Publicada em 30/07/2011 às 09:00

Comente


Os Melhores Filmes de Suspense

Sabe aquele filme que te deixa inquieto, com um frio na barriga, e de repente te dá um baita susto? Pois é, o Cinema10 preparou uma lista com os 15 melhores filmes de suspense do cinema em ordem cronológica. No cinema, o suspense foi largamente explorado, como forma de cativar a audiência. Alguns cineastas o tornaram sua marca registrada, como é o caso de Alfred Hitchcock, cujos filmes possuem a preocupação principal de provocar uma reação de medo ou expectativa. Pra você, qual o melhor filme de suspense de todos os tempos?

Confira nossa lista com os 15 melhores filmes de suspense:

Psicose (Psycho - 1960)



Secretária (Janet Leigh) rouba 40 mil dólares para se casar. Durante a fuga, erra o caminho e chega a um velho motel, onde é amavelmente atendida pelo dono (Anthony Perkins), mas escuta a voz da mãe do rapaz, dizendo, que não deseja a presença de uma estranha. Mas o que ouve na verdade é algo tão bizarro, que ela não poderia imaginar que não viveria para ver o dia seguinte.

Provavelmente a trilha sonora mais conhecida da história do cinema. Esse clássico do suspense não poderia faltar.

Saiba mais sobre o filme Psicose.

O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby - 1968)



Rosemary e seu marido mudam-se para um novo apartamento em Nova York, onde passam a conhecer um casal de idosos que mora logo ao lado. Esse casal possui modos de agir, e logo invade a privacidade de Rosemary de forma que começa a incomodá-la. Algo há por trás disso tudo e Rosemary, grávida, começa a desconfiar das pessoas, querendo proteger seu futuro filho.

Saiba mais sobre o filme O Bebê de Rosemary.

Chinatown (Chinatown - 1974)



J.J. Gittes (Jack Nicholson) é um detetive particular contratado por uma mulher para saber se seu marido, o importante engenheiro chefe do Departamento de Águas e Energias do local, tem um caso. Gittes faz o seu serviço, mas quando a real Evelyn Mulwray (Faye Dunaway) aparece em seu escritório, ele descobre que havia sido enganado por uma farsante. Tudo piora para Gittes quando o marido de Evelyn aparece morto no reservatório e Noah Cross (John Huston), pai dela, um dos homens mais poderosos do local, parece ter interesses bastante gananciosos no negócio em questão.

Tubarão (Jaws - 1975)



Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local (Roy Scheider) pede ajuda a um ictiologista (Richard Dreyfuss) e a um pescador veterano (Robert Shaw) para caçar o animal. Mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

Saiba mais sobre o filme Tubarão.

O Silêncio dos Inocentes (The Silence Of the Lambs - 1991)

                                                                                             

O Silêncio dos Inocentes definiu os pilares da morbidez humana num thriller psicológico pungente, denso. Adaptado do livro de Thomas Harris recebeu o tratamento cuidadoso da direção visceral de Jonathan Demme. 

A busca de pistas para capturar um serial-killer leva a jovem agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster) a entrevistar o psicopata Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), preso por assassinato e canibalismo. A perturbadora empatia que se estabelece entre os dois personagens é o ponto alto deste thriller assustador e eletrizante. Na pele de Anthony Hopkins, Hannibal Lecter invade a tela como a verdadeira e apavorante encarnação do mal - para assumir o lugar de maior vilão da história do cinema.

Saiba mais sobre o filme O Silêncio dos Inocentes.

Instinto Selvagem (Basic Instinct - 1992)



O detetive Nick Curran (Michael Douglas) tem de desvendar o brutal assassinato de um famoso cantor de rock, morto a golpes de picador de gelo. Todas as pistas apontam para Catherine Tramell (Sharon Stone), uma bela psicóloga e autora de um romance policial em que acontece um crime semelhante. Atraído por Catherine, que abusa da sedução e da beleza para se esquivar dos interrogatórios, Curran coloca em risco sua carreira e até mesmo sua vida. A cena do interrogatório, com a famosa cruzada de pernas, transformou Sharon Stone em uma estrela de Hollywood.

A Bruxa de Blair (The Blair Which Project - 1999)



Em outubro de 1994, três jovens foram para a Floresta de Black Hills nos EUA, filmar um documentário sobre uma lenda local: "A Bruxa de Blair". Nunca mais se ouviu falar deles. Um ano depois, a gravação que eles fizeram é encontrada e seu legado tem o título "A Bruxa de Blair", que documenta a angustiante e arrepiante jornada de cinco dias através da floresta, e todos os eventos aterrorizantes que resultaram no desaparecimento deles. Imenso sucesso nas bilheterias de todo o mundo e um marco do cinema nos anos 90, A Bruxa de Blair transformou-se rapidamente numa verdadeira febre mundial.

