menu search

Os melhores filmes sobre vampiros

Publicada em 13/08/2011 às 09:00 Comente

Os filmes de vampiro estão presentes há mais de 100 anos nos cinemas. E vem se recriando há décadas. O Cinema10 fez sua lista com os melhores filmes sobre vampiros. Nesta lista contém terror, drama e até comédia.

Confira a lista dos melhores filmes sobre vampiros:

Nosferatu (Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens - 1922)

Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

Drácula (Dracula - 1931)

Versão fiel do romance tornou-se um clássico do horror, não tanto por sua atmosfera, mas pela interpretação magistral do húngaro Bela Lugosi na figura clássica do vampiro, com a brilhante capa preta e os cabelos engomados para trás, lembrando as asas e cabeça de um morcego, no fascinante Drácula, a primeira versão oficial do romance. Desempenho pelo qual ele já havia se consagrado nos palcos da Broadway, em 1927. Drácula é um conde misterioso que mora na Transilvânia. Ele é uma criatura da noite, um vampiro, sedutor e perigoso quando com sede. Mas o monstro não pode esquecer-se de um grande amor que reencontra numa bela jovem americana extremamente parecida com sua antiga amada.

Fome de Viver (The Hunger - 1983)

Manhattan, Nova York. Miriam Blaylock (Catherine Deneuve) é uma vampira que consegue se manter "viva" e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem, até Miriam ter tirado bastante sangue deles. Infelizmente seu atual parceiro, John (David Bowie), está tendo um envelhecimento extremamente rápido e a expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah Roberts (Susan Sarandon), que é especialista em envelhecimento prematuro. Inicialmente ela não crê na história de John, mas pede para esperá-la. Ao voltar, 2 horas depois, vê que ele envelheceu décadas naquele curto espaço de tempo. Ela pensa em tentar fazer alguma coisa, mas John deixa o local bem irritado e frustrado, pois sabe que para ele seu tempo acabou. Sem ter a menor noção do que está acontecendo, Sarah vai até a casa dele e acaba conhecendo Miriam. Após uma conversa e uma bebida elas acabam indo para cama e logo Sarah descobre que sua vida tomou um rumo totalmente inesperado.

A Hora do Espanto (Fright Night - 1985)

Para o jovem Charley Webster (William Ragsdale) nada poderia ser melhor que um velho filme de terror bem tarde da noite. Assim, quando novos moradores ocupam a casa vizinha à experiência de Charley não deixa nenhuma dúvida de que o comportamento estranho dos novos vizinhos é explicado pelo fato de eles serem vampiros. Charley pede ajuda a Peter Vincent (Roddy McDowell), o apresentador do programa de terror preferido de Charley, mas acontece que Peter, além de covarde, não acredita em vampiros e está neste negócio apenas por dinheiro. Além disto, ele está correndo o risco de passar por louco ao dizer que seus vizinhos são vampiros e, para piorar tudo de vez, a mãe de Charley faz algo que deixa o filho apavorado: ela fica encantada com Jerry Dandrige (Chris Sarandon), um dos vampiros, e o convida para entrar na casa dela.

Garotos Perdidos (The Lost Boys - 1987)

Lucy (Dianne Wiest) vai morar com Michael (Jason Patric) e Sam (Corey Haim), seus filhos, em Santa Clara, uma cidade que tem muitos jovens desaparecidos. Logo os dois irmãos descobrem que uma gangue de motoqueiros está mais morta do que viva, pois estão se transformando em vampiros. Sam tem que trabalhar rápido, pois Michael está se apaixonando por Star (Jami Gertz), uma destas criaturas, e está gradualmente se tornando um deles.

Deu a Louca Nos Monstros (The Monster Squad - 1987)

Garotos se reúnem no Clube dos Monstros para curtirem gibis e filmes de terror. Seus conhecimentos finalmente ganham utilidade quando sua cidade é invadida por monstros comandados pelo vampiresco Drácula. O que se revela, é uma mistura esperta de monstros com efeitos de ficção científica de Hollywood, e uma paródia bem concebida dos filmes de terror do passado e do presente.

