menu search

20 filmes e séries de distopia para pensar sobre o futuro

Publicada em 31/05/2018 às 00:41 Comente

 

As distopias estão mais em alta do que nunca e você com certeza já deve ter ouvido falar de pelo menos algum filme dessa lista. Trata-se de obras de ficção científica que mostram uma sociedade futurística caótica, geralmente em território pós-apocalíptico dominado por um governo autoritarista, com seu povo tentando encontrar meios de sobreviver, seja se ajustando às regras ou lutando contra elas. 

Confira 20 títulos dentre filmes e séries que se encaixam no assunto: 

1984

Baseado no livro de George Orwell, o filme de 1984 é a segunda adaptação da obra para os cinemas. O romance de ficção científica em um universo distópico narra a vida em uma sociedade dominada por um partido totalitário que tem total controle sobre os cidadãos, o tempo e o espaço, condicionando todos a acreditarem em suas mentiras: Winston e Julia, entretanto, tentam escapar dos olhos e ouvidos do Grande Irmão, desafiando as leis do partido e lutando contra o sistema.

Leia mais sobre 1984

Admirável Mundo Novo

Inspirado no romance do britânico Aldous Huxley, o filme de 1998 produzido para televisão apresenta uma sociedade utópica e futurística onde não existem guerras, crimes nem doenças, mas também não existem sentimentos: os seres humanos são geneticamente criados e crescem condicionados a escolhas feitas pelo governo, presente em todas as fases da vida dos cidadãos que vivem em perfeita harmonia até a chegada de um forasteiro.

Maze Runner 

A trilogia cinematográfica de Maze Runner também surgiu dos livros, escritos e publicados por James Dashner, e teve início nas grandes telas em 2014. Nos filmes, um grupo de garotos é condicionado a viver em uma clareira cercada por um enorme labirinto, sem acesso a suas memórias sobre o passado ou contato com o exterior: o objetivo é encontrar a saída, mas o principal é sobreviver. O que eles não sabem é que são constantemente observados como parte de um experimento letal.

Leia mais sobre Maze Runner

Divergente 

Em uma versão futurista de Chicago, as pessoas são divididas em cinco facções com base em suas personalidades - Beatrice Prior, entretanto, não se encaixa em nenhuma delas e precisará enfrentar os problemas de uma sociedade que não tolera a imperfeição, mas está cercada de corrupção e crueldade. A franquia cinematográfica é inspirada nos livros homônimos de Veronica Roth. 

Leia mais sobre Divergente

Jogos Vorazes 

Com base na franquia de mesmo nome escrita por Suzanne Collins, Jogos Vorazes é narrado em uma sociedade futurística distópica conhecida como a Capital, localizada na antiga América do Norte e dividade em 12 distritos que, uma vez por ano, tem seus adolescentes forçados a participarem de um reality show letal onde precisam lutar até a morte e somente o único sobrevivente será capaz de voltar para a casa. 

Leia mais sobre Jogos Vorazes

O Doador de Memórias 

De 2013 e baseado no livro O Doador, escrito e publicado por Lois Lowry em 1993, o filme de 2014 conta sobre uma comunidade condicionada a viver sem sentimentos e sem escolhas, mas que é mantida em perfeita harmonia e perfeição - pelo menos até Jonas ser escolhido para ser o novo Receptor de Memórias a ser treinado pelo Doador e, ao aprender sobre a tristeza, guerra e outras verdades do "mundo real", perceberá a falsidade de sua realidade e precisará enfrentar decisões difíceis. 

Leia mais sobre O Doador de Memórias

Matrix 

Clássico da ficção científica, o filme de 1999 escrito e dirigido pelas irmãs Wachowski foi um sucesso no Oscar do ano com sua surpreende história de dicotomia entre o que é real e o que é falso em uma sociedade controlada por poderosas máquinas de inteligência artificial, regada a alucinantes efeitos visuais em um incrível suspense cibernético e existencial, sem deixar de lado a ação. 

Leia mais sobre Matrix

Blade Runner 

Estrelado por Harrison Ford e considerado como um dos maiores clássicos de ficção científica/fantasia dos anos 80, mostra a vida caótica no início do século XXI onde humanos e replicantes, robos usados como escravos na colonização de outros planetas, disputam espaço. Policiais de elite são contratados para eliminar todos os replicantes encontrados na Terra em uma aventura que mistura com maestria elementos tão diferentes como ação e drama. 

Leia mais sobre Blade Runner

Laranja Mecânica 

Este horror criminal de ficção científica lançado em 1971 é um dos maiores e mais reconhecios filmes dirigidos por Stanley Kubrick em roteiro adaptado do romance homônimo de Anthony Burgess, de 1962. Em uma onda de ultraviolência, adolescentes imorais saem a rua em busca de violência como mera forma de diverção, sob comando de Alex (Malcolm McDowell) em uma perfomance de tirar o sono. Em meio ao estado rebelde, reina a música clássica como escape do personagem, criando uma relação estrita violência-música que demosntra grande importância para a narrativa futurística chocante. 

