SPIN-OFF: entenda a expressão adotada pelo cinema e televisão

Publicada em 06/07/2020 às 10:00

Comente

SPIN-OFF: entenda a expressão adotada pelo cinema e televisão
Foto: Divulgação/Fox Film do Brasil

Quem acompanha o universo do cinema, televisão e/ou literatura, com certeza deve ter ouvido o termo "spin-off" com certa frequência nos últimos anos, mas o que é isso?

Spin-off é, literalmente, "giro para fora", ou seja, quando algo é explorado para além de seus limites. Não há uma tradução exata para o termo, mas ele pode ser compreendido como um subproduto e, por vezes, é adaptado para o português como "obra derivada” por se originar de um produto maior, em resumo.

O termo foi adotado com força por qualquer tipo de obra narrativa, que pode incluir filmes, séries, livros, programas de rádio, jogos e até mesmo grupos musicais. O termo em inglês se origina ainda do universo empresarial, empregando spin-off a empresas que são derivadas de outras empresas maiores: o significado, entretanto, é basicamente o mesmo. 

Spin-off na prática 

Quando se fala de franquias fílmicas, por exemplo, é entendido como qualquer subproduto que se comprometa a expandir o universo daquela saga em questão. 

No caso de Star Wars, a série The Mandalorian é um grande exemplo: é ambientada no mesmo universo que os filmes e tem como objetivo mostrar em maiores detalhes a vida dos mandalorianos, que foram subexplorados nos filmes originais, mas com grande potencial para novas grandes histórias. The Mandalorian é um derivado de Star Wars, portanto um spin-off.

O que é spin-off? Entenda o termo no cinema e TV
Foto: Divulgação/Disney+ 

Embora seja comum a "migração de mídia", como do cinema para a televisão e vice-versa, as vezes um spin-off permanece no mesmo âmbito de seu produto originário. 

Por exemplo, The Walking Dead deu origem a Fear The Walking Dead, e ambos são seriados criados para o formato televisivo. Ou quando Joey, personagem queridinho dos fãs de Friends, ganhou sua própria série. Animais Fantásticos e Onde Habitam também é um spin-off, que tem como origem os filmes da saga Harry Potter, todos lançados no cinema.

A literatura também trabalha muito com essa forma de expansão de universos, como quando Stephenie Meyer escreveu A Breve Segunda Vida de Bree Tanner para contar a história de uma personagem secundária de Eclipse, terceiro livro da Saga Crepúsculo

Não confundir: Spin-off x Adaptação 

Spin-off é, portanto, criar uma nova história a partir de um universo ou personagem já existente de outro produto midiático. O termo é constantemente confundido com adaptação, o que não pode acontecer.

Adaptar é levar um produto de uma mídia para outra como, por exemplo, do livro para o cinema, sem mudar a sua essência. O livro Com Amor, Simon, escrito por Becky Albertalli, é um exemplo de obra que foi adaptada para os cinemas: é a mesma história, com os mesmos personagens e, embora uma ou outra mudança, segue pela mesma “alma”. 

Usando o mesmo exemplo, um spin-off de Com Amor, Simon seria a série Love, Victor, recém-lançada pela plataforma Hulu. Os livros Leah Fora de Sintonia e Com Amor, Creekwood também são exemplos de spin-off de Com Amor, Simon, pois são todos ambientados no mesmo universo, mas apresentam narrativas inéditas. 

Aprendeu o que é spin-off? Aproveite para conhecer então cinco exemplos de séries que são spin-off de outras produções famosas do cinema e televisão. 

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!