Retrospectiva Telecine: o que assistimos em 2020?

Publicada em 24/12/2020 às 08:00

Comente

Retrospectiva Telecine: o que assistimos em 2020?
Foto: Divulgação/Imagem Filmes e Summit Entertainment, LLC

O ano de 2020 foi muito difícil, você sabe. Uma pandemia assolou o nosso mundo e nos vimos em rotinas completamente diferentes, distantes daqueles que amamos e lutando para garantir não só a nossa saúde, mas a de todo o mundo.

Neste cenário tão trágico, os filmes, mais uma vez, se mostraram um grande aliado do público ao fazerem companhia e nos ajudarem a passar por isso de forma um pouco mais tranquila, através do entretenimento. 

Não é à toa que o Telecine registrou um aumento de 500% na quantidade de horas consumidas por seus assinantes dentro de sua plataforma de streaming: estávamos em busca de um refúgio, e o encontramos nos serviços da curadoria humanizada do Telecine.

A plataforma conta com cinelists selecionadas por especialistas para que essas obras cheguem da melhor forma a nós, espectadores, garantindo uma experiência efetiva de nossas buscas, seja ela por filmes românticos, baseados em livros, comédias pastelões, os maiores premiados do cinema ou narrativas repletas de representatividade.

O que chocou foi que, na verdade, um gênero bastante inusitado ficou em posição de destaque: o terror. A gente entenderia se a colocação tivesse ficado com a comédia ou os romances “felizes para sempre”, para melhorar o astral, ou mesmo com os dramas, para acentuar os sentimentos que por vezes reprimimos dentro de nós. Mas terror? Isso sim foi uma surpresa!

Aparentemente, somente as grandes produções hollywoodianas de terror foram capazes de bater de frente com uma pandemia da vida real e o público não poupou esforços ao apertar o play. Confira alguns dos filmes do gênero que foram mais assistidos no Telecine ao longo de 2020:

A Maldição da Casa Winchester

A Maldição da Casa Winchester
Foto: Divulgação/Paris Filmes

Originalmente lançado em 2018 nos cinemas, A Maldição da Casa Winchester é um filme dirigido pelos irmãos Michael e Peter Spierig acompanha Sarah Winchester, aterrorizada por acreditar que a empresa de armas de fogo que herdou é assombrada pelas almas daqueles que morreram como vítimas de suas criações.

Seus entes queridos morrem e, em busca de afastar os espíritos que estão perseguindo a ela e a sua família. A buscar ajuda em sessões com o psiquiatra Eric Price, perceberá que, talvez, suas experiências sobrenaturais não sejam apenas uma obsessão sem fundamento. 

Os Órfãos

Os Órfãos
Foto: Divulgação/Imagem Filmes 

Finn Wolfhard é um dos atores mais aclamados dessa geração e o público estava ansioso para conferir Os Órfãos, seu novo filme de terror que chegou à Sessão Superestreia do Telecine em outubro de 2020, bem a tempo para o Halloween.

O enredo acompanha dois irmãos, Flora e Miles, recém-órfãos que estão sob os cuidados de uma jovem professora, Kate. Eles são de uma família rica e vivem em uma mansão em Londres, mas o que parecia ser um trabalho fácil se tornará uma verdadeira luta pela sobrevivência conforme Kate descobre a presença de outros moradores na casa — e que eles não estão exatamente vivos.

A Casa do Medo - Incidente em Ghostland 

A Casa do Medo - Incidente em Ghostland
Foto: Divulgação/Paris Filmes

O cineasta Pascal Laugier já trabalhou com diversos filmes de terror e sua mais recente obra, A Casa do Medo - Incidente em Ghostland, já tem se tornado um assunto quente entre os fãs do gênero.

Na trama, uma tia de Pauline faleceu e deixou sua casa de herança para sobrinha, onde ela vai morar com suas duas filhas. Logo em sua primeira noite na nova casa o lugar é atacado por invasores e Pauline precisa lutar para proteger suas crianças que, dezesseis anos mais tarde, voltam à casa e se deparam com coisas aterrorizantes.

Ficar em casa durante a pandemia foi um privilégio frente aos profissionais da linha de frente e outras classes que não puderam deixar de lado seus trabalhos presenciais. Ainda assim os quarenteners tiveram de lidar com alguns problemas, dentre eles enfrentar os desafios do sedentarismo. 

Com isso, quem também deu as caras e surpreendeu com o alto números de acessos durante a pandemia foram os filmes de ação, talvez como uma forma de suprir a falta de adrenalina e alguns mestres do gênero, como Sylvester Stallone, deram sua mãozinha a quem pediu por esse socorro.

Dentre os maiores destaques, citamos:

Rota De Fuga 3 - O Resgate

Rota De Fuga 3 - O Resgate
Foto: Divulgação/Summit Entertainment, LLC

A franquia Escape Plan teve seu início em 2013 e, em 2019, retornou para o lançamento de seu terceiro projeto, todos protagonizados por ninguém menos que o aclamado Sylvester Stallone. A direção é assinada por um cineasta diferente em cada filme da saga, e este contou com o trabalho magnífico de John Herzfeld.

