Jennifer Lawrence critica o preconceito de gênero dos salários pagos em Hollywood

Publicada em 14/10/2015 às 10:51

Comente


"Por que ganho menos que colegas homens?", artigo de Jennifer Lawrence fala sobre desigualdade (Foto: Dior)
 
A atriz Jennifer Lawrence escreveu um artigo que trata da desigualdade salarial entre os atores de Hollywood, abordando a questão do preconceito contra as mulheres:
 
No texto escrito para a Lenny Letter, uma newsletter organizada por Lena Dunham e Jenni Konner, a atriz já demonstra sua posição sobre o assunto no próprio título: "Por que ganho menos que colegas homens?".
 
Nele, Jennifer Lawrence abre o jogo após descobrir ter recebido um cachê menor que os atores homens que protagonizaram o filme Trapaça (2013) junto com ela. A informação ficou conhecida devido à invasão e vazamento dos e-mails de funcionários do alto escalão da Sony, no final de 2014.
 
"Quando o vazamento da Sony aconteceu e eu vi o quão diferente eu estava sendo paga em relação aos sortudos que possuem aparelho reprodutor masculino, eu não fiquei brava com a Sony. Eu tomei raiva de mim mesma", contou Lawrence, que inclui em sua carreira um Oscar de melhor atriz.
 
Como fica claro, não se trata da diferença salarial, mas da falta de reconhecimento por ser mulher. Outras atrizes também criticam o preconceito havido na indústria cinematográfica. Gwyneth Paltrow, em entrevista ao site Variety, foi direto ao ponto: "Pode ser doloroso. Seu salário é um modo de quantificar o quanto você é valioso". Já a atriz Emma Watson teria lançado uma campanha para encorajar a equiparação dos trabalhos entre homens e mulheres.
 
De acordo com os e-mails vazados, a atriz teria recebido 5% da receita das bilheterias, e a atriz Amy Adams teria recebido 7%. Já os demais protagonistas do sexo masculino (Bradley Cooper, Jeremy Renner e Christian Bale) recebiam 9% da receita.
 
Além disso, havia distinção entre os próprios presidentes de produção da Columbia Pictures: enquanto Michael De Luca recebia U$ 2,4 milhões, Hannah Mighella recebia U$ 1,5 milhão, ou seja, quase um milhão de dólares a menos.
 
A atriz ainda conta: "[...] Baseado nas estatísticas, eu não acho que eu sou a única mulher com esse problema. Será que estamos condicionadas socialmente a nos comportar deste modo? Nós apenas fomos habilitadas para votar ao que, 90 anos?".
 
Apesar de ter sido apontada pela Forbes como a atriz mais bem paga do mundo no período entre junho de 2014 e junho de 2015, com um faturamento de 52 milhões de dólares, ela ainda está muito abaixo do valor obtido pelo homem mais bem pago no mesmo período: Robert Downey Jr. faturou 80 milhões.
 
"[...] Isso pode não ter NADA a ver com meu sexo, mas eu não estou completamente errada quando um outro e-mail vazado da Sony revelou um produtor se referindo a uma atriz principal em uma negociação como uma 'criança mimada'. Por algum motivo, eu apenas não consigo visualizar alguém dizendo isto sobre um homem", finalizou Lawrence.
 
Vale lembra que ainda este ano a atriz poderá ser vista no aguardado Jogos Vorazes: A Esperança - O Final, último filme da trilogia de sucesso em que Lawrence dá vida a heroína Katniss. O filme chega aos cinemas do Brasil em 18 de novembro de 2015.
 
Por Rosa Felix

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!