Na Espanha, Alice Gould (Bárbara Lennie) é uma detetive particular que está determinada a descobrir a verdade sobre a morte de um dos pacientes de um hospital psiquiátrico.
O caso misterioso parece se tratar de um assassinato e, para investigá-lo, ela decide inventar que sofre de paranoia para conseguir se internar na instituição, vivendo uma rotina em busca de pistas.
Aficionado Cine comentou:"As Linhas Tortas de Deus" é apenas o 4º filme do ótimo diretor e roteirista Oriol Paulo, particularmente já creio que escreveu o seu nome na história do cinema, mesmo com poucos trabalhos até aqui… Oriol é um cineasta com início de carreira fenomenal, quebrando barreiras ao já se lançar no mundo cinematográfico em seu ápice, além de ser provavelmente o principal responsável a colocar o cinema europeu e de seu país, em um patamar acima dos demais.
Considero este filme uma obra menor da filmografia do Oriol Paulo, achei apenas bom, que corresponde às expectativas dos telespectadores e admiradores do cineasta, e dentro das características do diretor. Dessa vez, não achei o Oriol afiado e inspirado como em seus dois primeiros trabalhos ("O Corpo" e "Um Contratempo"). Nestes filmes ele conseguiu causar mais e surpreender mais, com um nível de genialidade raramente visto antes, e também melhor executado com mais agilidade e objetividade. Aqui o filme é um pouco mais burocrático, creio que 2h30min poderiam ter sido mais enxutos.
O filme aborda o poder de persuasão e manipulação humana, com uma boa personagem central e atriz que deu conta do protagonismo. É interessante vermos e conhecermos muitas das situações da loucura, demência e delírios da mente humana, tudo isso aliado a uma edição e montagem inteligente, complexa e desafiadora para os telespectadores. Oriol Paulo mantêm sua essência, entregando um filme recheado de reviravoltas, narrativa não-linear e idas e vindas com diversos socos na mente do telespectador.
Ambientação e cenários dos anos 70 do sanatório são perfeitos! Ajudam a construir um clímax envolvente e condizente com os desdobramentos e surpresas do filme. A chuva constante em partes da trama numa região montanhosa e arborizada, realçam o desenvolvimento de um bom suspense/mistério clássico.
O longa peca um pouco nos exageros de plot twists, sendo que muitos não têm o mesmo impacto dos trabalhos antecessores do Oriol Paulo. Particularmente não digeri bem o plot twist final, nada contra a desfechos 100% interpretativos, mas sempre acharei melhor finais com desfechos conclusivos e certeiros.
Luci martins comentou:Gostei bastante desse filme, procurar o livro para compreender melhor. Do que deparei me pareceu uma crítica ao internamento em manicômios, mostra a corrupção entre o patriarcado para desacreditar a Alice. Ao final os sonhos dela mostraram amizade entre aqueles homens e no dia seguinte ela foi apresentada ao médico que dizia ser outra pessoa, pois ela de fato não sabia quem ele era, estava nos sonhos ao lado do marido. E a violência do diretor ao querer aplicar choque até que ela não saiba quem e11/12/2022 | Responder
Considero este filme uma obra menor da filmografia do Oriol Paulo, achei apenas bom, que corresponde às expectativas dos telespectadores e admiradores do cineasta, e dentro das características do diretor. Dessa vez, não achei o Oriol afiado e inspirado como em seus dois primeiros trabalhos ("O Corpo" e "Um Contratempo"). Nestes filmes ele conseguiu causar mais e surpreender mais, com um nível de genialidade raramente visto antes, e também melhor executado com mais agilidade e objetividade. Aqui o filme é um pouco mais burocrático, creio que 2h30min poderiam ter sido mais enxutos.
O filme aborda o poder de persuasão e manipulação humana, com uma boa personagem central e atriz que deu conta do protagonismo. É interessante vermos e conhecermos muitas das situações da loucura, demência e delírios da mente humana, tudo isso aliado a uma edição e montagem inteligente, complexa e desafiadora para os telespectadores. Oriol Paulo mantêm sua essência, entregando um filme recheado de reviravoltas, narrativa não-linear e idas e vindas com diversos socos na mente do telespectador.
Ambientação e cenários dos anos 70 do sanatório são perfeitos! Ajudam a construir um clímax envolvente e condizente com os desdobramentos e surpresas do filme. A chuva constante em partes da trama numa região montanhosa e arborizada, realçam o desenvolvimento de um bom suspense/mistério clássico.
O longa peca um pouco nos exageros de plot twists, sendo que muitos não têm o mesmo impacto dos trabalhos antecessores do Oriol Paulo. Particularmente não digeri bem o plot twist final, nada contra a desfechos 100% interpretativos, mas sempre acharei melhor finais com desfechos conclusivos e certeiros.
7,0/10 Nota 22/12/2022 | Responder