Cidadãos ucranianos fazem protestos contra exibição de filmes LGBT

Publicada em 30/10/2013 às 17:42

Comente

Foto: DivulgaçãoA exibição de filmes LGBT durante o Festival Internacional de Cinema Molodist, em Kiev, na Ucrânia, desencadeou protestos de rua nesta segunda-feira (28). Dezenas de pessoas compareceram em frente ao Teatro Zhovten, local onde os filmes do festival estão sendo exibidos, e carregavam consigo cartazes com frases como "vamos salvar a Ucrânia do lixo" e "vamos parar a cultura homossexual agora!". A informação é do The Hollywood Reporter.
 
Ainda de acordo com a publicação, alguns manifestantes estavam com vestimentas e instrumentos que faziam alusão a materias de limpeza. Depois de queimarem uma bandeira LGBT, eles varreram as cinzas.
 
Alexander Skvortsov, representante da organização não governamental "Comitê de Pais da Ucrânia", afirmou que o governo não deveria ter promovido um festival com uma sessão com filmes LGBT. "O Estado não tem feito absolutamente nada para parar a propaganda homossexual", disse Skvortsov. "Quanto dinheiro do orçamento do Estado foi realmente gasto em propaganda gay?", questionou.
 
Toda a situação acontece no momento em que a Ucrânia tenta se aproximar dos interesses e valores da União Europeia, mas com os últimos acontecimentos, o país fica mais próximo de fortalecer laços com a Rússia, que, nos últimos meses, tem sido palco de fortes atuações contra os homossexuais, inclusive pelo governo, que aprovou uma lei que proíbe a propaganda homossexual entre os menores de idade no meio deste ano.
 
Por Gabriel Azevedo

 

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!