Leia mais sobre a Laranja Mecânica

Brazil 

De 1985, mostra em formato de pesadelo surreal como seria uma sociedade futurística perfeita reinada pela tecnologia: em um mundo onde todos são monitorados e controlados por uma agência governamental que proíbe o romance, um sonhador burocrata envolve-se com um super-herói e uma misteriosa mulher em fantasia de humor ácido e imoral sobre o amanhã. 

Leia mais sobre Brazil

Ensaio Sobre a Cegueira 

Brasileiro e de 2008, o filme inspirado no romance de José Saramago mostra uma sociedade surpreendida por uma inédita e inexplicável epidemia de "cegueira branca" que se espalha por todo o país, colocando a população em quarentena e em estado de luta pela sobrevivência, enquanto tudo é narrado pelo ponto de vista da única mulher que não foi afetada pela doença. 

Leia mais sobre Ensaio Sobre a Cegueira

Uma Noite de Crime 

Dos mesmos produtores de Atividade Paranormal e Sobrenatural, o filme é suspense futurístico em que, na luta contra as crescentes taxas de criminalidade, os Estados Unidos estabelece um evento anual em que, durante 12 horas, todo e qualquer crime é permitido e quem não quiser participar, precisará unir todas as forças para se proteger. 

Leia mais sobre Uma Noite de Crime

Watchmen 

De 2009 e inspirado nos quadrinhos homônimos, mostra uma versão alternativa da América em 1985 em que os super-heróis são parte da sociedade. Após o assassinato de um de seus colegas, o vigilante Rorschach parte para um plano de matar todos os heróis do passado e do presente, mas percebe uma conspiração entre as eras e precisará proteger a humanidade. Mas quem protegerá os Watchmen?

Leia mais sobre Watchmen

Mad Max 

Em um cenário desértico e pós-apocalíptico, a humanidade luta pela sobrevivência: após perder a esposa e o filho, Max busca a paz, mas encrenca é seu sobrenome e logo se vê colaborando com o resgate de um grupo de garotas. No caminho conhece Furiosa, uma mulher determinada que tem como objetivo atravessar o deserto e voltar para a sua terra natal em busca de manter-se viva. 

Leia mais sobre Mad Max

Wall-E

Essa animação produzida pela parceria Disney-Pixar em 2008 mostra em ficção científica como será a vida no ano de 2700, quando um simpático robô, Wall-E, é encarregado de limpar toda a Terra após a mesma ser considerada inabitável por sua enorme quantidade de lixo: enquanto isso, seus moradores vivem abordo da Axiom, uma nave espacial onde levam uma vida de preguiça e sobrepeso. Um dia, Wall-E é surpreendido com a curiosa e inesperada chegada de Eva, uma moderna robô por quem se apaixona. O filme ganhou o Oscar de Melhor Animação no ano em que concorreu. 

Leia mais sobre Wall-e

Fahrenheit 451 

Adaptado do livro de Ray Bradbury, o filme de 1966 descreve uma sociedade futurística onde todos os livros foram banidos e fica sob responsabilidade dos bombeiros manter as fogueiras a 451 graus: a temperatura em que o papel queima. Um deles, entretanto, passará a repensar a sua função ao conhecer uma jovem leitora. 

V de Vingança 

De 2006 e com paisagem futurística em uma Inglaterra totalitária, conta a história de Evey, uma garota resgatada de uma quase-morte pelo mascarado V, extremamente carismático e habilidoso na arte da destruição, contra tirania e opressão. Enquanto a garota descobre mais sobre o passado de seu salvador e sobre si mesma, emerge como aliada pela liberdade e justiça em uma sociedade corrupta e cruel. 

Leia mais sobre V de Vingança

3% 

Essa produção brasileira original Netflix é uma série de Pedro Aguilera que mostra um futuro distópico no país, com 97% de sua população vivendo em péssimas circunstâncias em meio a extrema pobreza enquanto apenas 3% podem desfrutar a evolução e tecnologia: para passar da água para o vinho, a única chance é o Processo, uma prova violenta e impiedosa em que somente os mais preparados serão criadores de seu mérito para mudar de vida. 

Leia mais sobre 3%

The Handmaid's Tale 

Baseado na obra de Margaret Atwood, nos apresenta a distópica sociedade totalitária de Gileade, anteriormente considerada parte dos Estados Unidos que, agora, enfrenta uma drástica queda na taxa de natalidade: governada por religiosos, as mulheres são vistas como propriedade do estado e a pouca porcentagem fértil é obrigada à servidão sexual para repovoar o mundo. 

Black Mirror 

Em formato de antologia, a série que já possui quatro temporadas apresenta diversos episódios independentes que mostram uma sociedade futurística e tecnologicamente avançada, mas com os humanos controlados e dominados pela modernidade, onde computadores, smartphones e redes sociais moldam a personalidade das pessoas e geram consequências impensáveis.

Leia mais sobre Black Mirror

Por Karoline Póss

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp