Publicada em 10/11/2016 às 09:00

Comente


7 produções para você acessar o mundo cibernético de hackers e crackers

 
A tecnologia é cada vez mais inerente ao mundo moderno e isso gera praticidade e problemas também. Nessa matéria especial, você confere 8 produções sobre o mundo cibernético sob o ponto de vista de hackers e crackers. Os primeiros são aqueles que usam a tecnologia da informação para o bem, encontrando falhas de segurança. Já os crackers utilizam seu conhecimento na área para obter vantagens e cometer crimes. Confira!

Mr. Robot

 
A badalada e premiada série Mr. Robot tem uma visão bem pessimista do mundo, no qual a felicidade não é vista como algo normal. O antissocial Elliot (Rami Malek) trabalha como técnico de segurança na empresa E Corp.
 
Mas à noite, ele age como um vigilante hacker para ajudar a sociedade. Ele começa a integrar o grupo fsociety e conhece o Mr. Robot do título. 
 
A 1ª temporada surpreende até o final, revelando suas semelhanças com Clube da Luta (1999). E a trama do segundo ano da atração exige muita atenção do telespectador.
 
A produção abusa de termos técnicos sobre tecnologia de informação e não se preocupa em ficar explicando do que se tratam. Mas isso não chega a comprometer a navegação no mundo da série.
 
Saiba mais sobre Mr. Robot e também filmes sobre hackers.
 

Snowden - Herói ou Traidor

 
Cinebiografia em exibição nos cinemas do Brasil conta a história do militar Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt), que após sofrer ferimentos nas pernas é recrutado para ser agente da CIA. No entanto, o novo trabalho o coloca em contradição e em 2013, ele resolveu divulgar informações confidenciais e de espionagem da NSA, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. 
 
O material exposto revelou a forma como o governo do país coleta informações da internet e registros telefônicos da população americana e também de políticos de todo o mundo. A atitude corajosa de Snowden acabou o forçando a buscar exílio na Rússia. O subtítulo do filme faz o público questionar se Snowden é um hacker ou cracker.
 
Saiba mais sobre Snowden - Herói ou Traidor e outros filmes sobre hackers.
 
 

Citizenfour

 
Edward Snowden também virou tema no filme Citizenfour, vendedor do Oscar de Melhor Documentário em 2015. A produção mostra o encontro do agora ex-agente da CIA com a cineasta Laura Poitras e o jornalista Glenn Greenwald em um hotel de Hong Kong.
 
O título do longa se refere ao pseudônimo que Snowden usou para divulgar documentos confidenciais, escancarando a espionagem indiscriminada na internet feita pelos Estados Unidos. Foi justamente durante esse encontro que a imprensa divulgou detalhes dos programas da NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos), revelando a forma como o governo adquire informações pessoais de seus habitantes.
 
Saiba mais sobre Citizenfour e outros filmes sobre hackers.
 

Invasão de Privacidade

 
Esse filme está atualmente em cartaz no Brasil e apresenta Pierce Brosnan na pele do empresário do ramo da aviação Mike Regan. Sua vida é guiada pela tecnologia, que acaba se voltando contra ele quando um funcionário obsessivo, um hacker que vai parar no mundo dos crackers, devasta a vida de Mike, ameaçando os negócios e a família do chefe.
 
Saiba mais sobre Invasão de Privacidade e outros filmes sobre hackers.
 

Hacker

 
Um cracker tem causado o maior estrago no mercado financeiro e a única pessoa capaz de impedir mais danos é um hacker, Hathaway (Chris Hemsworth). Ele está na prisão após ser condenado a uma pena de 15 anos. Ele é um gênio da codificação que só aceita o trabalhinho caso sua pena seja perdoada.
 
Só nesta condição que Hathaway aceita identificar e capturar o cracker. No entanto, as atividades do criminoso podem levar a danos ainda mais catastróficos.
 
Saiba mais sobre Hacker e outros filmes sobre hackers.
 

Hackers - Piratas de Computador

 
Filme marca o começo de carreira de Angelina Jolie, que interpreta a estudante Kate. Ela sabe se virar com computadores e se envolve com o cracker Dade (Jonny Lee Miller), que já na infância atuava na invasão de computadores de Wall Street.
 
Os dois e outros amigos fazem do mundo cibernético uma grande diversão, ganhando contornos perigosos. O filme foi lançado em 1995 com ares futuristas e seus computadores quadradões e telas coloridas.
 
Saiba mais sobre Hackers - Piratas de Computador e outros filmes sobre hackers.
 

A Senha: Swordfish

 
Stanley (Hugh Jackman) deixou a vida de cracker, caso contrário ele pode voltar para trás das grades. Mas o misterioso Gabriel (John Travolta) aparece em sua vida, teimando colocá-lo de volta à vida de crimes cibernéticos.
 
O plano de Gabriel é invadir os computadores do governo para um ato grandioso e para isso, só Gabriel é o cara capaz de descobrir qual a senha de acesso. Fazendo isso, Stanley terá milhões em sua conta e a chance de reaver a filha. Mas seu envolvimento com a gangue de Gabriel torna sua ida para a prisão cada vez mais próxima.
 
Saiba mais sobre A Senha: Swordfish e outros filmes sobre hackers.
 
 
Por Vanessa Wohnrath

Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!