Publicada em 27/10/2013 às 18:15

Comente


Os vilões inesquecíveis do cinema

Todos nós gostamos de torcer para os "mocinhos", mas, se você parar para pensar, o que seriam deles se não fossem os personagens da lista a seguir? Sem sombra de dúvidas seus atos heroicos não teriam a mesma importância. Podemos dizer também que, quando trata-se de um filme, o vilão é "um mal necessário", como diz o famoso ditador popular. Confira a lista dos vilões que aterrorizam até hoje os machões que, supostamente, "não sentem medo":

Jason Voorhees
Filme(s): franquia Sexta-Feira 13 (1980-2009)

Apesar de ser considerado um dos maiores vilões do cinema, Jason não matou ninguém no primeiro filme da franquia Sexta-Feira 13. Quem atacava os jovens no acampamento era sua mãe, a Sra. Vorees. Interpretado por Warrington Gillete, o vilão morreu afogado durante uma colônia de férias Crystal Lake, 20 anos atrás, mas voltou para perseguir os novos frequentadores do local. Com sua máscara de hóquei, ele matou mais de 160 pessoas em uma dezena de filmes.

Michael Myers
Filme(s): franquia Halloween (1978-2009)

Para Michael Myers, o dia das bruxas significa ter que pegar sua faca e matar qualquer um que lembre sua irmã. Apesar de oito atores interpretarem Myers no filme original, somente Tony Morgan mostrou seu rosto.

Pinhead
Filme(s): franquia Hellraiser (1987-2005)

Em tradução literal, Pinhead significa "cabeça de pregos". O vilão é um cenobita, um tipo de emissário do inferno que, ao lado de outros como ele, busca na Terra experiências que envolvam prazer, dor e sofrimento. No filme, o personagem foi interpretado por Doug Bradley em oito filmes da franquia Hellraiser, criada por Clive Barker.

Ghost Face
Filme(s): franquia Pânico (1996 - 2011)

Ghostface é um serial killer que sempre tenta matar a jovem Sidney Prescott e seus amigos. O vilão tem o hábito de ligar para suas vítimas fazendo perguntas sobre filmes de terror. Se errar a pergunta, ele ataca e mata a pessoa esfaqueando-a por completo, usando uma faca afiada, roupas pretas e uma máscara de fantasma conhecida no mundo inteiro.

Chucky
Filme(s): franquia Chucky (1988 - 2012)

Charles Lee Ray, ou simplesmente Chucky, é um serial killer que depois de ser abandonado por seu parceiro de crimes Eddie Caputo acaba sendo baleado por um detetive. Chucky entra numa loja de brinquedos e, antes de morrer, utiliza seus conhecimentos de magia negra para transferir sua alma para um boneco da linha Good Guys. Durante o ritual, um relâmpago atinge a loja, selando a transferência da alma.

Coringa
Filme(s): Batman (1989)Intérprete: Jack Nicholson
Filme(s)Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)Intérprete: Heath Ledger

Ainda que Jack Nicholson tenha feito um bom trabalho interpretando o Coringa no filme de Tim Burton, onde nos apresenta um Coringa essencialmente debochado e cômico, Heath Ledger, por sua vez, interpreta o vilão de uma forma bem mais dramática e agressiva. Muitos fãs e críticos citam esse Coringa de Ledger como a melhor representação de todas.

Dr. Hannibal Lecter
Filme(s): O Silêncio dos Inocentes (1991), Dragão Vermelho (2002), Hannibal (2001) e Hannibal: A Origem do Mal (2007)

Apesar de já ter aparecido no cinema em Caçador de Assassinos (Manhunter), em 1986, o personagem só ficou famoso quando foi interpretado por Anthony Hopkins em O Silêncio dos Inocentes (Silence of the Lambs), em 1991.

Nascido na Lituânia, Lecter perdeu sua família durante a Segunda Guerra e depois se mudou para o Estados Unidos, onde formou-se em medicina. No entanto, o que o tornou famoso não foi seus estudos, mas sim sua habilidade como serial killer e canibal, o que o levou à cadeia, porém não o impediu de continuar a fazer suas maldades.

