A revolução dos serviços de streaming

Publicada em 09/04/2020 às 10:00

Comente

A revolução dos serviços de streaming
Foto: Freepik

Quando falamos de ver filmes na internet, a palavra streaming tem sido muito utilizada pela mídia, mas você sabe o que significa, de onde surgiu e como essa ferramenta se tornou tão presente em nossas vidas? 

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é isso, nossa pequena retrospectiva sobre a revolução dos serviços de streaming pode te ajudar:

O que é streaming?

O streaming é uma forma de distribuição digital, no qual qualquer tipo de conteúdo, como vídeo e áudio, é compartilhado on-line, possibilitando o seu acesso ao usuário/espectador sem necessidade de download. 

Esse tipo de serviço se tornou muito popular principalmente para o compartilhamento de filmes, séries e música, grandemente utilizado nos dias de hoje, ainda que de forma inconsciente por seu público. 

Antes do streaming

A revolução dos serviços de streaming
Foto: Freepik

Antes dessa era onde tudo está arquivado “nas nuvens”, o mais comum para ter acesso a esse tipo de conteúdo em casa era por meio de mídia física, como fitas VHS e, posteriormente, por CD e DVD. 

Esse tipo de mídia podia ser adquirido pelo usuário por meio de compra ou aluguel, e as até então populares locadoras começaram a perder espaço com a democratização do acesso à internet e o surgimento de ferramentas mais acessíveis, tanto por facilidade de manuseio quanto pelo aspecto financeiro. 

O surgimento dos streamings

A palavra "streaming" se tornou mais popular recentemente, graças às prestadoras de serviços voltados principalmente ao compartilhamento on-line de filmes e séries, mas seu surgimento histórico remonta aos anos 90, com a informática e a internet ganhando novas funções e cada vez mais adeptos.

Ainda naquela década, partidas de baseball já eram transmitidas pela internet, além de concertos musicais com artistas como Slash. Entretanto, o acesso à rede ainda era pouco viável para o grande público da época.

Com sua popularização crescendo exponencialmente nas últimas duas décadas, a internet tornou ferramenta essencial para trabalho e estudo, mas também para lazer. Dentre as opções de entretenimento, o streaming está sempre presente e tem facilitado o seu acesso, conquistando públicos de todas as idades

Os serviços de streaming hoje 

A revolução dos serviços de streaming
Foto: Freepik

Hoje, os principais serviços de streaming para filmes/séries funcionam, majoritariamente, de três formas:

1. Por aluguel, quando você paga um determinado valor para assistir a um único filme de sua escolha. Assim como nas locadoras, você terá acesso ao filme por um tempo limitado, mas tudo de forma on-line e não mais por VHS/DVD; 

2. Por compra, na qual você pode adquirir acesso vitalício à determinado filme, mas ainda de forma totalmente on-line; 

3. Por assinatura, com uma mensalidade que te dá acesso a todo o catálogo da plataforma de sua escolha.  

Por ser completamente legal, a popularização dos serviços de streaming também tem ajudado na luta contra a pirataria: com a facilidade de assistir a filmes on-line, em alta qualidade e legalmente, já há pesquisas que comprovam que foi reduzida a procura e consumo de pirataria.

Esses serviços podem ser acessados por meio de qualquer dispositivo que possua acesso à internet, como celulares, computadores e tablets, além dos aplicativos para televisões do tipo Smart, videogames e dispositivos como Chromecast ou ferramentas de Android Box, que possibilitam o uso da internet em televisões mais antigas, por meio de uma entrada USB ou HDMI.  

A importância do Telecine no Brasil

A revolução dos serviços de streaming
Foto: Reprodução/Telecine

No Brasil, o grande expoente do serviço é o Telecine

Além dos canais televisivos por assinatura, o Telecine é descrito como a única plataforma de streaming exclusiva de filmes e conta com um acervo de mais de 2000 filmes, oferecendo os mais variados gêneros, nacionais e internacionais, para promover a melhor experiência a seu usuário com uma navegação fácil e recurso de seleção de áudio e legendas.

O serviço de streaming do Telecine é muito creditado por sua agilidade em transportar os mais recentes lançamentos do cinema para a internet, com parceria fechada com grandes produtoras como a Universal Studios, Sony Pictures e suas subsidiárias, além da Imagem Filmes, focada no mercado independente, e a Globo Filmes, para lançamentos nacionais, dentre outras.

Para se tornar um assinante Telecine, basta acessar aqui para conhecer os planos e métodos de pagamento. O Telecine também oferece os primeiros 30 dias grátis para você experimentar o serviço e curtir todo o entretenimento oferecido pelo serviço de streaming. 

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!