Andy Serkis defende que captura de performance é atuação e fala sobre o preconceito das mídias

Publicada em 05/12/2011 às 12:29

Comente

andy serkisHá, claramente, um grande descaso com relação ao trabalho de atores como Andy Serkis. A Academia, as mídias e diversos outros meios ligados ao cinema não reconhecem a captura de performance como uma atuação genuína. Na verdade, Andy Serkis está merecendo uma indicação ao Oscar já há muito tempo (e a 20th Century Fox não tem poupado esforços para isso).

A captura de performance é um recurso cinematográfico que consiste, basicamente, em conectar diversos captores pelo corpo e/ou pelo rosto de um ator (ou de qualquer pessoa que possa contribuir para a captura um movimento específico) para, a partir de seus movimentos, dar origem a um personagem animado através da computação gráfica.

Revoltado com o tratamento que a atuação através desse tipo de técnica tem tido, o ator resolveu expor sua indignação e fez isso durante a entrega de um prêmio no Whistler Film Festival.

"Eu tenho muita sorte de estar participando de um momento em que a captura de performance está começando a ser usada corretamente. Ela está abrindo uma convergência totalmente nova no cinema e nos games e estou muito interessado em adaptá-la ao teatro, projetando avatares em telas enquanto os atores estão no palco", comentou. "O problema é a forma como meu trabalho está sendo comentado. `Andy Serkis emprestou sua voz a´, `ou emprestou seus movimentos´ ou `deu as emoções a´. São tantas maneiras de enrolar e descrever o que, de fato, é atuação. Mesmo em Tintim ainda estou creditado em vários lugares como dublador. Eu vivi aquele personagem", concluiu.

Serkis interpretou, recentemente, o chimpanzé Caesar em Planeta dos Macacos - A Origem, além de ter incorporado o King Kong de Peter Jackson e o Gollum em O Senhor dos Anéis. Os próximos longas em que o ator trabalha utilizando a mesma técnica são O Hobbit: Uma Jornada Inesperada e O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez, reprisando o papel de Gollum, além de As Aventuras de Tintim, como Capitão Haddock.

Andy Serkis, o Gollum, fala sobre estreia do trailer de O Hobbit e sobre as filmagens do longa.

Por Laísa Trojaike - @LaisaTrojaike

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!