Além do Studio Ghibli: 10 filmes de anime para ver na Netflix

Publicada em 24/06/2020 às 17:43

Comente

Além do Studio Ghibli: 10 filmes de anime para ver na Netflix
Foto: Divulgação/Kyoto Animation, Studio Colorido e CoMix Wave Films

O Studio Ghibli é a principal referência que nos vêm à mente quando pensamos em “filmes de anime”, no sentido de animações japonesas. Entretanto, há muitos outros estúdios incríveis que estão lançando obras maravilhosas por aí, e muitas dessas obras de arte podem ser conferidas aqui no Brasil diretamente pela Netflix.

Selecionamos, então, onze projetos "não-Ghiblinianos" que também apresentam uma altíssima qualidade tanto de roteiro quanto de arte e estão prontos para entrarem agora mesmo para a sua lista de animações preferidas de todos os tempos. 

Confira 10 filmes de anime para ver na Netflix: 

Olhos de Gato (2020)

Além do Studio Ghibli: 10 filmes de anime para ver na Netflix
Foto: Divulgação/Studio Colorido

Também chamado de A Whisker Away ou por seu título original em japonês, Nakitai Watashi wa Neko o Kaburu, esse filme do Studio Colorido era esperado para estrear nos cinemas, mas foi mundialmente lançado pela Netflix frente à pandemia de coronavírus. A direção é de Junichi Sato e conta com roteiro de Mari Okada. 

Acompanha-se a história de Miyo "Muge" Sasaki, uma estudante do ensino média que está apaixonada por seu colega de classe. Apesar dos esforços, ela nunca é notada por seu crush. Ela descobre uma máscara que, quando usada, a transforma em um gato chamado Tarou, e é sob essa aparência que consegue se aproximar de Kento. Entretanto, se exagerar, pode nunca mais voltar a sua forma humana.

Heróis Modestos (2018)

Além do Studio Ghibli: 10 filmes de anime para ver na Netflix
Foto: Divulgação/Studio Ponoc

Modest Heroes (ou ainda Ch?sana Eiy?: Kani to Tamago to T?mei Ningen) é uma antologia de três curtas animados dirigidos por Hiromasa Yonebayashi, Yoshiyuki Momose e Akihiko Yamashita. O lançamento foi realizado nos cinemas do Japão em 24 de agosto de 2018 e lançado no Brasil pela Netflix. A produção é do Studio Ponoc, que foi fundado em 2015, mas apesar de novo no mercado já chegou com um grande atrativo que era a contratação de três ex-funcionários do Studio Ghibli, todos envolvidos neste projeto.

As histórias são:

Kanini & Kanino — Dois irmãos caranguejos de água doce embarcam em uma perigosa jornada para encontrar seu pai, que está cuidando de sua esposa (a mãe deles) prestes a dar a luz. 

Life Ain't Gonna Lose — Shun tem alergia letal a ovos, e sua vida é uma luta para mantê-lo longe desse alimento. Ele está correndo risco durante uma excursão escolar e não poderá contar com a ajudá da mãe, que está ocupada com sua carreira como professora de dança. 

Invisible — Um homem se esforça tanto para não ser percebido que começa a perder sua forma física. Entretanto, um estranho inesperadamente fala com ele, e o homem invisível recebe a oportunidade de se tornar um herói.

Haveria ainda uma quarta história por Isao Takahata (o mesmo de O Túmulo dos Vagalumes), mas ele faleceu em 2018 e seu curta nunca foi concluído.

Férias de Verão com Coo (2007)

Além do Studio Ghibli: 10 filmes de anime para ver na Netflix
Foto: Divulgação/Shin-Ei Animation

Shin-Ei Animation é responsável por grandes sucessos da animação infantil, como Doraemon e Kureyon Shin-chan.

Este seu filme de 2007 reune aventura e fantasia para contar a história de Koicho, um jovem rapaz que encontra uma criatura chamada Coo, que tem mais de 200 anos de idade. Ele a leva para casa e ambos vivem uma bela amizade, até que Coo precisa enfrentar seu passado após ser descoberta pela cidade, além de preservar a sua espécie. 

