Sitcom: conheça a história das populares séries de comédia

Publicada em 10/09/2020 às 10:41

Comente

Sitcom: conheça a história das populares séries de comédia
Foto: Divulgação/ABC

Se você é um fã de séries televisivas com certeza já deve ter ouvido por aí o termo "sitcom" e pode até saber que é uma abreviação para "comédia de situação", em inglês, mas você conhece a história dessas produções que são sucesso em todo o mundo?   

É sabido ainda que essas narrativas surgiram primeiramente na rádio, durante sua era de ouro, mas hoje são encontradas principalmente na televisão. Exibidas tanto em canais abertos quanto em programações fechadas, disponíveis na SKY TV, essas séries de comédia hoje também encontraram lar nas plataformas de streaming, provando sua capacidade de adaptação e reinvenção para sobreviver ao longo dos tempos e dos novos recursos. 

Mas antes de entrar no cenário recente do mercado sitcom, precisamos entender sua origem:

Sitcom: conheça a história das populares séries de comédia
Foto: Divulgação/BBC

O termo ainda não era disseminado na época, mas Pinwright's Progress, exibida entre 1946 e 1947 na televisão do Reino Unido, é citada como a primeira sitcom. Entretanto, é o diretor e produtor William Asher, dos Estados Unidos, que segue sendo credito como "o homem que inventou a sitcom" por ter trabalhado em mais de dez produções que foram sucessos entre os anos 50 e 70.

Essas produções são centradas em um grupo de personagens, geralmente amigos ou familiares, cuja história vai se desenvolvendo por meio de situações de comédia, com acontecimentos divertidos que ditam os eventos dos episódios. 

Sitcom: conheça a história das populares séries de comédia
Foto: Divulgação/ABC

Um episódio de sitcom costuma ocupar 30 minutos em uma programação televisiva, sendo 22 minutos de história e outros 8 dedicado a comerciais, embora não seja uma regra. O método gravação também é muito singular para uma sitcom, tendo dois formatos principais que foram utilizados ao longo de sua existência: Single Cam e Multi Cam.

O Single Cam (Câmera Única) foi muito utilizado até os anos 70, tendo seu estilo de filmagem muito parecido ao cinematográfico. A série I Love Lucy, de 1951, nadou contra a maré e entregou um dos primeiros exemplos de Multi Cam (também conhecido como Three Camera), que veio a se popularizar a partir dos anos 80 com séries de grande sucesso, como Full House, Friends e Seinfeld. Esse formato utiliza estúdios com plateia ao vivo.

Sitcom: conheça a história das populares séries de comédia
Foto: Divulgação/FOX e Netflix

Mas não pense que o Single Camera morreu: a popular sitcom Brooklyn Nine-Nine (2013-atualmente), por exemplo, fez uso desse formato de filmagem. Freaks and Geeks, Arrested Development, The Office, Todo Mundo Odeia o Chris e The Good Place também são exemplos internacionalmente conhecidos e que fazem uso do Single Camera.

Embora o eixo Estados Unidos, Canadá e Reino Unido tragam as principais sitcoms, outros países ao redor do mundo também se entregaram ao formato. Chaves é o principal nome a ser citado no México, enquanto no Brasil temos produções como Sai de Baixo e Vai que Cola. A Coreia do Sul também se rendeu com a trilogia High Kick e o sucesso The Sound of Your Heart.

Sitcom: conheça a história das populares séries de comédia
Foto: Divulgação/MBC

Algumas sitcoms de sucesso, como Friends, são ainda hoje muito queridas pelo público devido a sua presença tanto na televisão, com incontáveis reprises, quanto nas plataformas de streaming, disponíveis para serem revistas a qualquer momento pelo público. 

O streaming também se tornou uma ferramenta importante para a manutenção do formato sitcom por ter revivido produções de sucesso como Gilmore Girls (Tal Mãe, Tal Filha) e Full House (Três é Demais) com, respectivamente, Gilmore Girls: Um Ano para Recordar (2016) e Fuller House (2016-2020), marcando o reencontro dos já conhecidos personagens para mostrar ao público como eles estão nos dias de hoje em novas situações de comédia.

Sitcom: conheça a história das populares séries de comédia
Foto: Divulgação/Netflix

Já deu para perceber que as sitcom vieram para ficar, capazes de mostrar a realidade de uma época por meio de personagens realistas que caem no gosto do público pela íntrinseca relação com a vida real. 

Já deu para perceber que as sitcom vieram para ficar, capazes de mostrar a realidade de uma época por meio de personagens realistas que caem no gosto do público pela intrínseca relação com a vida real. Um Maluco no Pedaço, por exemplo, trouxe muito sobre o racismo em plenos anos 90, enquanto Friends pode até não ter envelhecido bem em alguns aspectos, mas trouxe discussões importantes sobre sexualidade.

Sitcom: conheça a história das populares séries de comédia
Foto: Divulgação/Disney Channel

As produções voltadas para o público mais jovem também marcaram o formato, com sucessos como Hannah Montana, Os Feiticeiros de Waverly Place, iCarly, As Visões da Raven, Drake & Josh e Kenan & Kel — dentre muitas outras que marcaram a programação da Disney Channel e Nickelodeon nos anos 2000.

Nem mesmo as animações escaparam: Os Simpsons é um dos maiores e mais populares exemplos de sitcom e é todo apresentado em animação 2D. Family Guy, South Park e Os Flinstones também são exemplos a serem citados.

Quer saber mais sobre as principais produções que fizeram (e ainda fazem!) história na televisão e no streaming? Confira a nossa página exclusiva sobre séries de comédia e sitcom aqui no Cinema10!

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!