Darth Vader
Filme(s): Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith (2005), Star Wars: Episódio 4 - Uma Nova Esperança (1977), Star Wars: Episódio 5 - O Império Contra-Ataca (1980) e Star Wars: Episódio 6 - O Retorno de Jedi (1983)

Darth Vader é o maior vilão do cinema para os fãs de Star Wars. Suas principais marcas são a armadura negra e a angustiante respiração mecânica.

Jigsaw
Filme(s): Jogos Mortais (2004-2010)

Inteligentíssimo, Jigsaw se tornou um dos personagens mais icônicos do cinema. Apesar de sua maldade, o personagem não é um serial killer igual aos outros. Na mente de Jigsaw, ele dá uma segunda chance para suas vítimas aprenderem com os próprios erros. Utilizando armadilhas complexas e bem elaboradas, o vilão dá duas opções para os coitados: mutilar uma parte do corpo e se salvar ou morrer.

Freddy Krueger
Filme(s): franquia A Hora do Pesadelo (1984-2010)

Freddy é um assassino de crianças que após ser queimado vivo pelo pais vingativos, passa a entrar nos sonhos de adolescentes, matando-os no mundo real. Robert Englund foi o intérprete original de Freddy, participando de oito filmes.

Lord Voldemort
Filme(s): franquia Harry Potter (2001-2011)

Considerado por muitos como o mais poderoso bruxo das trevas de todos os tempos, Lord Voldemort tem objetivo de controlar o mundo mágico e ganhar a imortalidade através da prática das Artes das Trevas e espalhar sua superioridade dos sangues-puros perante os sangues-ruins.

Carrie
Filme(s): Carrie, a Estranha (1976)

Carrie é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com sua mãe, uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Na escola, uma armadilha é preparada para Carrie e ela é ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos sua capacidade de vingança quando está repleta de ódio.

HAL 9000
Filme(s): 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968)

HAL é um computador com avançada inteligência artificial, instalado a bordo da nave espacial Discovery e responsável por todo seu funcionamento. No filme, é representado por câmeras distribuídas através da nave, sendo sua voz dublada pelo ator canadense Douglas Rain. HAL é capaz de falar naturalmente, realizar reconhecimento facial e por voz, fazer leitura labial, interpretar emoções, raciocinar, expressar emoções e jogar xadrez.

Jack Torrence
Filme(s): O Iluminado (1980)

Jack Torrance, interpretado por Jack Nicholson, é um escritor que está tentando reconstruir a vida de sua família e, principalmente, a sua, tentanto se curar do alcoolismo. Ele aceita o trabalho de zelador de inverno no isolado e imenso resort hotel Overlook, cujo passado é fantasmagórico. Esperando para provar a todos que ele se recuperou do alcoolismo, e agora tornou-se uma pessoa responsável, Jack Torrance se muda para o Hotel Overlook com sua esposa, Wendy, e o jovem filho, Danny, que é telepata e sensível a forças sobrenaturais. De repente, Jack começa a agir de modo estranho, um fantasma do hotel gradativamente acaba possuindo-o. Jack passa a querer matar Wendy e Danny, no desejo de absorver as habilidades psíquicas do menino.

Samara Morgan
Filme(s): O Chamado (2002)

Samara Morgan é antagonista do terror O Chamado. A personagem é baseada em Sadako Yamamura, a vilã da série de filmes e livros japoneses Ring, escritos por Koji Suzuki, com apenas alguns aspectos da vida e da morte da personagem original diferenciados.
 
O Chamado mostra a maldição de uma misteriosa fita de vídeo que lança uma praga mortal sobre qualquer pessoa que a assistir: o espectador morrerá brutalmente em sete dias.

Agente Smith
Filme(s): Trilogia Matrix (1999-2003)

Como programa de inteligência artificial, que comanda a realidade em Matrix, o agente Smith tem poderes de desafiar as regras da física, o que lhe dá força e agilidade além do normal, podendo até mesmo voar.