A criatura é um kappa, ser aquático do folclore japonês que costumam ser descritos como seres mal-intencionados na mitologia, mas que também podem obter formas benévolas.

A Garota que Conquistou o Tempo (2006) 

Além do Studio Ghibli: 10 filmes de anime para ver na Netflix
Foto: Divulgação/Madhouse

Madhouse já está em atividade dede os anos 70 e é a casa de diversos sucessos, incluindo One Punch-Man, No Game No Life e Death Note. Apesar de trabalhar majoritariamente com séries animadas, também investe em alguns filmes e A Garota que Conquistou o Tempo pode ser facilmente citado como um de seus mais impressionantes feitos. 

A obra dirigida por Mamoru Hosoda é uma adaptação do livro japonês The Girl Who Leapt Through Time, originalmente lançado em 1967, com uma história que mistura drama e ficção científica, além de uma carismática protagonista adolescente. 

A trama acompanha Makoto Kono, que está no último ano do ensino médico e acaba de descobrir ter a capacidade de viajar no tempo e passa a usar isso a seu favor. Entretanto, essas viagens podem se tornar perigosas conforme descobre que adulterar eventos do passado pode trazer grandes consequências para o presente.  

Crianças Lobo (2012)

Além do Studio Ghibli: 10 filmes de anime para ver na Netflix
Foto: Divulgação/Studio Chizu

Parceria entre a Madhouse e o Studio Chizu, essa grande animação é um projeto escrito e dirigido por Mamoru Hosoda que, inclusive, foi indicado ao Oscar de Melhor Animação por Mirai, de 2018. 

Crianças Lobo é um pouco mais antigo, de 2012, e também pode ser comentado pelo nome japonês de ?kami Kodomo no Ame to Yuki

Na história, Hana é uma humana que se apaixonou por um homem-lobo e juntos tiveram dois filhos lobisomens, Yuki e Ame. Logo após o nascimento das crianças, o pai é encontrado morto e Hana decide levar sua pequena família para o interior, buscando fugir dos perigos da cidade grande e dos olhares curiosos que crianças com orelhinhas de lobo podem causar. Inicia-se a luta pela vida.

Your Name (2016)

Além do Studio Ghibli: 10 filmes de anime para ver na Netflix
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films

Também chamada de Kimi no Na wa, essa animação da CoMix Wave Films distribuída pela T?h? foi um dos maiores sucessos do Japão em todo o mundo nos últimos anos: escrito por Makoto Shinkai e com os personagens desenhados por Masayoshi Tanaka, o filme tem a maior bilheteria mundial para um anime, com $359,275,409 arrecadados. Your Name chegou a ser exibido nos cinemas do Brasil, mas reduzido a somente 35 salas em todo o país.

O sucesso foi tanto que uma adaptação em mangá, completa em três volumes, foi publicada logo em seguida e pode ser adquirida no Brasil pela Editora JBC. 

A trama acompanha a história de Mitsuha, uma garota do interior, e Taki, um jovem de Tóquio. Ambos estão insatisfeitos com suas vidas e, mesmo sem nunca terem se visto antes, começam a trocar de corpos. Deixam bilhetes um para o outro para se comunicarem durante as trocas, até que um dia as trocas param e Taki, curioso, tenta encontrar Mitsuha pessoalmente.  

A Voz do Silêncio (2016)

Além do Studio Ghibli: 10 filmes de anime para ver na Netflix
Foto: Divulgação/Kyoto Animation

Koe no Katachi (literalmente A Forma da Voz, em japonês) é um grande sucesso da Kyoto Animation, um dos estúdios mais importantes do Japão. O filme chegou aos cinemas do país em 17 de setembro de 2016 como uma adaptação do mangá originalmente publicado entre 2013 e 2014, que por sua vez é uma extensão da one-shot publicada em 2011. 