Ray Breslin é um especialista em segurança que foi recentemente contratado para resgatar a filha e a namorada de um gênio da tecnologia em Hong Kong. Com a ajuda de sua equipe, incluindo o parceiro Trent DeRosa (Dave Bautista), lutará para tirar as duas com vida do cativeiro em Devil's Station.

Tripla Ameaça

Tripla Ameaça
Foto: Divulgação/Aurora Alliance Films

Este filme multinacional conta com produção estadunidense, chinesa e tailandesa para, sob direção de Jesse V Johnson, entregar uma verdadeira obra de ação com direito a artes marciais e uma pitadinha de suspense. Tony Jaa, Iko Uwais e Tiger Hu Chen estrelam o projeto.

Na trama de Tripla Ameaça, a filha de um bilionário está correndo perigo quando os melhores assassinos de um cartel de criminosos são enviados para matá-la. Em contra-ataque, três mercenários são contratados para defendê-la, custe o que custar. Suas origens, entretanto, são diversas: dois deles estão passando por dificuldades quando aceitam a missão, enquanto o terceiro tem um plano de vingança em mente.

Terremoto

Terremoto
Foto: Divulgação/California Filmes

O filme Terremoto, de 2018, é uma ação dramática norueguesa com direção de John Andreas Andersen, competindo contra os já muito existentes filmes hollywoodianos do tema ao entregar altíssima qualidade tanto em atuação quanto nos efeitos especiais.

O filme é uma continuação direta do sucesso A Onda, de 2015, que apresentou um tsunami em Fiorde de Geiranger, um dos pontos turísticos mais famosos da Noruega. Neste segundo longa nos reencontramos com os sobreviventes alguns anos mais tarde, agora em uma nova luta pela vida: eles se mudaram para Oslo, capital do país, em busca de mais segurança, mas um terremoto pode colocar tudo em jogo novamente. 

Perceba, portanto, a presença dos filmes sobre catástrofes dentre os mais vistos do ano. Ainda que a enfrentada na vida real seja viral, e não física como a descrita em Terremoto, o sentimento de luta pela sobrevivência é semelhante e, por isso, muitos espectadores se sentiram confortáveis ao ver os personagens compartilhando de sentimentos próximos aos seus.

Algumas animações também tiveram consumo acima do esperado. Quem tem filhos teve que se virar para manter a criançada entretida dentro de casa, mas também estimamos que esses resultados tenham vindo dos próprios adultos em busca de algo um pouco mais tranquilo e divertido para consumir, seja em família ou sozinho mesmo. Destacamos:

Encantado

Encantado
Foto: Divulgação/Imagem Filmes

Todos nós amamos Branca de Neve, Cinderela e a Bela Adormecida, princesas dos filmes contos de fadas que crescemos assistindo. Mas e se um destes filmes fosse contado através do ponto de vista do príncipe? Essa é a premissa de Encantado, dirigido por Ross Venokur.

Na trama conhecemos o príncipe Felipe Encantado que, na infância, recebeu um feitiço que faria com que todas as mulheres se apaixonassem por ele. O que parecia uma bênção, entretanto, se transforma em uma maldição conforme ele se vê simultaneamente em três noivados diferentes — e, claro, sem que nenhuma delas saiba disso. 

Entretanto, ele não gosta de nenhuma delas e a única forma de ter seu feitiço quebrado é se apaixonado de verdade, o que se tornará mais fácil de acontecer após conhecer a ladra Leonora Quinonez, cuja personalidade e beleza está mexendo com seu coração.

Agente 00 – Gata

Agente 00 – Gata
Foto: Divulgação/Global Screen

Além das releituras de contos de fadas, as paródias de filmes de ação também fizeram sucesso no streaming em 2020 com destaque para Agente 00-Gata, cujo nome brasileiro é uma referência bem direta ao eterno 007.

No filme conhecemos Marnie, uma garitinha doméstica que sonha em se tornar uma grande espiã, como as personagens dos filmes que assiste na televisão. O irmão de sua dona está planejando um grande plano maléfico para se livrar da gatinha e, se ela quiser sobreviver nas ruas e voltar para o seu lar com vida, terá de colocar em prática tudo aquilo que aprendeu com os filmes.

Com uma perspectiva divertida do universo da espionagem, mas ainda com aquele toque de suspense típico do gênero, Agente 00-Gata se transformou em um dos preferidos do público para curtir em família, garantindo o entretenimento para todas as idades.

Os gêneros mais assistidos do ano foram bem diversos, mas todos esses projetos citados dividem algo em comum: a promoção de uma experiência de busca pela fuga da nossa realidade. 

Filmes de terror, de ação ou mesmo as animações infantis trazem aquele quê de extraordinário que, embora geralmente ambientados em localizações reais, são carregados de um ar fantasioso que quase nos permite viajar para uma outra realidade — na qual a pandemia de COVID-19 nunca existiu e tínhamos mais medo de espíritos malignos do que de uma doença viral, por exemplo.

Para continuar assistindo a esses gêneros ou mergulhar de cabeça em outras narrativas incríveis, assine agora mesmo o streaming do Telecine e garanta os 30 primeiros dias de acesso grátis à plataforma. 

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!