instituição sem fins lucrativos que cuida da memória do cinema, selecionou “High School” para preservação na Biblioteca do Congresso em Washington, Estados Unidos. 14 – Donnie Darko (Idem – 2001)

A história se desenrola em uma atmosfera sombria do fim dos anos 1980, no qual Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um garoto considerado problemático possui alguns traços de esquizofrenia. Em uma noite, um coelho monstro gigante acorda Donnie, salvando sua vida e ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo. O protagonista se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações. Curiosidade: Donnie Darko foi filmado em apenas 28 dias e teve um orçamento de 4,5 milhões de dólares. 15 – Carrie, a estranha (Carrie – 1976)

Carrie White (Sissy Spacek) é uma jovem que não faz amigos e vive sendo zombada por viver num total isolamento com sua mãe, uma religiosa fanática. Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que a maltrata, fica arrependida e pede a seu namorado que convide Carrie para um baile no colégio. O que ninguém imagina é que a jovem convidada possui poderes paranormais e muito menos conhece sua capacidade de vingança quando está repleta de ódio. Curiosidade: Betty Buckley, a professora de ginástica Miss Collins, interpretou a mãe de Carrie na versão musical para o teatro norte-americano. 16 – A Inocência do Primeiro Amor (Lucas – 1986)

Lucas Blye (Corey Haim), um jovem superdotado de 14 anos que, excluído e escarnecido pelos colegas de sua escola secundária, apaixona-se por Maggie (Kerri Green), de 16 anos, que por sua vez acaba interessando-se por Cappie (Charlie Sheen), capitão do time de futebol americano local. Curiosidade: Lucas foi filmado em três escolas durante o verão de 1985, na Glenbard West High School em Illinois e também em Glen Ellyn e Arlington High School, em Arlington Heights. 17 – Peggy Sue - Seu passado a espera (Peggy Sue Got Married – 1986)

Em 1985, após desmaiar durante uma festa de confraternização, Peggy Sue (Kathleen Turner), uma mulher de 43 anos à beira do divórcio, volta para 1960, época em que conheceu o futuro marido, Charlie Bodell (Nicolas Cage). Ela tem, então, a chance de transformar o curso de sua vida, decidindo se deveria casar ou não com o namorado de quem estava se separando. Curiosidade: Em 2001, o filme foi adaptado para o teatro em Londres. 18 – Rock n Roll High School (Idem – 1979)

O filme se passa na escola Vince Lombardi, que é estremecida depois que Riff Randall (P. J. Soles), um grande fã de rock n roll, introduz na instituição o som de sua banda preferida, os Ramones. Para o desespero da diretora Miss Togar (Mary Woronov), seus alunos e professores resolvem cair na dança e transformam a escola num verdadeiro campo de batalha entre a disciplina e o rock. Curiosidade: Rock n roll high school foi um dos filmes que inspirou a banda Nirvana para fazer o clipe de “Smells Like Teen Spirit”. 19 – A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show – 1971)

Dois adolescentes, Sonny Crawford (Timothy Bottoms) e Duane Jackson (Jeff Bridges), passam seus dias bebendo e namorando em uma cidade do Texas no início da década de 1950, época da Guerra da Coréia. Eles têm como diversão apenas uma sessão de cinema na única sala de exibição da cidade, além da iniciação sexual. Só que os dois se apaixonam pela mesma moça, Jacy Farrow (Cybill Shepherd), e aí a amizade entre eles sofre um grande abalo. Curiosidade: Em 1998, o filme foi considerado “culturalmente, historicamente e esteticamente significativo” pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e selecionado para preservação no National Film Registry. 20 – Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society – 1989)

Conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, de nome John Keating (Robin Williams), em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores: tradição, honra, disciplina e excelência. Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias. Curiosidade: Dustin Hoffman quis interpretar o personagem principal, John Keating. 21 – Grease - Nos Tempos da Brilhantina (Grease – 1979)

Na Califórnia, década de 1950, um casal de estudantes formado por Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), trocam juras de amor, mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero, ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Curiosidade: Segundo o Media Traffic, a trilha sonora do filme é o 3º álbum mais vendido de todos os tempos. 22 – American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível (American Pie – 1999)

O filme conta a história de quatro adolescentes – Jim Levenstein (Jason Biggs), Chris Ostreicher (Chris Klein), Kevin Myers (Thomas Ian Nicholas) e Paul Finch (Eddie Kaye Thomas) – que firmam um pacto: todos eles deveriam transar com alguma garota até a noite de formatura. O envolvimento de Jim, com o seu pai Nohan (Eugene Levy) retrata bem as frustrantes tentativas de pais que tentam, em vão, conversar com seus filhos sobre assuntos como sexo. Curiosidade: East Great Falls, a cidade fictícia do filme, foi inspirada na cidade de East Grand Rapids, em Michigan, onde o roteirista Adam Herz passou parte de sua vida. 23 – Cooley High (Idem – 1975)

O filme explora as aventuras e relações de Leroy "Preach" Jackson (Glynn Turman) e Richard "Cochise" Morris (Lawrence Hilton-Jacobs), dois estudantes negros do ensino médio em Edwin J. Cooley High School cuja vida despreocupada piora depois de várias reviravoltas. Curiosidade: Eric Monte escreveu o roteiro baseado em suas experiências particulares na escola Cooley High School. 24 – Três É Demais (Rushmore – 1998)

Max Fischer (Jason Schwartzman), um rapaz de quinze anos, conseguiu uma bolsa de estudos na escola Rushmore e se torna amigo do magnata Herman Blume (Bill Murray). Max se apaixona pela professora Rosemary Cross (Olivia Williams), o problema é que Herman também começa a namorar Rosemary, criando entre Fischer e Blume uma grande rivalidade. Curiosidade: O filme era para ter sido produzido pela New Line Cinema, que não concordou com o orçamento. Depois de um tempo, Joe Roth, presidente da Walt Disney Studios, ofereceu 10 milhões de dólares. 25 – Momentos Decisivos (Hoosiers – 1986)

Durante a década de 1950, um treinador de basquete universitário desempregado chamado Norman Dale (Gene Hackman), recebe uma chance de comandar um time numa pequena cidade. Mesmo enfrentando desconfiança, Norman, na companhia de seu assistente técnico (Dennis Hopper), consegue inspirar os atletas e levar a equipe ao campeonato estadual. Curiosidade: O nome original do filme, Hoosiers, é o apelido do time da Universidade de Indiana.

Por Jean Garnier

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp