Space Opera: entenda o sub-gênero da Ficção Científica

Publicada em 26/07/2020 às 22:45

Comente

Space Opera: entenda o sub-gênero da Ficção Científica
Foto: Divulgação/Lucasfilm 

Space Opera (ou Ópera Espacial, em português) é um subgênero da ficção científica que busca seu encontro com o melodrama e seus elementos, comumente envolvendo romance, mas com o diferencial das ambientações interplanetárias. 

Ao contrário do que pode soar aos falantes de língua portuguesa, não tem muita semelhança com a ópera teatral/musical, exatamente, mas sim com o termo soap opera, em inglês, que remete às novelas, grandes exemplos de narrativas melodramáticas. Devido a isso, alguns autores acreditam que seja mais correto adaptar o termo para “novela espacial” ao traduzi-lo.

Quem criou o termo foi o escritor Wilson Tuckter, em 1941, mas de forma a depreciar o gênero melodramático espacial que começava a ganhar destaque na mídia da época, enquanto hoje o termo é imparcial. De qualquer forma, produções do gênero já existiam desde muito antes da citação de Tuckter, com exemplo para o livro The Skylark of Space (1928), escrito por E. E. Smith.

No cinema, o gênero Space Opera se tornou particularmente popular a partir dos anos 60 com o lançamento de franquias como Star Trek e Star Wars, que ganharam o público ao trazer elementos do melodrama ao espaço sideral cinematográfico e, até hoje, conquistam o público com sua universalidade e atemporalidade. 

São características do melodrama e, portanto, da Space Opera:
•    Protagonistas heroicos e virtuosos;
•    Vilão destinado à queda;
•    Personagens secundários de alívio cômico (clown);
•    Questões familiares; 
•    Sentimentalismo/romance;
•    Suspense/pitada de mistério. 

5 filmes populares que são exemplos de Space Opera:

Star Wars (1977)

Space Opera: entenda o sub-gênero da Ficção Científica
Foto: Divulgação/Lucasfilm

Não só o primeiro longa, mas toda a franquia de Guerra nas Estrelas é um grande exemplo de Space Opera, incluindo os spin-offs, seriados, animações e livros. A saga principal é centrada na família Skywalker e seus dramas: há o herói (Luke), o vilão (Vader), o clown (C3PO), o romance (Leia x Solo) e todo o suspense que permeia suas aventuras pelo desconhecido. 

Dune (1984)

Space Opera: entenda o sub-gênero da Ficção Científica
Foto: Divulgação/Universal Pictures

Com uma pitada extra de ação, mas não deixa de ser um dos maiores exemplos do gênero com a ascensão do guerreiro intergaláctico Paul Atreides que busca a sobrevivência de seu povo. Ele é um jovem herói que luta pelo bem em meio a galáxia, mas não se abstém de um enraizado sentimentalismo e dramaticidade em suas ações. 

WALL·E (2008)

Space Opera: entenda o sub-gênero da Ficção Científica
Foto: Divulgação/Walt Disney Animation Studios

Animação também pode ser Space Opera, e este grande projeto da Disney/Pixar provou que todas as idades podem se encantar com as narrativas melodramáticas espaciais e, ainda, servir uma grande história de preservação natural: a trama apresenta um pequeno robozinho que está sozinho na Terra, já que toda a população sobrevivente foi evacuada após a destruição do ecossistema. O amor também se faz presente na narrativa por meio de EVA, uma robô avançada que chega ao planeta.

Avatar (2009)

Space Opera: entenda o sub-gênero da Ficção Científica
Foto: Divulgação/Fox Film do Brasil

Um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos também é um sucesso do gênero, cuja história é marcada por alienígenas, humanos, estudos científicos, romance e uma grande prova de moral do herói em meio a sua jornada. O sucesso foi tanto que mais quatro filmes devem ser lançados em breve para expandir a franquia.

Guardiões da Galáxia (2014)

Space Opera: entenda o sub-gênero da Ficção Científica
Foto: Divulgação/Marvel Studios 

E nem os filmes da Marvel escapam dessa categoria: poderíamos citar vários outros, como Capitã Marvel (2019), mas o exemplo neste quase-musical é mais forte: o filme leva ação, aventura e comédia para a ficção científica, além de se encontrar também com elementos do melo drama ao colocar seus heróis em provações constantes, unindo-os quase como uma família (ou literalmente apresentando dramas familiares, como em sua sequência) e, ainda, uma boa e velha dose de romance. Foi quase uma reinvenção do gênero para as novas gerações, e serviu muito bem com sua proposta. 

Qual o seu filme preferido do gênero Space Opera?

Aproveite para conhecer outras produções de ficção científica no Cinema10.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!