Adaptações de livros que chegam aos cinemas em 2014

Publicada em 05/01/2014 às 10:00

Comente


Esse é um grande ano para as adaptações de livros em filmes. Best-sellers como A Menina que Roubava Livros, do escritor Markus Zusak, e o sucesso de John Green, A Culpa é das Estrelas, chegam às telonas como grandes apostas. E nesse ano teremos também a conclusão da franquia O Hobbit, clássico de J. R.R. Tolkien dirigido por Peter Jackson, tão aguardada pelos fãs, assim como o sucesso de bilheteria Jogos Vorazes, que estará estreando a  primeira parte da conclusão de Suzanne Collins, A Esperança - Parte 1. Abaixo, confira a lista das principais adaptações literárias que estreiam neste ano:

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street - 2014)

Estreia: 24/01/2014
 
Sinopse: O filme é adaptação do livro de memórias de Jordan Belfort, o best-seller O Lobo de Wall Street. Belfort (Leonardo DiCaprio) foi um corretor de títulos da bolsa norte-americana que entrou em decadência nos anos 90. Sua história envolve o uso de drogas e crimes do colarinho branco.
 
 
 
 

A Menina que Roubava Livros (The Book Thief - 2014)

Estreia: 31/01/2014
 
Sinopse: Adaptação de A Menina que Roubava Livros, do australiano Markus Zusak, o filme acompanha a história de Liesel Meminger (interpretada pela canadense Sophie Nélisse). Durante a Segunda Guerra Mundial, Liesel e seu irmão são deixados pelos pais e adotados por uma casal vivido por Geoffrey Rush (O Discurso do Rei) e Emily Watson (Anna Karenina). O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. Ela aprende a ler com o incentivo de sua nova família e Max, um judeu refugiado que eles escondem baixo às escada. Para Liesel e Max, o poder das palavras e da imaginação se transformam em escape ds tumultuosos eventos que acontecem ao seu redor. Em meio ao caos, a jovem encontra refúgio na literatura para sobreviver. Ajudada por seu pai adotivo, ela passa a roubar livros e descobrir neles a esperança perdida durante a guerra.
 
 
 

Caçadores de Obras-Primas (The Monuments Men - 2013) 

Estreia: 14/02/2014
 
Sinopse: Baseado nos fatos reais de uma das maiores caças ao tesouro da história, Os Caçadores de Obras-Primas é um filme que conta a aventura de um pelotão da Segunda Guerra Mundial, liderado por FDR, em direção à Alemanha para recuperar obras de arte roubadas por ladrões nazistas e devolvê-las aos seus verdadeiros donos. Seria uma missão impossível: com as peças presas em território inimigo, e os alemães com ordens de destruir tudo, como este grupo - de sete diretores de museus, curadores e historiadores de arte, mais familiarizados com Michelangelo que com uma M-1 - poderiam ter êxito? Os Caçadores de Obras-Primas, como são chamados, se encontrarão em uma corrida contra o tempo para evitar a destruição de 1000 anos de cultura, eles arriscarão suas vidas para proteger e defender as maiores conquistas da humanidade.
 
 
 
 

12 Anos de Escravidão (Twelve Years a Slave - 2013)

Estreia: 21/02/2014
 
Sinopse12 Anos de Escravidão é baseado na inacreditável verdadeira história de um homem que luta por sobrevivência e liberdade. Na época pré-Guerra Civil dos Estados Unidos, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro livre do norte de Nova York, é sequestrado e vendido como escravo. Diante da crueldade (personificada por um dono de escravos desumano, interpretado por Michael Fassbender) e de gentilezas inesperadas, Solomon luta não só para se manter vivo, mas também para manter sua dignidade. No décimo segundo ano de sua odisseia inesquecível, Solomon encontra casualmente com um abolicionista canadense (Brad Pitt), que muda sua vida para sempre.
 
