Ator Michael Gambon, o Dumbledore da franquia Harry Potter, morre aos 82 anos

Publicada em 28/09/2023 às 13:34

Comente

Michael Gambon, ator irlandês conhecido por interpretar Alvo Dumbledore na franquia Harry Potter, faleceu aos 82 anos, nesta quinta-feira (28), após uma crise de pneumonia.


Um comunicado em nome da esposa, Anne, e do filho, Fergus, foi emitido ao The Guardian pela publicitária Clair Dobbs.

"Estamos devastados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu no hospital, em paz, com sua esposa Anne e o filho Fergus ao lado de seu leito, após uma crise de pneumonia. [...] Pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento doloroso e agradecemos por todas as mensagens de apoio e amor."


Nascido no subúrbio de Dublin, em 1940, Gambon cresceu em Londres, na Inglaterra, após seu pai, um agente de engenharia da Segunda Guerra, se mudar para trabalhar na reconstrução na cidade inglesa. Começou a vida profissional seguindo os passos do patriarca e aos 21 anos já era técnico em engenharia.

Sua carreira no teatro teve início somente aos 22 anos, na peça Otelo, do Gate Theatre. Já no cinema e na TV, começou a realizar pequenas participações em séries e filmes, até ganhar popularidade com longas como O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante (1989).


Ficou mais famoso por interpretar o personagem Alvo Dumbledore a partir do 3º filme da franquia Harry Potter. Seus últimos papéis no cinema foram em Judy: Muito Além do Arco-Íris (2019) e Cordelia (2019).

Saiba mais sobre a carreira e o legado do ator aqui no Cinema10.

Por Samanta Renck de Carvalho

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!