Disney fez mudanças em O Serviço de Entregas da Kiki sem pedir ao Studio Ghibli

Publicada em 05/06/2020 às 13:42

Comente

Disney fez mudanças em O Serviço de Entregas da Kiki sem pedir ao Studio Ghibli
Foto: Divulgação/Studio Ghibli

O Serviço de Entregas da Kiki é um dos filmes mais populares do Studio Ghibli, grande estúdio de animação japonês com reconhecimento internacional e até mesmo um Oscar no currículo. Entretanto, quando a Disney adquiriu os direitos para dublar os projetos em inglês, mudanças muito mais ousadas foram praticadas sem a autorização da Ghibli. 

Steve Alpert, executivo internacional do Studio Ghibli de 1996 a 2011, explicou em uma entrevista recente à Cartoon Brew que a Disney fez mudanças extensas em O Serviço de Entregas da Kiki, incluindo músicas, efeitos sonoros e diálogos adicionais. Tudo isso sem avisar previamente ao estúdio responsável pela animação.

Quando a Ghibli descobriu sobre as mudanças, um produtor executivo da Disney recebeu  "o tipo de chicote verbal que faz homens crescidos chorarem", segundo as palavras de Alpert, deixando nítido que o estúdio não gostou nada das mudanças não-autorizadas em sua produção.

O Serviço de Entregas da Kiki foi originalmente lançado em 1989. Dirigido por Hayao Miyazaki, o filme conta a história de uma bruxinha que segue a tradição de sua família e, ao completar 13 anos, sai de casa com seu gato Jiji e a missão de aprender a sobreviver por conta própria. 

O filme pode ser assistido no Brasil pela Netflix, tal como outros 20 projetos do Studio Ghibli.

Leia também: 8 animações fantásticas do Studio Ghibli

Por Karoline Póss

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!