John Boyega diz que sua experiência em Star Wars foi baseada em sua raça

Publicada em 02/09/2020 às 09:48

Comente

John Boyega diz que sua experiência em Star Wars foi baseada em sua raça
Foto: Divulgação/Lucasfilm

John Boyega estampa a capa da edição deste mês da GQ Magazine e, em uma extensa entrevista, comenta sobre como a sua experiência em Star Wars foi baseada unicamente em sua raça, como um homem negro.

Ele interpretou Finn, um ex-stormtrooper que se une à Aliança Rebelde para lutar ao lado dos Jedi na mais recente trilogia da saga de Guerra nas Estrelas. Muitos fãs da franquia alegam que seu personagem era o mais interessante e o que mais tinha potencial para protagonizar a narrativa, mas foi sub-desenvolvido e utilizado como mero fanservice nos filmes.

E o próprio ator se incomodou com a experiência que teve nesta franquia, colocando-o no centro de uma onda de ódio, ataques e ameaças de morte que recebia diariamente nas redes sociais como um ator negro. Nas palavras de Boyega:  

“Eu sou o único membro do elenco que teve sua experiência dessa franquia com base em sua raça. Vamos deixar assim. Fica com raiva de um processo como esse. Isso o torna muito mais militante; isso muda você. Porque você percebe, ‘tive esta oportunidade, mas estou em uma indústria que nem estava pronta para mim’. Ninguém mais no elenco tinha pessoas dizendo que iriam boicotar o filme porque eles estavam nele. Ninguém mais teve o alvoroço e ameaças de morte enviadas para seus DMs do Instagram e mídias sociais, dizendo: 'Enegreça isso e enegreça aquilo e você não deveria ser um Stormtrooper.' Ninguém mais teve essa experiência. Mas ainda assim as pessoas estão surpresas que eu seja assim. Essa é a minha frustração."

Referindo-se a recepção do público e da mídia quanto a presença de atores não-brancos na franquia, continua, envolvendo ainda o preconceito sofrido por Kelly Marie Tran, a primeira atriz de ascendência leste-asiática a estrelar uma produção de Star Wars:

"Tipo, vocês sabiam o que fazer com Daisy Ridley, sabiam o que fazer com Adam Driver. Você sabia o que fazer com essas outras pessoas, mas quando se tratava de Kelly Marie Tran, quando se tratava de John Boyega, ninguém sabe porra nenhuma. Então o que você quer que eu diga? O que eles querem que você diga é: ‘Gostei de fazer parte disso. Foi uma ótima experiência ... 'Nah, nah, nah. Vou aceitar esse acordo quando for uma ótima experiência. Eles deram todas as nuances a Adam Driver, todas as nuances a Daisy Ridley. Sejamos honestos. Daisy sabe disso. Adam sabe disso. Todo mundo sabe. Eu não estou expondo nada." 

Star Wars é uma franquia popular que alavanvou a vida de diversos atores, mas muitos comentam sobre os danos psicológicos causados pela exposição a um fandom tão fervoroso e, por vezes, violento.

Ahmed Best, que interpretou Jar Jar Binks na trilogia prequel, já revelou ter pensado em suicídio devido aos ataques que sofria. Hayden Christensen, Jake Lloyd e a própria Daisy Ridley também foram alvos de bullying e ameaças, dentre outros envolvidos na franquia.

Conheça mais trabalhos de John Boyega no Cinema10.

Por Karoline Póss

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!