Quando Chega a Escuridão (Near Dark - 1987)

Certa noite, o jovem fazendeiro Caleb Colton conhece a jovem e sua linda Mae, juntos embarcam numa perigosa aventura. Seus companheiros, Jesse, Severen, Damondback, Homer, formam um grupo de errantes noturnos que semeiam terror e morte em suas investidas à procura de sangue. Seres tipicamente noturnos espera pela noite, quando seus sentimentos despertam e se tornam mais apurados. Mas, com a chegada do dia, a luz do Sol lhes é fatal. Seus corpos se desintegram e chegam mesmo a explodir.

Drácula de Bram Stoker (Bram Stokers Dracula - 1992)

No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.

Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles - 1994)

Acidentalmente um repórter (Christian Slater) começa uma conversa com um homem (Brad Pitt) que diz ser um vampiro com duzentos anos que conta a trajetória da sua vida, desde a época em que ainda não era vampiro e como foi infectado pelo vampiro Lestat (Tom Cruise), com quem teve grandes aventuras, mas também grandes desavenças.

Os Viciosos (The Addiction - 1995)

Uma estudante de filosofia (Lili taylor) é arrastada para um beco por uma estranha mulher e é mordida por ela no pescoço. Aos poucos, ela começa a sentir uma necessidade tão grande de ingerir sangue que se assemelha a um viciado em drogas. O filme se utiliza do vampirismo como metáfora para o vício, mesmo sem citar em nenhum momento a palavra “vampiro”.

Vampiros de John Carpenter (Vampires - 1998)

Desde quando foi obrigado a matar seu pai, que tinha virado um vampiro que depois de atacar sua mãe quis subjugá-lo também, Jack Crow (James Woods) vive para se vingar. Quando adulto se tornou um fanático caçador de vampiros que trabalha de forma profissional com uma boa equipe, que o ajuda a localizar os "ninhos" e exterminar os vampiros. Uma noite, após a bem sucedida destruição de um "ninho" no qual nove vampiros foram mortos, Crow estava insatisfeito, pois o Mestre Vampiro não tinha sido morto. Quando todos ainda festejam o fato do covil ter sido dizimado, Jan Valek (Thomas Ian Griffith), o Mestre Vampiro, surge no Sun-God Motel, onde a equipe de Crow e algumas prostitutas se divertiam. Quase todos são mortos, mas curiosamente na hora do ataque Valek chamou Jack pelo nome, como se estivesse sendo ajudado por alguém de fora. Jack sabe que os vampiros procuram algo grande: a Cruz de Berziers, que Valek procura há seiscentos anos e que permitirá que os vampiros caminhem de dia. Diante desta situação Jack parte no encalço de Valek, juntamente com Tony Montoya (Daniel Baldwin), o único da equipe que sobreviveu, e Katrina (Shreyl Lee), uma prostituta que logo se tornará uma vampira e que manterá uma ligação mediúnica com Valek, o que permitirá a Crow rastrear o líder dos mortos-vivos. Eles se envolvem ainda com o recentemente nomeado Adam Guiteau (Tim Guinee), um padre inexperiente que sabe alguma coisa sobre a "Cruz", sendo que juntos tentarão achar "A Cruz Negra", pois se falharem as consequências poderão causar o fim da raça humana.

Blade, O Caçador de Vampiros (Blade - 1998)

Blade é estrelado Wesley Snipes e Kris Kristofferson, ele foi dirigido por Stephen Norrington com roteiro de David S. Goyer. Esse filme gerou quatro sequências: Blade 2 lançado em 2002 e Blade: Trinity, lançado em dezembro de 2004, Blade: A Nova Geração lançado em 2006 e a série de televisão Blade: The Series de 2006. Blade nasceu como híbrido de humano com vampiro, pois foi contaminado ainda na barriga de sua mãe grávida, quando ela foi mordida pelo vampiro Deacon Frost. Com isso, ele se tornou poderoso e imortal e, com a ajuda de seu mentor Abraham Whistler, passou a combater os vampiros para vingar a morte de sua mãe. Um inimigo em especial aparece em seu caminho, e é justamente seu "pai" vampírico Deacon Frost (Stephen Dorff), que pretende se tornar o líder dos vampiros e guiá-los num grande ataque contra a humanidade.

