Mulan: chineses criticam trailer do live-action

Publicada em 11/07/2019 às 18:53

Comente

O live-action de Mulan já está na mira das críticas ocidentais por suas mudanças em relação ao filme animado de 1998, realizadas a fim de deixar a história mais próxima da lenda original chinesa, mas parece que a China também não está curtindo muito o filme. 

Com o lançamento do primeiro teaser oficial, o portal Variety apurou diversos comentários chineses que demonstram desagrado em relação a falta de precisão histórica, como se o filme só estivesse preocupado em reunir variados elementos da cultura chinesa sem se preocupar com a época ou contexto dos próprios. Veja alguns comentários:

"A Disney não deveria ser tão descuidada e apenas pensar que, porque as tulou [casas redondas] são lindas, eles podem fazer Mulan viver em uma. Ela não é Fujianese! Acho que essa Mulan teria que pegar o metrô para se juntar ao exército?".

“Este filme está apenas tentando agradar ao público ocidental. É como se eles pensassem, oh, esse elemento é realmente chinês, é muito oriental, então eu vou colocá-lo no filme para fazer com que todos sintam que esse é um filme muito "chinês".

“Essa confusão de misturar elementos orientais não relacionados é realmente desrespeitosa com as culturas e audiências não-ocidentais. Não se trata de [os produtores] realmente apreciarem elementos de uma cultura diferente da de Hollywood, mas usá-los para criar algo que os americanos achem confortável e atraente".

Se a ideia de fazer um live-action mais próximo da lenda original era uma tentativa de reparação histórica com o desrespeito apontado na animação do fim dos anos 90, a Disney ainda terá que trabalhar muito para agradar o público chinês.

A previsão de estreia do filme é para março de 2020.

Leia mais sobre o live-action de Mulan no Cinema10.

Por Karoline Póss

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!