Roteiristas de Hollywood planejam entrar em greve em maio, saiba tudo

Publicada em 18/04/2023 às 13:23

Comente

Os roteiristas de Hollywood podem entrar em greve em maio se os seus pedidos não forem atendidos pelos estúdios de cinema e TV da Califórnia. Os profissionais estão há meses solicitando uma remuneração mais justa pelo seu trabalho na indústria.


A última paralisação, ocorrida em 2007 com duração de 100 dias, gerou um prejuízo de US$ 2,1 bilhões à economia do estado americano, atrasando diversos filmes, séries e programas famosos. Desta vez, se as empresas não atenderem as condições, a paralisação já está aprovada pelo Sindicato dos Roteiristas da América (WGA) para começar após o dia 1º de maio.

Os roteiristas alegam que a remuneração e o salário mínimo da profissão não acompanharam a explosão das plataformas de streaming e também pedem um pagamento residual melhor - pelo uso das obras após seu lançamento. Antes, os artistas ganhavam uma quantia com o lançamento de DVDs e exibição na TV, porém, na era do streaming, as empresas começaram a pagar um residual fixo de baixo valor.


Embora a greve esteja aprovada pelo Sindicato, ela só vai acontecer se os estúdios não acatarem às exigências dos roteiristas. Em 2017, os sindicatos aprovarem uma greve, mas recuaram após as empresas oferecerem um acordo.

Continue por dentro das notícias do mundo dos filmes e das séries aqui no Cinema10.

Por Samanta Renck de Carvalho

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!