O Sexto Sentido (The Sixth Sense - 1999)



Um garoto de oito anos Cole Sear é assombrado por um obscuro segredo: ele é visitado por fantasmas. Um indefeso e relutante canal de comunicação com o além, Cole está apavorado pelas ameaçadoras visitas de pessoas que morreram com problemas não resolvidos, que aparecem das sombras. Confuso com seus poderes paranormais, Cole é muito jovem para entender o propósito disso tudo e muito assustado para contar a alguém sobre seu tormento, exceto para o psicólogo infantil Dr. Malcolm Crowe. Assim que o Dr. Crowe tenta encobrir a sinistra verdade sobre as habilidades sobernaturais de Cole, a consequência, para cliente e terapista, é um choque que desperta ambos para algo angustiante - e inexplicável.

Saiba mais sobre o filme O Sexto Sentido.

Amnésia (Memento - 2000)



Rapaz que teve mulher brutalmente assassinada parte em busca de seu criminoso. Só que ele tem um problema: após o ocorrido, ele não consegue se lembrar por muito tempo de situações recentes, o que o deixa a mercê de anotações e na confiança das pessoas.
Primeiro trabalho de grande expressão de Christopher Nolan, contado de uma forma bastante interessante, de trás para frente, utilizando na construção do filme o modo como o personagem pensa.

Saiba mais sobre o filme Amnésia.

O Quarto do Pânico (Panic Room - 2002)

Meg junto com sua filha, Sarah (Kristen Stewart), aluga um casarão em Nova York, vasto, quatro andares, elevador, cômodos a rodo. No dia do reconhecimento, acompanhada do corretor, descobre também uma sala secreta. Dentro do Quarto do pânico, um cubículo revestido de aço, construído para situações de perigo, é possível monitorar todo o lugar. Já na primeira noite na nova casa, o azar. Três bandidos invadem o casarão. Para se proteger, Meg e Sarah refugiam-se na caixa inviolável.

Saiba mais sobre o filme O Quarto do Pânico.

Resident Evil - O Hóspede Maldito (Resident Evil - 2002)



Alguma coisa terrível está oculta na “Colméia”, um enorme laboratório subterrâneo utilizado para pesquisa genética que é controlado pela Umbrella, uma dos maiores conglomerados do mundo. Lá há uma epidemia do T-Vírus, uma arma biológica de grande poder que acaba matando todos os cientistas que lá trabalhavam. Na verdade se eles tivessem sido mortos realmente teria sido ótimo, mas todos são transformados em zumbis, que sentem uma fome incontrolável e transformam todas as suas vítimas em outros zumbis. Quando isto acontece Alice (Milla Jovovich), que não sabe bem quem ela é, e Rain Ocampo (Michelle Rodriguez) se integram a um comando que entra na “Colméia” para entender e tentar controlar a situação. Porém isto tem de ser feito muito rápido, pois em três horas “Rainha Vermelha”, o supercomputador que controla o local, o selará para sempre e quem estiver lá dentro estará fatalmente condenado a se tornar um zumbi.

Saiba mais sobre o filme Resident Evil: O Hóspede Maldito.

A Vila (The Village - 2004)



Em 1897 uma vila parece ser o local ideal para viver: tranquila, isolada e com os moradores vivendo em harmonia. Porém este local perfeito passa por mudanças quando os habitantes descobrem que o bosque que o cerca esconde uma raça de misteriosas e perigosas criaturas, por eles chamados de "Aquelas de Quem Não Falamos". O medo de ser a próxima vítima destas criaturas faz com que nenhum habitante da vila se arrisque a entrar no bosque. Apesar dos constantes avisos de Edward Walker (William Hurt), o líder local, e de sua mãe (Sigourney Weaver), o jovem Lucius Hunt (Joaquin Phoenix) tem um grande desejo de ultrapassar os limites da vida rumo ao desconhecido. Lucius é apaixonado por Ivy Walker (Bryce Dallas Howard), uma jovem cega que também atrai a atenção do desequilibrado Noah Percy (Adrien Brody). O amor de Noah termina por colocar a vida de Ivy em perigo, fazendo com que verdades sejam reveladas e o caos tome conta da vila.


Jogos Mortais (Saw - 2004)



Uma ótima estreia de James Wan como diretor.

Jigsaw é um assassino que possui uma marca registrada: ele deixa em suas vítimas uma cicatriz em forma de quebra-cabeças, que faz com que elas cometam atos agonizantes para se salvar. O detetive David Tapp (Danny Glover) é designado para investigar os assassinatos, bem como a capturar seu autor. Porém o caminho evasivo seguido por Jigsaw leva o detetive a desenvolver uma obsessão por capturá-lo.