Anjos da Noite (Underworld - 2003)

Anjos da Noite é um filme de terror-ação americano lançado em 2003, foi dirigido por Len Wiseman. Mostra o conflito entre vampiros e lobisomens que ocorre escondido dos humanos. Os lycans (lobisomens) e vampiros vivem espalhados e não solitários, como são retratados costumeiramente. Essas mesmas raças vivem em constantes conflitos, apesar dos lycans estarem em menor número por serem caçados pelos vampiros. Uma dessas caçadoras é Selene (Kate Beckinsale), que os mata como vingança pelo que fizeram supostamente à sua família. Apesar da guerra ter sido terminada há muitos anos, as batalhas continuaram. A vampira Selene resolve investigar seus inimigos imortais e descobre que eles estão atrás de um médico humano, Michael Corvin (Scott Speedman), assim ela também desconfia que Kraven (Shane Brolly), o atual comandante do Coven dos vampiros, esteja planejando uma conspiração com Lucian (Michael Sheen), líder dos lycans, contra Viktor (Bill Nighy) o verdadeiro comandante do Coven que está em hibernação. Além desse principal conflito, aparece o triângulo amoroso dos vampiros, como a ambição de Erika (Sophia Myles) por Kraven, querendo ser sua rainha e ter poder no Coven, mas infelizmente ela fica para trás pois ele é obcecado por Selene, que o rejeita e acaba se apaixonando pelo médico humano.

30 Dias de Noite (30 Days of Night - 2007)

Barrow, Alasca. Durante os 30 dias do inverno local a cidade fica na mais completa escuridão. Neste período boa parte dos moradores viaja rumo ao sul, mas neste ano a cidade recebeu a visita de seres estranhos: um grupo de vampiros, que pretendem se aproveitar da noite constante para atacar os moradores locais. Para combatê-los um pequeno grupo é reunido, liderado pelo xerife Eben Oleson (Josh Hartnett) e por sua ex-esposa Stella (Melissa George).

Deixa Ela Entrar (Let the Right One In - 2008)

A história é ambientada no subúrbio de Estocolmo, em 1982. Oskar (Kare Hedebrant), um frágil garoto de 12 anos sempre atormentado pelos colegas de escola, sonha com vingança. Ele apaixona-se por Eli (Lina Leandersson), garota bonita e peculiar que, aparentemente, é uma vampira, já que não suporta o sol ou a comida. Eli dá a Oskar força para lutar, mas o menino é colocado frente a um impasse quando percebe que ela precisa beber o sangue de outros para sobreviver: até onde pode o amor perdoar?

Crepúsculo (Twilight - 2008)

Para alguns, Crepúsculo não deveria estar nem perto desta lista, para outros esse seria considerado o melhor filme de vampiro dos últimos tempos. Por essas razões, fica a seu critério decidir se Crepúsculo é um bom filme ou não. No filme, Isabela Swan vai morar com seu pai em uma nova cidade, depois que sua mãe decide casar-se novamente. No colégio, ela fica fascinada por Edward Cullen, um garoto que esconde um segredo obscuro, conhecido apenas por sua família. Eles se apaixonam, mas Edward sabe que quanto mais avançam no relacionamento, mas ele está colocando Bella e aqueles à sua volta em perigo. Quando ela descobre que Edward é, na verdade, um vampiro, ela age contra todas as expectativas e não tem medo da sede de sangue de seu grande amor, mesmo sabendo que ele pode matá-la a qualquer momento.

Por July Moreira

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp