Umbrella: Confira o curta-metragem brasileiro que promete emocionar e é um dos favoritos na corrida pelo Oscar

Publicada em 11/01/2021 às 20:23

Comente

Curta-metragem Umbrella
Foto: Divulgação

Prepare-se para se emocionar! O curta-metragem Umbrella é um dos favoritos na disputa pelo Oscar e já está disponível para o público no YouTube.

A animação é dirigida pelos brasileiros Helena Hilario e Mario Pece, e foi disponibilizada na íntegra pelo estúdio Stratostorm. A distribuição gratuita faz parte da campanha do filme por uma vaga no Oscar nessa categoria.

Caso seja selecionado, este será o primeiro curta-metragem brasileiro animado a chegar à premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA. Vamos torcer! 

A trama conta a história de Joseph, um menino que vive em um orfanato e se encanta com um guarda-chuva amarelo quando uma mulher e sua filha vão ao local doar brinquedos. A conexão do menino com o objeto é bem pessoal: seu pai usava um guarda-chuva igual quando o deixou lá.

O mais emocionante é que é baseado em uma experiência real vivida pela irmã da própria diretora Helena, que mora na cidade de Palmas, no Paraná. Em 2011, ao levar brinquedos para uma instituição, um garotinho foi pedir para ela um guarda-chuva. Segundo ela, quando sua irmã foi visitar um orfanato, um menino falou para ela as seguintes palavras: "Eu queira um guarda-chuva porque quando o meu pai me deixou aqui, estava chovendo, então acho que se eu tiver um guarda-chuva, meu pai vai me buscar."

Os dois diretores já trabalharam para algumas produções norte-americanas, sendo os responsáveis pelos efeitos visuais do clipe de Hallelujah, da banda Panic! at the Disco, bem como a série El Chapo, da Netflix, e o terror trash Black Wake, estrelado por Nana Gouveia.

Em uma declaração feita para a imprensa, Helena ainda comentou: "Após a qualificação do Umbrella, optamos por divulgar o filme na plataforma livre do YouTube. Queremos que o público finalmente assista e compartilhe essa linda história para apoiar o cinema nacional independente."

A história foi escrita em 2011 e foi lançada em 2019, sendo selecionada em 2020 para inúmeros festivais, como o Tribeca, Cinequest, Chicago International Film Festival, Calgary International Film Festival e Animayo. Muito legal, não é?

Veja o curta-metragem completo abaixo:

Umbrella ficará disponível ao público até o dia 21 de janeiro, então aproveite!

O que achou do curta-metragem? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o Cinema10 para mais notícias sobre o universo cinematográfico.

Por Gabriela Boretti 

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!