Seguido por Jogos Mortais 2 (2005), Jogos Mortais III (2006), Jogos Mortais IV (2007), Jogos Mortais V (2008), Jogos Mortais VI (2009) e Jogos Mortais - O Final (2010).

Saiba mais sobre o filme Jogos Mortais.

Guerra dos Mundos (War of the Worlds - 2005)



Ray Ferrier (Tom Cruise) é um homem divorciado que trabalha nas docas. Ele não se sente à vontade no papel de pai, mas precisa cuidar de seus filhos, Robbie (Justin Chatwin) e Rachel (Dakota Fanning), quando eles lhe fazem uma de suas raras visitas. Pouco após eles chegarem Ray presencia um evento que mudará para sempre sua vida: o surgimento de uma gigantesca máquina de guerra, que emerge do chão e incinera tudo o que encontra. Trata-se do primeiro golpe de um devastador ataque alienígena à Terra, que faz com que Ray pegue seus filhos e tente protegê-los, levando-os o mais longe possível das armas extraterrestres.

Saiba mais sobre o filme Guerra dos Mundos.

1408 (1408 - 2007)



Um promissor romancista, Mike Enslin (John Cusack), resolveu enveredar por outro caminho e escrever livros que investiguem fenômenos paranormais. Enslin nunca presenciou realmente algum destes fatos, então fica difícil obter credibilidade. Além do mais Mike é totalmente cético, pois até hoje não encontrou evidências de que exista vida após a morte. No entanto decide ir até Nova York e se hospedar no Dolphin Hotel, mais exatamente no quarto 1408, que tem fama de ser habitado por espíritos malignos. O gerente do hotel, Gerald Olin (Samuel L. Jackson), o avisa que 56 mortes já ocorreram neste quarto, mas Mike está decidido a conferir se sua fama está condizente com a verdade.

Saiba mais sobre o filme 1408.


Por July Moreira

 

Veja também

Mais matérias...

Comentários (13)

edmilson comentou: Falta filme sei que ja ta batido falar isso mas...muitos ai são bons mas não deveriam estar entre os melhores. Nota 6 21/04/2012 | Responder

aanye comentou: Eu gosto de muitos filmes mas acho que faltou Harry Potter, navio fantasma, a mulher de preto e o misterio das duas irmas... mas ta legal..falta esses..botem ai.! Nota 9 28/03/2012 | Responder

Welkerlan comentou: Dos filmes que já vi, O Silêncio dos Inocentes, O Quarto do Pânico, Resident Evil 1 e Guerra dos Mundos, na minha opinião todos merecem um lugar na lista, menos Resident Evil que é até bom, mas não pra uma lista como essa. Enfim, nenhuma lista agrada à todos, mas parabéns pelo site. Nota 10 07/11/2011 | Responder

renata comentou: adoro harry potter masi nada a ver com essa lista...silencio doa inocentes, 1408,sexto sentido e Psicose. Nota 9 31/10/2011 | Responder

caroline comentou: Com certeza, o melhor é O Silêncio dos Inocentes, é APAVORANTE! recomendo Nota 7 30/10/2011 | Responder

LilyBh comentou: Jogos mortais é horrível, resident Evil, é horrível, Amnésia é horrível. Chinatown é bom, mas não é um filme de suspense.A Vila, o Quarto do pânico e 1408, são regulares. Faltou: O iluminado, Poltergeist, Seven, A morte pede carona. Nota 5 23/10/2011 | Responder

kika comentou: ODEIO JOGOS MORTAIS O FILME IDIOTA ,GOSTO DE VER FILMES DE TERROR ÑÃO ESSA PORCARIA Nota 1 15/10/2011 | Responder

Líuse comentou: vou baixar metade dessas bagaças Nota 7 30/09/2011 | Responder

Milena comentou: Gostei mt da lista mais acho que falta muitos filmes ainda Nota 9 30/08/2011 | Responder

rafaela comentou: ta massa so faltou harry potter Nota 7 26/08/2011 | Responder

Renata comentou: Na boa, gostei da lista e acrescentaria a ela outros filmes. Só não consigo entender como é que alguém gosta do filme "A Vila". Aquela menina panaca que ao final do filme bate a cara no muro....ninguém merece!!!! Nota 7 12/08/2011 | Responder

Luiz comentou: 1408 um dos melhores que eu já vi. Nota 9 07/08/2011 | Responder

Taiany comentou: O sexto sentido e Psicose! Ótima lista Nota 10 04/08/2011 | Responder

Deixe o seu comentário