As mulheres mais fortes do cinema

Publicada em 10/03/2016 às 13:45

Comente

mulher maravilha

 

Já que é o mês das mulheres, por que não ter mais de uma matéria para essas guerreiras do dia a dia e também da ficção? Foram tantas as opções na história do cinema que ficou difícil fechar uma lista assim.
 
Mas acredito que as escolhidas vão representar todas as outras muito bem. Força aqui não se trata apenas do físico, essas escolhidas são poderosas em suas atitudes, respeitando seus limites e não permitindo que ninguém desconsidere sua dignidade. 
 
E como elas não gostam de mimimi, lhes apresento as 10 representantes das mulheres mais fortes do cinema.

Olga

Olga

 

O filme nacional de 2004, do diretor Jayme Monjardim, é baseado em uma história real de luta e amor. Conta a história de Olga Benário, personagem de Camila Morgado, uma militante comunista que protegeu Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) durante a Intentona Comunista de 1935. Por ele se apaixonou e engravidou. Olga acabou sendo presa e deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista, onde tem sua primeira e única filha, Anita Leocádia, dentro de um Campo de Concentração. Foi afastada da criança ainda cedo e enviada para o Campo de Concentração de Ravensbrück, onde morreu em uma câmara de gás.
 
Olga lutou por seus ideais acima de suas vontades pessoais e não desistiu apesar de todas as dificuldades do caminho. "Iluminar para sempre... Iluminar tudo... Até os últimos dias da eternidade... iluminar e só... Eis o meu lema e o do sol."

Sarah Connor

Sarah Connor

Sarah Connor (Linda Hamilton) é uma mulher aparentemente indefesa que leva uma vida simples como garçonete, mas não resiste em assumir seu posto de mulher decidida e poderosa, mãe de John Connor, o líder da resistência em O Exterminador do Futuro (1981-1984). Ninguém tem dúvidas de que ela era muito mais do que uma simples mãe, era uma verdadeira guerreira, repleta de força e coragem.
 
Recentemente a personagem foi interpretada por Emilia Clarke, em O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015).

Beatrix Kiddo (ou Mamba Negra)

Beatrix Kiddo (ou Mamba Negra)

 

Ela se especializou em engolir sapos, mas transformou todos eles em um desejo de vingança altamente planejado. A protagonista de Kill Billj (2004), interpretada por (Uma Thurman) sofre uma tentativa de homicídio brutal e após sair de um coma que durou cinco anos tem apenas um desejo: a vingança. A direção é de Quentin Tarantino.

Katiniss Everdeen

Katiniss Everdeen

Katiniss entra na aventura mais perigosa da sua vida para proteger sua irmã no primeiro Jogos Vorazes. Ela se torna o maior símbolo de uma revolução e, apesar de ser muito corajosa, não deixa de revelar seu lado humano, algumas vezes confuso e altamente sensível.
 
A personagem é interpretada por Jennifer Lawrence em uma das franquias de maior sucesso do cinema, baseada na obra de uma mulher, a escritora Suzanne Collins, e que conta com quatro filmes: Jogos Vorazes, Jogos Vorazes: Em Chamas, Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1, Jogos Vorazes: A Esperança - O Final.

Lisbeth Salander

Lisbeth Salander

A personagem Lisbeth Salander, interpretada no original (sueco) por Noomi Rapace (foto) e na versão norte-americana por Rooney Mara, do filme Millennium, é uma mulher de poucas palavras e uma hacker muito talentosa. Sua aparência pouco convencional não a transforma em alguém menor mulher, mas a ajuda a esconder todas as pancadas que a vida lhe deu, incluindo questões judiciais e abusos sexuais. Ela se recusa a fazer papel de vítima e ainda ajuda o jornalista Mikael Blomkvist.

Viúva Negra

Viúva Negra

 

Natasha Romanoff, a Viúva Negra, é interpretada por Scarlett Johansson no universo cinematográfico da Marvel. A personagem firmou seu espaço em um ambiente predominantemente masculino e passa longe de ser apenas um rostinho bonito: ela é forte, ágil, especialista em armas e táticas militares, além de ser uma excelente espiã e lutadora.
 
Teve importante papel em filmes como Os Vingadores (2012), Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014) e Vingadores 2: Era de Ultron (2015). Em breve receberá um longa solo - é o que todos esperam ao menos.

Erin Brockovich

Erin Brockovich

 

Erin, interpretada por Julia Roberts, que acabou ganhando o Oscar por sua interpretação no filme que leva o mesmo nome da personagem, não tem nenhum super poder, mas foi capaz de mudar a vida de muita gente ao insistir em uma causa que acreditava verdadeiramente.
 
Baseado em uma história real, dirigido por Steven Soderbergh, o filme conta a história de Erin, uma mãe solteira e batalhadora, que se envolve em um caso de imóveis contra a empresa Pacific Gas and Electric (PG&E), que perde a causa e é obrigada a pagar 333 milhões de dólares aos queixosos. O filme não ultrapassa grandes expectativas, mas mostra Julia Roberts em um dos melhores momentos de sua carreira, representando a força feminina.

'M'

A chefe do agente secreto mais famoso do mundo, o James Bond, não baixava a guarda nunca. Mas, apesar de demonstrar poucas vezes, desenvolveu uma grande relação com o espião, quase maternal. 
 
Interpretada por Judi Dench em sete filmes da franquia, M era forte, decidida e absolutamente sincera. Uma mulher de meia idade que não se deixava intimidar por qualquer marmanjo cheio de músculos e liderava com firmeza o Serviço Secreto de Inteligência britânico

Aibileen Clark

Aibileen Clark

Interpretada por Viola Davis, no filme Histórias Cruzadas (2012), a empregada Aibileen Clark criou coragem e ao lado da jovem escritora Skeeter (Emma Stone) revelou suas piores experiências por ser mulher e negra em uma sociedade completamente dividida e preconceituosa na década de 60 nos Estados Unidos.

Mulan

Mulan

A animação da Walt Disney Pictures de 1998 conta a história de uma jovem mulher valente e corajosa, que coloca sua vida em risco para impedir que seu pai doente vá para a guerra. Quando ele é convocado, Mulan (1998) decide treinar como um soldado e se vestir de homem para ocupar seu lugar no exército chinês. 
 
É um filme sobre honra, amor, coragem, dignidade e lealdade. Para quem não sabe, é baseado em um poema chinês, que conta a história da garota que salvou seu pai e a China. Não há nenhuma confirmação se a moça existiu realmente, mas heroínas como ela nós podemos ver todos os dias e em qualquer lugar do mundo, cada uma a sua maneira.
 
O que achou desses dez nomes?
 
Nessa lista ainda poderiam ser adicionados outras grandes mulheres, como Shoshanna Dreyfus (Mélanie Laurent), de Bastardos Inglórios; Hushpuppy (Quvenzhané Wallis), do filme Indomável Sonhadora; Clareece 'Precious' Jones (Gabourey Sidibe), por Preciosa; Dora (Fernanda Montenegro), do filme Central do Brasil; Princesa Leia (Carrie Fisher), em muitos filmes da franquia Star Wars; e muitos mais! E você, que mulher acrescentaria nessa lista?
 
Por Rosa Felix

Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!