Em 93 anos, Chloé Zhao é a segunda mulher da história do Oscar a vencer como diretora

Publicada em 26/04/2021 às 08:53

Comente

Em 93 anos, Chloé Zhao é a segunda mulher da história do Oscar a vencer como diretora
Foto: Divulgação/Searchlight Pictures

Em 93 anos, Chloé Zhao é apenas segunda mulher em toda a história do Oscar a vencer como diretora.

Não surpreende ninguém que o Oscar é uma premiação que, ao longo de sua história, sempre favoreceu cineastas homens e brancos. No entanto, os números dessa dura realidade ainda chocam:

A primeira mulher a vencer a categoria de direção foi Kathryn Bigelow, em 2010, por seu filme de ação Guerra ao Terror (The Hurt Locker). Onze anos mais tarde, Chloé Zhao se torna a segunda mulher a ganhar essa estatuteta predominantemente masculina, sendo, portanto, a primeira mulher não-branca a conquistar o prêmio. 

O filme de Zhao é Nomadland, que também levou a melhor nas categorias Melhor Filme e Melhor Atriz (Frances McDormand), sendo, ainda, o filme mais premiado da noite. 

Assista ao trailer:

Sinopse: Após o colapso econômico de uma colônia industrial na zona rural de Nevada (EUA), Fern (Frances McDormand) reúne suas coisas em uma van e parte rumo a uma viagem exploratória, fora da sociedade dominante, como uma nômade dos tempos modernos. NOMADLAND, o terceiro filme de Chloé Zhao, apresenta nômades reais como Linda May, Swankie e Bob Wells como mentores e companheiros de Fern em sua jornada de exploração pela vasta paisagem do oeste americano

Clique aqui e confira a lista completa de vencedores da 93ª edição do Oscar.

Por Karoline Póss

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!