Filmes que vão ajudar você a sentir ainda mais frio nesse inverno

Publicada em 18/06/2016 às 16:15

Comente

O inverno no Brasil começa oficialmente dia 20 de junho, mas boa parte das regiões do país enfrentaram nos últimos dias de outono temperaturas bem abaixo da média. Embora neve não seja uma constante por aqui, é possível se sentir ainda mais "invernal" com os filmes abaixo, que têm o frio quase como personagem coadjuvante e, muitas vezes, fator decisivo para o futuro dos protagonistas. Prepare o chocolate quente, pegue o cobertor, calce meias de lã e vista aquele blusão da escola desbotado e fofinho: a sessão de cinema vai começar! 

A perseguição

O irlandês Liam Neeson tornou-se um nome associado aos filmes de ação, especialmente pela trilogia Busca implacável. Nada difícil para um ator de quase 2 metros de altura, voz grave e rosto ameaçador. Porém, um dos diferenciais de Neeson é sua capacidade de mostrar fragilidade e contradições em personagens solitários e sem nada a perder.

É o caso aqui, em A Perseguição, onde ele interpreta um funcionário de uma empresa de petróleo que sobrevive a um acidente de avião no meio do Alasca. Como se não bastasse o acidente, o grupo de sobreviventes tem que enfrentar lobos, o frio horrendo e a fome. Ou seja, o desafio maior é a natureza.

O Regresso

Nem preciso falar muito, né? Leonardo DiCaprio fin-nal-men-te ganhou o Oscar de Melhor Ator por esse filme. Entre grunhidos e lamentos, seu personagem sobrevive a um ataque horripilante de uma mamãe urso, cai de um penhasco, se joga nos rios gelados do norte dos Estados Unidos e come qualquer coisa para cumprir seu objetivo: encontrar o assassino de seu filho. O Regresso se passa em paisagens cobertas de neve (filmadas com maestria por Alejandro Gonzáles-Iñarritu), onde o frio é ainda mais perigoso que o próprio homem.

O Enigma de Outro Mundo

Esqueça a refilmagem recente. O original, de 1982, é capaz de trincar os ossinhos do espectador, não só pelo terror, mas pelo frio exibido no filme. Na Antártida, um grupo de pesquisadores resgata um cachorro que corre aparentemente do nada para o nada. Erro fatal.

Uma criatura alienígena, que consome suas vítimas de dentro para fora, vai por abaixo o pouco que os personagens têm para se proteger. Apesar de ser um filme com muitos monstros nojentos, a melhor coisa de O Enigma de Outro Mundo é que, conforme a barba de Kurt Russel vai congelando, nosso coração vai esfriando um pouco também.

Vivos!

Em 1972, um avião transportava uma equipe de rúgbi chilena, cheia de jovens atletas. Sobre os Andes, a aeronave despenca. Das 45 pessoas presentes no voo, 16 morreram no acidente ou imediatamente após, pelos ferimentos ou frio.

Dos 29, oito foram mortos por uma avalanche que atingiu o que restou da carcaça do avião. O restante, com cada vez menos chances de serem resgatados, tomara a decisão mais difícil de suas vidas: se alimentar dos mortos. Vivos! seria uma obra de ficção horripilante se não fosse inspirado em fatos, infelizmente, muito reais.

 

Fargo

Fargo não é sobre o frio. Mas o frio é quase um personagem coadjuvante do filme, uma entidade que parece não querer facilitar a vida já miserável dos habitantes da cidade que dá nome ao filme. Um vendedor endividado contrata dois criminosos inúteis para sequestrar sua esposa e fazer o sogro pagar o resgate.

É claro, óbvio, elementar, que o plano não dá certo, deixando um rastro triste de sangue sobre a neve implacável que cobre tudo ali. Frances McDormand ganhou o Oscar de Melhor Atriz pelo papel da policial muito grávida e muito perspicaz que tenta entender o caos da mediocridade humana. Fargo é um clássico dos irmãos Coen.

O Iluminado

Muito trabalho e pouca diversão fazem de Jack um bobão. Essas palavras, traduzidas livremente do original, aparecem em um momento crucial de O Iluminado. Jack Nicholson será eternamente lembrado pelo protagonista, um escritor fracassado que leva sua família para a morte certa...quer dizer, para o hotel que, durante o inverno, fica fechado, isolado e assombrado por todo tipo de alma penada e magoada.

Nesse ambiente único, o frio aparece como uma ameaça extra, espiando pelas inúmeras janelas do hotel. A sequência de perseguição do labirinto do jardim é onde ele (o frio) mostra seu poder.

Deixe ela entrar

De novo: deixe a refilmagem de lado. Vá atrás dessa pequena pérola sueca. Deixe Ela Entrar é sobre um menino frágil e tímido, humilhado e torturado pelos coleguinhas de escola. Sua salvação é a nova vizinha: uma garota que não envelhece, não sente dor e precisa de sangue quente para continuar, digamos assim, viva.

Como a neve, o gelo e o frio tornam as ruas da cidade desertas, a caça por alimento torna-se mais fácil. Fácil também é a amizade que nasce entre os dois, embora o menino entenda aos poucos que, para sua salvação, haverá um sacrifício a ser feito.

Os Oito Odiados

Filmado em 70mm, um tipo raro de formato, Os Oito Odiados é um filme que se passa quase inteiro dentro de uma casa velha, de madeira, no meio do nada, durante uma nevasca sem igual. Quando a neve e a vastidão do Colorado são mostradas, é um espetáculo tão grande que nossos olhos parecem pequenos demais para compreender.

Quentin Tarantino conseguiu fazer o frio participar do filme não apenas nas paisagens, mas na fumacinha que emana do suor de um personagem que acabou de ser baleado (só a dor de uma bala no osso para fazer um homem adulto suar no inverno do Colorado!). O cozido de carne e legumes que fica pronto lá pela metade do filme é outra indicação do frio: os oito odiados devoram cada bocado quase sem mastigar, tanto para matar a fome, quanto para conseguir um pouquinho de calor. 

E então? Já pegou o cobertor? Conte para nós quais seus filmes favoritos que se passam em ambientes gelados!

Por Fabíola Cunha


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!