Scar
Filme(s): O Rei Leão (1994)

Após Simba nascer, Scar percebe que foi rejeitado na herança do trono. Scar sempre teve inveja de Mufasa e de seu filhote Simba. Numa manhã, depois que Mufasa mostra a Simba, todos os limites territoriais do seu futuro reino, Scar faz uma indicação de um lugar onde Mufasa disse para Simba não entrar. Esse era um plano para matar Simba, já que o pequeno leão era muito curioso.

Zé Pequeno
Filme(s): Cidade de Deus (2002)

Zé Pequeno (ou Dadinho) foi um criminoso carioca, da Cidade de Deus, durante os anos 70 e 80 do século XX, retratado no filme Cidade de Deus, onde foi interpretado por Leandro Firmino e Douglas Silva (quando criança).

Drácula
Filme(s): Drácula (1931)

Um dos maiores clássicos do cinema, Drácula, estreou nos cinemas em 1931 com o ator húngaro Bela Lugosi no papel principal. Com capa preta e cabelo “boi lambeu” engomado para trás, até hoje é considerado o ator que melhor interpretou o conde Drácula.
 
Drácula é um vampiro que mora na Transilvânia e que precisa se alimentar de sangue para viver. Apesar de ser um monstro das trevas, o conde também mostra o seu lado romântico ao se apaixonar por uma linda jovem.

Kevin
Filme(s): Sin City - A Cidade do Pecado (2005)

Kevin é um assassino em série praticamente mudo que mata mulheres e canibaliza seus restos mortais. Seu lobo de estimação fica com as sobras.

Catherine Tramell
Filme(s): Instinto Selvagem (1992) e Instinto Selvagem 2 (2006)

Sedutora, Catherine Tramell é a personagem que deu a Sharon Stone o título de símbolo sexual. Se Instinto Selvagem é famoso até hoje, parte dessa fama foi conquistada pela bela cruzada de pernas de Catherine quando está sendo interrogada na delegacia.

Anton Chigurh
Filme(s): Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)

Anton Chigurh é um dos maiores psicopatas que o cinema já viu. No filme, sua missão, como assassino de aluguel, é encontrar uma sacola com 2 milhões de dólares do tráfico de drogas e acabar com quem a pegou. E nada vai detê-lo. Nada!

Bruxa Má do Oeste
Filme(s): O Mágico de Oz (1939)

Essa é a verdadeira bruxa: pele verde, nariz pontudo, roupa preta, chapelão e vassoura. A Bruxa Má do Oeste - irmã da Bruxa do Leste. Ela persegue a menina por toda a sua jornada de tijollinhos dourados, chegando até mesmo a enviar seus macacos alados para capturarem a menina.

Lex Luthor
Filme(s): Superman - O Retorno (2006)

Apesar de ser um vilão conhecido por todos, Lex Luthor não fez juz ao seu nome nos cinemas até hoje. Ainda estamos esperando alguém que interprete aquele vilão dos quadrinhos. Apesar de tudo, quem chegou mais próximo foi Kevin Spacey em Superman - O Retorno, onde conseguiu causar dificuldades ao krypitoniano.

T-800
Filme(s): O Exterminador do Futuro (1984)

Para quem não sabe, inicialmente o personagem de Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro (1984) tinha como objetivo matar a mãe de John Connor antes que ela desse à luz ao futuro líder dos rebeldes humanos. Só no segundo filme o T-800 é formatado e passa a servir John Connor.

Norman Bates
Filme(s): franquia Psicose (1960-1990)

No clássico adaptado por Alfred Hitchcock a partir do livro de Robert Bloch, Norman Bates, depois de sofrer nas mãos de sua mãe enquanto jovem, acaba se vingando dela em um ataque de ciúmes. No filme está a clássica "cena do chuveiro", que demorou sete dias para ser filmada.

Sauron
Filme(s): Trilogia O Senhor dos Anéis (2001-2003)

Sauron foi um dos maiores inimigos da Terra-Média. O vilão já foi um servo de Morgoth, mas depois da derrota de Morgoth, Sauron tornou-se um Senhor das Trevas e tentou conquistar todos da Terra Média. Sauron forjou o Um Anel para exercer a sua vontade sobre as outras.

