20 curiosidades incríveis sobre o universo de Pantera Negra

Publicada em 20/11/2019 às 20:00

Comente


20 curiosidades incríveis sobre o universo de Pantera Negra
Foto: Divulgação/Marvel

Pantera Negra é um popular filme do Universo Cinematográfico da Marvel, lançado em 2018 com direção de Ryan Coogler. O longa é muito importante para a história do MCU não só por apresentar ao público a história de T'Challa (Chadwick Boseman), mas por trazer grande representatividade negra aos super-heróis dos cinemas. 

Na história, T'Challa ainda está chocado com a recente morte de seu pai, o rei T'Chaka (John Kani), e retorna a nação escondida de Wakanda para sua cerimônia de coração, devendo assumir o posto. Entretanto, uma das cinco tribos que compõem o reino não estão de acordo com o atual governo, e T'Challa terá de enfrentar seu próprio primo pelo trono.

Enquanto isso, um problema global se aproxima, conforme precisam encontrar Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou vibranium de Wakanda, um metal fictício que foi usado para desenvolver toda a tecnologia local — que é escondida do restante do mundo para evitar novas catástrofes.

Confira 20 curiosidades incríveis sobre o universo de Pantera Negra:

01. A primeira aparição do Pantera Negra nos quadrinhos foi 52ª edição da revista “Fantastic Four - Vol. 1”, publicada em 1966.

02. A língua utilizada em Wakanda é o xhosa, um dos idiomas oficiais da África do Sul. Também é a língua nativa de Nelson Mandela, acrescentando ainda mais significado e importância histórica. Também inclui um pouco da língua kiswahili.

20 curiosidades incríveis sobre o universo de Pantera Negra
Foto: Divulgação/Marvel

03. Chadwick Boseman se certificou de utilizar o sotaque local, embora a Marvel fosse inicialmente contra. Ele diz que é um fator muito importante para ser jogado fora.

04. O cumprimento de Wakanda é inspirado nos faraós, nas esculturas africanas e no sinal de abraço, na Língua de Sinais Americana.

05. As cicatrizes no peito de Erik Killmonger, personagem de Michael B. Jordan, levavam por volta de duas horas e meia para ficarem prontas, e eram feitas com cerca de 90 moldes de silicone aplicados em sua pele.

06. Nos quadrinhos, Shuri assume como Pantera Negra de T'Challa no futuro. Isso é brevemente retratado no filme quando brinca sobre desafiar seu irmão pelo trono.

20 curiosidades incríveis sobre o universo de Pantera Negra
Foto: Divulgação/Marvel

07. A tecnologia utilizada no uniforme de Pantera Negra, que se desmaterializa para caber dentro do colar de dentes, já foi vista anteriormente em Guardiões da Galáxia (2014), com a máscara do Senhor das Estrelas que pode ser contida em um chip atrás da orelha do personagem.

08. Diversos abrigos de animais ao redor do mundo registraram aumento nas taxas de adoção de gatos pretos após a estreia do filme, nomeados em homenagem aos personagens de Pantera Negra. 

09. A sequência de ação filmada na Coreia do Sul foi editada em tempo real, a pedido do diretor Ryan Coogler, para garantir sua perfeição. Normalmente os efeitos especiais só são adicionados após a gravação do filme.

10. As Dora Milaje, equipe feminina da guarda real de Wakanda, foram inspiradas nas Ahosi ou Mino, exército de mulheres que existiu na África até o final do século XIX. O grupo era composto por cerca de 4 mil mulheres, um terço de todo o exército do reino.

20 curiosidades incríveis sobre o universo de Pantera Negra
Foto: Divulgação/Marvel

11. Nos quadrinhos, Nakia nutre uma paixão doentia por T'Challa e, em certo momento, torna-se até mesmo uma vilã, Malícia, inimiga do Pantera Negra.

12. O visual das Cataratas do Guerreiro de Wakanda é inspirado nas Cataratas do Iguaçu, que fica entre o Brasil e a Argentina e outras duas paisagens: as Caratas Vitória e o Desfiladeiro de Oribi.

13. O filme se tornou a maior bilheteria da história a ser escrito e dirigido por afro-americanos. 

14. Ainda em termos de representatividade, o filme conta com um elenco predominantemente negro, além de ser o primeiro filme de super-herói do cinema a ser interpretado por um ator africano.

20 curiosidades incríveis sobre o universo de Pantera Negra
Foto: Divulgação/Marvel

15. O astro Michael B. Jordan ficou com o seu traje de Pantera após as gravações do filme.

16. A máscara do Killmonger foi desenhada para lembrar uma combinação de vários animais africanos, com chifres de antílope, o rosto de um símio e a crina de um leão.

17. O filme foi lançado em fevereiro, considerado o Mês da História Negra em países como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. O mês celebra a cultura africana.

18. Nos quadrinhos, Killmonger não é parente do Pantera Negra. Entretanto, o motivo para ódio ainda é o mesmo: a morte do pai, decorrência do exílio de sua família.

20 curiosidades incríveis sobre o universo de Pantera Negra
Foto: Divulgação/Marvel

19. As atrizes que interpretaram as integrantes da equipe de guerreiras Dora Milaje tiveram que concordar em raspar seus cabelos.

20. Quando o Agente Ross chega a Wakanda e Shuri diz "outro cara branco quebrado para eu consertar", refere-se ao Bucky Barnes, o Soldado Invernal, que pode ser visto no final de Pantera Negra já recuperado após suas aventuras em Guerra Civil, quando foi deixado em Wakanda pelo Capitão América.

Não resta dúvidas de que Pantera Negra é um filme muito importante não só para a história do MCU, mas de toda a população negra por sua representatividade afro que está presente não só no elenco, mas em todo o enredo culturalmente construído do filme. 

Leia mais sobre Pantera Negra no Cinema10.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!