 
 
 

Divergente (Divergent - 2014)

Estreia: 17/04/2014
 
Sinopse: Em uma Chicago futurista, onde as pessoas estão divididas em cinco facções com base em suas personalidades, a adolescente Beatrice Prior (Shailene Woodley) descobre que ela é divergente - uma pessoa que não se encaixa em qualquer uma das facções - e logo descobre segredos em sua sociedade aparentemente perfeita. O longa é baseado no primeiro livro de uma trilogia escrita por Veronica Roth.
 
Diretor: Neil Burger
 
 
 

A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars - 2014)

Estreia: 13/06/2014
 
Sinopse: Em A Culpa é das Estrelas uma garota de 16 anos descobre que tem câncer e é obrigada pelos pais é frequentar um grupo de apoio. É nesse momento que tudo muda, ela conhece um rapaz que foi obrigado a abandonar seu sonho de ser jogador de basquete após perder uma perna para a doença. Juntos eles vão descobrir e viver um romance com um futuro incerto.
 
Diretor: Josh Boone
 
 
 

O Menino no Espelho (2014)

Estreia: 27/06/2014
 
Sinopse: Que criança nunca sonhou um dia em ter um clone? Alguém que fizesse todas as tarefas chatas em seu lugar, como ir à escola mesmo sem vontade ou tomar uma dolorosa injeção no hospital. A transformação dessa fantasia em realidade é a trama central de O Menino no Espelho, um filme que trata de valores universais como a infância, a amizade e a descoberta do amor.
 
 
 

Correr ou Morrer (The Mazze Runner - 2014)

Estreia: 18/09/2014
 
Sinopse: Situado em um mundo pós-apocalíptico, o jovem Thomas (Dylan O'Brien) é colocado em uma comunidade de garotos depois de ter sua memória apagada. Porém, logo ele descobre estar preso em um labirinto.
 
Diretor: Wes Ball
 
 

Garota Exemplar (Gone Girl - 2014)

Estreia: 02/10/2014

Sinopse: Nick Dunne (interpretado por Ben Affleck) é um jornalista de Nova York que busca por Amy (Rosamund Pike), sua esposa que desapareceu no dia do seu quinto aniversário de casamento. O marido procura a polícia, mas logo Nick se torna o principal suspeito. À medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, fica claro que a verdade não é o forte do casal.
 
Diretor: David Fincher
Roteiro: Gillian Flynn
 
 

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (The Hunger Games: Mockingjay - Part 1)

Estreia: 14/11/2014
 
Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss (Jennifer Lawrence) acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. 
 
E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do "thriller", numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.
 
 
 

O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez (The Hobbit: There and Back Again - 2014)

Estreia: 19/12/2014
 
Sinopse: O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez é o último da trilogia de filmes baseados na popular obra-prima O Hobbit, de J.R.R. Tolkien. O filme conclui a jornada épica de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), que se junta ao mago Gandalf (Ian McKellen) e os treze anõs, liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho (Richard Armitage), para recuperar o Reino dos Anões de Erebor do temido dragão Smaug.
 
DiretorPeter Jackson
 
 

Vampire Academy: O Beijo das Sombras (Vampire Academy: Blood Sisters - 2014)

Estreia: Cancelado (O filme será lançado apenas em VOD e DVD).
 
Sinopse: O filme é uma adaptação da série best-seller Academia de Vampiros, de Richelle Mead. Com direção de Mark Waters (Minhas Adoráveis Ex-Namoradas), o filme apresenta as primeiras aventuras de Rose Hathaway (Zoey Deutch), uma dhampir - meio vampira, meio humana - no treinamento para ser a guardiã de sua melhor amiga, a princesa Lissa Dragomir (Lucy Fry), única herdeira das 12 famílias da realeza Moroi, pacíficos vampiros mortais.
 
DiretorMark Waters
 
 
 
 
*As datas de estreias estão sujeitas a mudanças por parte das distribuidoras.

Por Gabriel Azevedo

Mais matérias...

Comentários (1)

Deixar um comentário


Vernon comentou: O nome do último filme de O Hobbit tá errado. O correto é: A Batalha dos Cinco Exércitos (ou algo mais próximo disso) Responder