Exterminador do Futuro: Entenda a cronologia correta dos filmes

Publicada em 10/07/2020 às 10:00

Comente

Exterminador do Futuro: Entenda a cronologia correta dos filmes
Foto: Divulgação/Fox Film do Brasil

O Exterminador do Futuro é uma das maiores franquias de todos os tempos: os filmes protagonizados por Arnold Schwarzeneger reinventou o gênero da ficção científica nos anos 80, e continua fazendo grande sucesso ainda hoje.

Os dois filmes mais recentes, entretanto, fizeram uma pequena confusão na cabeça dos fãs quanto a ordem cronológica da saga, já que brincam de reimaginar a franquia em uma linha temporal diferente e acabam "bagunçando" um pouco a ordem das coisas.

Se você ainda tem dúvidas sobre isso, você está no lugar certo! O Cinema10 se uniu ao Telecine para explicar resumidamente qual a melhor ordem para assistir aos filmes a fim de entender os acontecimentos em ordem.

Confira a cronologia de O Exterminador do Futuro: 

Exterminador do Futuro: Entenda a cronologia correta dos filmes
Foto: Divulgação/Fox Film do Brasil

O Exterminador do Futuro (1984)

Começar pelo filme original é o melhor a se fazer nessa franquia: aqui conheceremos o início de toda a jornada com o android T-800 (Arnold Schwarzenegger), o primeiro viajante do tempo.

Skynet é uma inteligência artificial da empresa homônima que será criada em 2029 como mecanismo de defesa natural, mas colocará todos os humanos em risco. John Connor liderará os humanos contra as máquinas e, para evitar que isso aconteça, a Skynet enviará um android ao passado para matar Sarah Connor antes que ela se torne mãe daquele que pode ameaçar o sucesso domínio mundial as inteligências artificiais. 

Exterminador do Futuro: Entenda a cronologia correta dos filmes
Foto: Divulgação/Paramount Pictures do Brasil

O Exterminador Do Futuro: Gênesis (2015)

Embora seja um dos filmes mais recente da franquia em ordem de lançamento, retorna aos seus primórdios para reimaginar como seria toda a saga em uma linha do tempo alternativa. 

O filme começa em 2029, quando John Connor envia Kyle Reese de volta ao passado para proteger Sarah Connor, sua mãe, e assim garantir não só seu nascimento, mas a salvação da raça humana.

Nesta premissa, T-800 chegou anos antes do esperado e ajudou a criar Sarah Connor, que agora é uma agente treinada. O filme foi dirigido por Alan Taylor.

Exterminador do Futuro: Entenda a cronologia correta dos filmes
Foto: Divulgação/Universal Home Video

O Exterminador Do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991)

Dez anos se passaram desde os eventos de O Exterminador do Futuro e, agora, Sarah e John Connor, que ainda é um jovem adolescente, precisam fugir do T-1000, um novo exterminador mais ágil feito de metal líquido. Entretanto, contaram com a ajuda de T-800, que foi reprogramado pela resistência humana para proteger John, com quem criará lanços de amizade.

O filme venceu quatro Oscars, incluindo o de melhores efeitos especiais. Esse foi o segundo e último filme da franquia a ser dirigido por James Cameron.

Exterminador do Futuro: Entenda a cronologia correta dos filmes
Foto: Divulgação/Sony Pictures

O Exterminador Do Futuro 3: A Rebelião Das Máquinas (2003)

Os esforços para matar John Connor continuam neste que é o terceiro filme da franquia. Após a morte de sua mãe, o rapaz vive como um nômade enquanto busca fugir de seu destino. T-X (Kristanna Loken) é a mais nova tentativa da SkyNet.

Após a morte de sua mãe, o rapaz vive como um nômade enquanto tenta fugir de seu destino. T-X (Kristanna Loken) é a mais nova tentativa da SkyNet de pará-lo. Seu ciborgue defensor é agora um modelo T-850, novamente interpretado por Schwarzenegger. Para complicar, John se reencontra com Kate Brewster, um interesse amoroso do passado.

O filme é dirigido por Jonathan Mostow.

Exterminador do Futuro: Entenda a cronologia correta dos filmes
Foto: Divulgação/Sony Pictures

O Exterminador Do Futuro: A Salvação (2009) 

No Dia do Julgamento, a maioria dos humanos foram erradicados após o despertar da consciência das máquinas, que viam os humanos como ameaça a sua existência, embora estes fossem também seus criadores. O filme pula para 2018 com John Connor, agora adulto e vivido por Christian Bale, lidera um ataque de resistência contra a skynet. 

Este é o primeiro filme da franquia sem Arnold Schwarzenegger como protagonista, o que foi muito criticado na época. Há uma pequena cena em que seu personagem aparece, o que só pode ser realizado por meio de computação gráfica, já que o astro não tinha tempo de gravar o longa. 

McG (Joseph McGinty Nichol) é quem dirige o quarto filme da franquia. 

Exterminador do Futuro: Entenda a cronologia correta dos filmes
Foto: Divulgação/Fox Film do Brasil

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019)

O mais recente lançamento cinematográfico também é o último na linha cronológica. O filme é uma continuação de O Exterminador Do Futuro: Gênesis (2015), com Tim Miller na direção. 

O ano é 2020, John Connor está morto e Sarah continua lutando contra os exterminadores. Daniella "Dani" Ramos está sendo perseguida por Rev-9, um exterminador avançado que quer matá-la, e Sarah ajudará a garota, assim como Grave, uma soldada cibernética criada para proteger a garota.

Deu para entender como funciona a cronologia de O Exterminador no Futuro? Agora você pode conferir na prática assistindo aos seis filmes da franquia, que já estão disponíveis no catálogo do Telecine para ver quando e onde você quiser.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!