Dirigido por Naoko Yamada e escrito por Reiko Yoshida, conta a história de Ishida, que foi muito travesso durante a adolescência ao praticar bullying com Shouko Nishimiya, uma jovem surda que havia acabado de se mudar para sua escola. 

Nishimiya sempre foi muito gentil e tentava fazer amizade com todos usando língua de sinais e um caderno, mas acabava virando alvo de piadinhas de mal gosto. Agora crescidos, os dois se reencontram e Ishida tenta se redimir por seus atos do passado.

Shiki Oriori: O Sabor da Juventude (2018)

Além do Studio Ghibli: 10 filmes de anime para ver na Netflix
Foto: Divulgação/Netflix

Quem gosta de comida asiática vai ficar com água na boca com essa animação que traz belíssimas artes dos mais tradicionais e deliciosos pratos da culinária chinesa— sim, é um filme japonês ambientado na China — e transforma os alimentos no elemento essencial para o desenvolvimento dessa história.

A produção é da CoMix Wave Films para a Netflix e a trama segue uma antologia com três segmentos:

Hidamari no Choshoku (Macarrão de Arroz) — Xiao Ming relembra seus dias de infância ao provar San Xian, um macarrão que costumava dividir com sua avó, que está prestes a falecer. 

Chiisana Fashion Show (Um Pequeno Desfile de Moda) —  Yi Lin é uma modelo e sua irmã mais nova, Lulu, é estudante de design de roupas. Ela se atrasa para uma avaliação e, para compensar a falha, passa a se exercitar. Sua irmã prepara uma surpresa. 

Shanghai Koi (Amor em Xangai) — De 199 até os dias atuais, conta-se a história de Li Mo com Xiao Yu. Quando ela se machucou na infância, Li Mo a ajudou gravando as aulas em fita cassetes e começaram uma grande amizade (e talvez até mais do que isso). O destino os separou, mas poderá uni-los novamente em breve.

Luzes no Céu – Fireworks (2017)

Além do Studio Ghibli: 10 filmes de anime para ver na Netflix
Foto: Divulgação/Shaft

O filme é dirigido por Akiyuki Shinbo, mesmo responsável pelos filmes de Puella Magi Madoka Magica, e vem com a Shaft como assinante de sua produção.

A animação mistura romance e ficção científica para contar a história de Nazuna, uma garota que mexeu com o coração de dois rapazes, Norimichi e Yusuke. Seus pais se divorciaram e ela está prestes a ser transferida para outro colégio, o que vai contra sua vontade e, então, ela decide fugir de casa. 

Ela contará com a ajuda dos rapazes, mas um objeto peculiar encontrado no meio do caminho deixará a aventura ainda mais sinistra ao ganharem a habilidade de manipular o tempo. O projeto foi indicado à categoria Melhor Filme no Crunchyroll Anime Awards de 2019.

Violet Evergarden Gaiden: Eternidade e a Boneca de Automemória (2019)

Além do Studio Ghibli: 10 filmes de anime para ver na Netflix
Foto: Divulgação/Kyoto Animation

Violet Evergarden é um anime de grande popularidade em todo o mundo: baseado no mangá homônimo de Kana Akatsuki e ilustrado por Akiko Takase, e sua história é ambientada em um período pós-guerra de um país fictício, mas claramente inspirado na Europa — apesar de todos os personagens falarem japonês fluente. 

Neste filme em específico, Violet é enviada para um internato de elite a fim de ajudar Isabella York em seu treinamento como debutante, mas a garota não gosta de estudar e não tem interesse nos estudos ou etiquetas. Ela também não está em boa saúde, mas a doçura de Violet acaba tocando seu coração e ela se abre, revelando sua verdadeira identidade.

Essa produção também é da Kyoto Animation e foi o primeiro filme lançado após um incêndio criminoso no estúdio. Os nomes das vítimas aparecem nos créditos do filme como uma homenagem por todo o trabalho que tiveram.

Gostou das dicas? Aproveite o clima para conhecer outras animações japonesas aqui no Cinema10 ou, se preferir, para descobrir 8 animações fantásticas do Studio Ghibli que você não pode deixar de assistir.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!