menu search

15 filmes para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Publicada em 08/03/2016 às 10:36 Comente

Em 2015, a atriz Patricia Arquette ao vencer o Oscar de Melhor Coadjuvante por Boyhood - Da Infância à Juventude, pediu igualdade de salários, uma realidade que segue em várias categorias de trabalho ao redor do mundo. Para se ter uma ideia, a Organização Internacional do Trabalho prevê que a paridade salarial entre mulheres e homens vai levar mais de 70 anos para acontecer. O tema já foi explorado em diversos filmes e aparece aqui neste ranking. Por sinal, o que não falta, são grandes histórias de mulheres que lutam por seus sonhos, direitos, respeito, justiça e ideais. Confira a seguir mais detalhes!

As Sufragistas (2015)

Elas ainda lutam pelo movimento sufragista, que é o motivo pelo qual você tem o direito, não só pelo voto, mas pelo fim da desigualdade. Os temas abordados no longa seguem relevantes e atuais em especial sobre jornada de trabalho e a desigualdade salarial entre homens e mulheres. Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o filme reestreou em alguns cinemas do Brasil. Saiba mais sobre As Sufragistas e sobre outros filmes sobre mulheres.

A Garota Dinamarquesa (2015)

Cinebiografia conta a história do pintor dinamarquês Einar Wegener (Eddie Redmayne), casado com a também pintora Gerda (Alicia Vikander). Certa vez sua esposa precisa de uma modelo para posar com um vestido e pede ao marido para ajudá-la. É nesse momento que Einar fica perturbado e intrigado com a forma como o tecido do vestido toca sua pele e os sapatos calçam seus pés, revelando seu lado feminino, que acaba aflorando sob a identidade de Lili Elbe. O filme baseado em fatos reais mostra a luta de Einar em se tornar o primeiro transgênero da história.

Saiba mais sobre A Garota Dinamarquesa e sobre outros filmes sobre mulheres.

Joy: O Nome do Sucesso (2015)

Ela bola o Miracle Mop, um esfregão feito com um tecido feito para ser torcido, sem a pessoa molhar as mãos. É a partir dessa invenção que ela constrói um negócio milionário e se torna presidente de uma companhia que cria objetos que ajudam no dia a dia dos afazeres domésticos. Saiba mais sobre Joy: O Nome do Sucesso e sobre outros filmes sobre mulheres.

Malala (2015)

Interessada em expor o problema para o mundo, a jovem começou a escrever o blog Diário de uma Estudante Paquistanesa. Foi quando Malala sofreu o ataque. Ela foi levada ao Reino Unido para fazer uma cirurgia, sobreviveu e se tornou símbolo da luta pelos direitos humanos. Em 2014, a ativista recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Saiba mais sobre o filme Malala e sobre outros filmes sobre mulheres.

A Brave Heart: The Lizzie Velasquez Story (2015)

Saiba mais sobre A Brave Heart: The Lizzie Velasquez Story e sobre outros filmes sobre mulheres.

The Hunting Ground (2015)

Saiba mais sobre The Hunting Ground e sobre outros filmes sobre mulheres.

Azul é a Cor Mais Quente (2013)

Saiba mais sobre Azul É a Cor Mais Quente e sobre outros filmes sobre mulheres.

Jogos Vorazes (2012)

Saiba mais sobre Jogos Vorazes e sobre outros filmes sobre mulheres.

Volver (2006)

Saiba mais sobre Volver e sobre outros filmes sobre mulheres.

Olga (2004)

Produção conta a história real da comunista Olga Benário (Camila Morgado) que recebe a missão de escoltar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) da União Soviética até o Brasil. Ele viria a se tornar um dos principais líderes comunistas no Brasil e bateu de frente com o governo de Getúlio Vargas. Prestes e Olga se apaixonaram e ela engravida. A revolucionária luta para ter sua filha, Anita, no país, mas o fato de ser judia a faz ser deportada para a Alemanha nazista, onde acaba sendo morta num campo de concentração.

Saiba mais sobre Olga e sobre outros filmes sobre mulheres.

Frida (2002)

Saiba mais sobre Frida e sobre outros filmes sobre mulheres.

Legalmente Loira (2001)

Saiba mais sobre o filme Legalmente Loira e sobre outros filmes sobre mulheres.

A Cor Púrpura (1985)

Saiba mais sobre A Cor Púrpura e sobre outros filmes sobre mulheres.

Norma Rae (1979)

Sally Field (vencedora do Oscar por esse papel) interpreta a personagem-título num outro filme, baseado em fatos reais e que aborda a questão salarial e a busca pela igualdade entre homens e mulheres. Norma trabalha desde os 16 anos e ao conseguir emprego numa fábrica têxtil ela acaba liderando as suas colegas em busca da criação de um sindicato para representar sua categoria, desafiando seus patrões.

Saiba mais sobre Norma Rae e sobre outros filmes sobre mulheres.

Quando Duas Mulheres Pecam (1966)

Outro diretor que abordou bem o universo feminino foi o sueco Ingmar Bergman e seus elaborados mergulhos na psique humana. Aqui a trama é centrada na relação entre a enfermeira Alma (Bibi Andersson), que cuida da atriz Elisabet (Liv Ullmann), que perdeu a voz após uma encenação. Apesar do título Quando Duas Mulheres Pecam, o filme foca na relação sufocante e de estranhamento entre elas. Muitas questões ficam sem respostas, mas quando se trata de Bergman, isso já é esperado.

Saiba mais sobre Quando Duas Mulheres Pecam e sobre outros filmes sobre mulheres. por Vanessa Wohnrath

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp