Morre, aos 83 anos, o ator e diretor Gene Wilder

Publicada em 29/08/2016 às 17:14

Comente

gene wilder
Gene Wilder (1933 - 2016)

As gerações mais novas talvez associem o personagem Willy Wonka a Johnny Depp, na versão de A Fantástica Fábrica de Chocolate lançada em 2005. Mas o ator que marcou o cinema no papel do excêntrico empresário das guloseimas foi Gene Wilder, que faleceu no domingo, aos 83 anos. 

Com seu charme neurótico, voz aguda, cabelos crespos loiros e olhos azuis sempre estalados, Wilder não era o que poderia se esperar de uma estrela de cinema. Mas ao longo dos anos 60, 70 e parte dos 80 divertiu as plateias reunindo todos esses elementos físicos junto a um senso de humor aguçado, que misturava o pastelão com o sarcasmo e a ironia. 

Sua parceria com Mel Brooks rendeu alguns dos filmes mais engraçados do cinema americano, como Primavera para Hitler (que virou musical da Broadway e depois musical nos cinemas: Os Produtores) e O Jovem Frankenstein. Em 1984 ele dirigiu e estrelou a comédia romântica A Dama de Vermelho, também sucesso nos cinemas. Nele contracenava com outra comediante brilhante, Gilda Radner, sua esposa na vida real. Radner morreu prematuramente aos 43 anos em 1989, e foi aí que Wilder se afastou dos holofotes, trabalhando brevemente na TV. 

Gilda Radner e Gene Wilder
Gilda Radner e Gene Wilder

Veja o trailer de A Fantástica Fábrica de Chocolates (1971):

Saiba mais sobre Primavera para HitlerO Jovem Frankenstein e A Dama de Vermelho ou veja nossa seção de filmes de comédia

Por Fabíola Cunha

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!