Magneto
Filme(s): franquia X-Men (2000-2011)

E até hoje a pergunta é: "Será que um dia os humanos vão consegui viver em harmonia com os mutantes?", se depender de Charles Xavier, sim. Mas do outro lado temos Magneto, que quer de vez acabar com a humanidade levando-a outro nível.

Patrick Bateman
Filme(s): Psicopata Americano (2000)

Patrick Bateman (interpretado por Christian Bale) é um homem bonito e bem sucedido financeiramente. A real figura de um executivo de Wall Street. A diferença entre ele e os outros endinheirados é a personalidade de Patrick: ele é um psicopata.

General Zod
Filme(s): Superman: O Filme (1978), Superman II (1980); Intérprete: Terrence Stamp
Filme(s): O Homem de Aço (2013); Intérprete: Michael Shannon

Assim como o Superman, o General Zod é um dos kryptonianos sobreviventes à destruição de seu planeta natal. A primeira vez que o vilão apareceu nas telonas foi em Superman: O Filme, interpretado por Terence Stamp.
 
O ator americano Michael Shannon interpretou o General Zod em O Homem de Aço (2013).

Loki
Filme(s): Thor (2011) e Os Vingadores (2012)

 
Loki é um supervilão da Marvel baseado em Loki da mitologia nórdica. No cinema, Loki foi interpretado por Tom Hiddleston em Thor (2011) e em Thor 2: O Mundo Sombrio (2013). Foi também o antagonista principal de Os Vingadores (2012).
 
Por Gabriel Azevedo

Veja também

Mais matérias...

Comentários (10)

Laura Walker comentou: Eu gosto do Coringa e do Chuk 13/03/2014 | Responder

caio comentou: Muitos ai são inesqueciveis como Chucky ,Panico e Fredy por me fazerem cagar de medo qndo criança kkkkk hj em dia piro nos vilões com ótima interpretaçao e q podem ser reais , tipo Coringa do Leadger (inesquecivel ) Hannibal lecter , Patrick bateman... Obs: vcs ai usuarios, curtam mais materias como essa,se divirtam comentandu em vez de ficarem se achando ccriticos profissionais ,reclamando q tal era pa ta na lista e fulano naum kkk tem muito Arthur xexel comentadu ai kkkkk 10/03/2014 | Responder

Felipe Bertoli Oliveira comentou: faltou megatron,venom,ultron e rainha vermelha 01/01/2014 | Responder

Rafael Alves Santana comentou: Falta o Megatron 24/12/2013 | Responder

robert comentou: meu preferidos são Coringa (vivido por Heath Ledger), Hannibal Lecter e Darth Vader. 15/11/2013 | Responder

Allan comentou: Loki e Lord voldemort estão ae por puro modismo. 09/11/2013 | Responder

Adson comentou: Catherine Tramell???
Assistiram o filme pelo menos?
06/11/2013 | Responder

Caio comentou: Horrivel a materia personages que nao tem nada haver com a essencia de ser um vilão exterminador no futuro como vilão meu deus! quem fez isso uma criança de 10 anos. no filme ele ja foi preparado para ser o mocinho nas sequencias e o kra me coloca como vilão!
Bruxa Má do Oeste ta de brincadeira ne tem personagem muito melhores para ta numa lista como essa como exemplo: O Alien, John Doe (7 pecados capitais), so pra mim nao falar mais nada kd o Drácula meu filho! sei que vão tirar meu comentario mais essa lista me desculpe ta horrivel!
31/10/2013 | Responder
Ricardo respondeu: Olha amigo, você pode estar certo quando fala que faltou Drácula ou os outros vilões, mas o T-800, de Exterminador do Futuro, era vilão no filme de 1984. Comente só o que você sabe. 03/11/2013


ASR comentou: Coringa e Jigsaw pra mim foram os melhores 30/10/2013 | Responder

William Oliveira Kofter comentou: Todos são fantásticos, mais os clássicos são os melhores. 29/10/2013 | Responder

Deixe o seu comentário