Em Phoenix, Arizona, Marion Crane (Anne Heche), secretária de uma imobiliária, rouba 40 mil dólares do seu patrão. Com este dinheiro, ela sonha recomeçar sua vida com o homem que ama e, quando ruma ao seu encontro, acaba se perdendo e decide pernoitar em um velho motel administrado por Norman Bates (Vince Vaughn).
Só que Marion não sabe que Norman é totalmente insano, e ele termina por esfaqueá-la enquanto ela está no chuveiro, matando-a. Norman se livra do corpo sem saber do dinheiro roubado, mas um detetive particular, que está encarregado do caso, acaba conhecendo o namorado de Marion e sua irmã e os três, ignorando que ela já está morta, tentam encontrá-la. Mas Norman Bates está no caminho deles.
- Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado.
- A revista Entertainment Weekly elegou Psicose como o 11º melhor filme de todos os tempos e o melhor do gênero de horror.
- Em 1998 o diretor Gus Van Sant fez um remake do filme, com Vince Vaughn e Anne Heche nos papéis principais.
- Ganhou um prêmio no Globo de Ouro, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Janet Leigh).
- Psicose foi feito em preto e branco porque o diretor temia que a cena do chuveiro ficasse chocante demais com o vermelho do sangue.
- Hitchcock aparece no filme durante aproximadamente quatro minutos, do lado de fora do escritório em que Marion trabalha, e ele está usando um chapéu de cowboy.
- O sangue, na cena do chuveiro, na verdade é calda de chocolate.
- O som das facadas, nesta mesma cena, na realidade é o som de um melão sendo esfaqueado.
- A cena do chuveiro demorou sete dias para ser filmada, e utilizou 70 diferentes posições de câmera.
- Esta mesma cena, é uma das mais famosas e satirizadas na história do cinema.
- Houve três sequências: Psicose 2, lançada em 1983, Psicose 3 em 1986, e o capítulo final foi lançado em 1990. Houve também um especial chamado Bates Motel em 1987 e um remake em 1998.
- Psicose teve um orçamento de US$ 800 mil e faturou US$ 50 milhões nas bilheterias do mundo inteiro.
Hitchcock é um dos melhores diretores do cinema! Nota Responder