Years and Years é uma jornada completa

Publicada em 31/07/2019 às 10:42

Comente


Desde que o mundo conheceu Black Mirror, as séries dramáticas e altamente impactantes cresceram muito no catálogo das emissoras e serviços de streaming. No entanto, são poucos os produtos que dão continuidade à mesma história e conseguem manter um ritmo que inclui dezenas de assuntos na mesma trama. A minissérie britânica Years and Years é um exemplo ao explorar temas políticos, econômicos, familiares e sociais em apenas uma temporada de 6 episódios que são dedicados a quem se importa com os temas citados. Por isso, o Cinema10 reuniu o contexto e 6 bons motivos para assistir a série, confira. 

Sinopse: Produzida pela BBC juntamente com a HBO, a série foi criada por Russell T Davies (Doctor WhoA Very English Scandal) e segue a vida de uma família de Manchester durante uma década enquanto a Grã-Bretanha é abalada por fortes questões políticas. Entre todos estes anos instáveis e incertos, a reviravolta no cotidiano de todos é inevitável. 

1. Vivienne Rook é um retrato real da política atual

O ícone político em ascensão é uma mulher e seu nome é Vivienne Rook (Emma Thompson). Após muitos anos tentando crescer na política, ela decide criar o seu próprio partido, o Quatro Estrelas, que surge como uma alternativa esperançosa para o povo que estava cansado dos antigos partidos. No entanto, em sua busca pelo poder, ela dá declarações polêmicas e cheias de extremismos que se tornam medidas péssimas para o país no futuro.  

2. A crise de refugiados na Europa

Desde o primeiro episódio, a crise de refugiados é um assunto recorrente. De maneira real e dolorosa, pode-se acompanhar e se deixar cativar por um dos exilados, forma inteligente que utilizaram para provocar forte empatia pela situação. O personagem Viktor Goraya (Max Baldry), um ucraniano homossexual que fugiu do próprio país após ser denunciado pela família, mostra o quanto é difícil viver nessas circunstâncias. O assunto é delicado, porém atual, relevante e preocupante, dando grande mérito ao criador por falar sobre algo necessário.

3. Debate sobre tecnologia

Se apropriando da fórmula infalível de Black Mirror, a trama aborda e discute a tecnologia e seus absurdos da próxima década, mas de forma muito mais sutil que se mistura perfeitamente ao enredo. Por se tratar de 15 anos retratados em apenas 6 episódios, a evolução tecnológica aparece no meio do cotidiano familiar e impressiona ao mostrar tantas mudanças em apenas uma pequena temporada.

4. Diversidade

Os temas de diversidade são tratados com a maior naturalidade possível. Representatividade com uma cadeirante e mãe dedicada e um irmão abertamente gay, casado e muito amado pela família. E não acaba por aí, outras discussões sobre gênero, sexualidade e preconceito também são abordadas na minissérie de maneira adequada e pertinente. 

5. A família

Com discussões familiares relevantes, a série possui dentro de uma só família muitas personalidades diferentes. É impossível não se identificar com pelo menos um dos membros da história, desde a avó até as crianças, muitos sonhos e opiniões distintas podem provocar simpatia. Além disso, o ativismo também é uma pauta importante dentro do cotidiano deles, visto que uma das irmãs Lyons é engajada em grandes causas e acaba trazendo isso para o núcleo familiar, que se envolve em grandes confusões. 

6. O impacto de cada episódio

Cada episódio da jornada é impactante de forma inusitada. Por se tratar de muitos anos, a morte se torna um assunto frequente ao longo dos seis episódios. Não poupam esforços em chocar e causar reflexão em quem assiste. Por outro lado, da mesma forma que há tristeza em cada fase de uma década, também há momentos de amor, sucesso e felicidade. Ao flertar com essa dualidade dos altos e baixos da vida, Years and Years se sobressai com episódios completos e um final glorioso. 

Portanto, Years and Years é uma jornada completa que carrega inúmeras questões importantes. Com isso até recebeu o título de série britânica do momento e honra a sua alta nota na crítica. E aí, já se convenceu que vale a pena dar uma chance? Aqui só tem indicação bacana! 

Veja mais sobre Years and Years e outras séries de drama no Cinema10. 

Por Samanta Renck de Carvalho


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!