Conheça todos os filmes do Homem-Aranha

Publicada em 31/07/2019 às 02:00

Comente


Conheça todos os filmes do Homem-Aranha

O Homem-Aranha é um personagem muito popular:  criado pelo escritor Stan Lee e pelo artista Steve Ditko, garantiu sua primeira participação em um quadrinho da Marvel Comics em agosto de 1962, na antologia Amazing Fantasy #15. Desde então, Peter Parker e seu alter-ego ganharam diversas adaptações para o cinema e televisão, com filmes, telefilmes, seriados e animações que fazem a cabeça de jovens e adultos.

Na televisão, sua primeira aparição foi no desenho animado Spider-Man (1967-1970) da ABC, e na série em live-action The Amazing Spider-Man (1978-1979), da CBS, cujo episódio piloto também foi lançado como filme.

Já nos cinemas são incontáveis as versões lançadas até o momento, isso sem contar aquelas que foram lançadas somente para a televisão ou diretamente em DVD. Sendo assim, costuma-se levar em consideração apenas os oito filmes mais recentes e que, de alguma forma, tiveram o envolvimento da Marvel em sua produção. São elas: 

Homem-Aranha (2002)

Conheça todos os filmes do Homem-Aranha

Estrelado por Tobey Maguire, é conhecido por ser o primeiro filme da chamada "Trilogia de Sam Raimi", seu diretor. Com roteiro de David Koepp, mostra a origem do herói quando Peter Parker, um jovem comum, é picado por uma aranha geneticamente modificada durante uma excursão escolar e adquire superpoderes. Com o Duende Verde se tornando uma ameaça para a vizinhança, precisará agir - e rápido.

O filme foi a melhor bilheteria de 2002 nos Estados Unidos e garantiu bons resultados também com a crítica, sendo inclusive indicado ao Oscar 2003 nas categorias Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som, embora não tenha levado o prêmio para casa. O filme é produzido pela Sony, que adquiriu os direitos do personagem. 

Homem-Aranha 2 (2004)

Conheça todos os filmes do Homem-Aranha

Dois anos mais tarde chegou aos cinemas a aguardada continuação, igualmente bem recebida pela crítica e pelo público. Desta vez, o filme conseguiu levar para a casa o Oscar 2005 de Efeitos Especiais, além de garantir uma nova indicação por Melhor Edição de Som. O longa também foi eleito o Filme do Ano pelo Americam Film Institute Awards.

A continuação é ambientada dois anos após os acontecimentos do primeiro filme e mostra Peter com dificuldades em seguir com a sua vida e de arrumar tempo para ficar com sua namorada, Mary Jane, mas não demorará para se ver forçado a vestir o uniforme mais uma vez para lutar contra um novo vilão, o louco Doutor Octopus.

Homem-Aranha 3 (2007)

Conheça todos os filmes do Homem-Aranha

Neste terceiro filme, Peter planeja propor casamento a Mary Jane, mas os ataques iminentes de dois grandes vilões, Homem Areia e Venom, colocará seu plano em risco. Para lutar contra os dois, terá de unir forças a Harry Osborn, deixando de lado as diferenças e desavenças entre eles pelo bem maior.

O longa levou para a casa o prêmio BAFTA de Melhores Efeitos Especiais, mas teve críticas mistas: enquanto a recepção especializada foi positiva, o público geral parece não ter ficado muito satisfeito com o resultado. Este é o último filme da Trilogia de Sam Raimi e, portanto, o último a ter Tobey no papel principal. 

O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Conheça todos os filmes do Homem-Aranha

Mesmo com somente dez anos passados após o lançamento do primeiro filme, a Sony resolveu dar um reboot na franquia cinematográfica do personagem agora com Marc Webb na direção do projeto e Andrew Garfield como Peter Parker, mais conhecido como o Homem-Aranha.

O filme conta, mais uma vez, sobre como Peter ganhou superpoderes após ser picado por uma aranha e começa a agir para o bem de sua vizinhança. Seu vilão agora é o Lagarto, um cientista cujo soro de regeneração fracassou e acabou transformando-o em um monstro. Nessa nova saga, Peter não fica com Mary Jane, mas sim com Gwen Stacy, interpretada pela popular Emma Stone.

O Espetacular Homem-Aranha: A Ameaça de Electro (2014)

Conheça todos os filmes do Homem-Aranha

Na continuação, Peter continua com seu trabalho de herói e decide terminar com Gwen Stacy para não colocar a garota em perigos desnecessários. Enquanto tenta reajustar sua vida após perder Stacy, ter problemas com sua tia e reencontrar-se com Harry Osborn, precisará respirar fundo e encarar um vilão ainda mais forte e poderoso, Electro.

Dado o sucesso de crítica e bilheteria do filme anterior, o filme de ação garantiu a sua sequência, mas decepcionou: com resultados abaixo das expectativas, marcou o fim precoce do projeto de Marc Webb e abriu o espaço que a Marvel precisava para retomar os direitos do personagem para sua própria franquia cinematográfica, dentro do MCU.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Conheça todos os filmes do Homem-Aranha

Em um acordo entre a Marvel Studios e a Sony, agora as empresas compartilham os direitos do personagem. Após o novo Peter Parker ser apresentado dentro do MCU com “Capitão América 3: Guerra Civil”, em 2016, o personagem de Tom Holland não demorou a ganhar seu filme solo dentro dos estúdios da Marvel, com direção de Jon Watts.

Peter lutou ao lado dos Vingadores e ganhou confiança em suas habilidades, mas o Homem de Ferro ainda acha melhor que ele permaneça lutando apenas contra os pequenos crimes de sua vizinhança. Em busca de mais ação, acidentalmente o levam a encarar o Abutre, uma ameaça muito maior do que Peter está preparado para enfrentar sozinho.

Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Conheça todos os filmes do Homem-Aranha

Enquanto Tom Holland brilha no universo dos Vingadores, participando ainda de filmes como "Guerra Infinita" (2018) e "Ultimato" (2019), os estúdios da Sony continuam a investir no personagem - agora com uma animação que veio para revolucionar a forma em que o vemos. O longa ganhou o Globo de Ouro e o Oscar 2019 de Melhor Filme de Animação, garantindo sua qualidade e sucesso.

No Aranhaverso, Miles Morales é um jovem do Brooklyn que veste o manto de Homem-Aranha para dar continuidade ao legado do falecido Peter Parker, até ser surpreendido pelo próprio, mas de outra linha temporal, que veio parar nessa dimensão e precisa voltar para a sua antes que seja tarde demais, mas primeiro precisarão derrotar Wilson Fisk e seus vigilantes. Outros "Aranhas" de dimensões paralelas aparecem para ajudar, como o Porco-Aranha, Mulher-Aranha, Homem-Aranha Noir e Peni Parker.

Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Conheça todos os filmes do Homem-Aranha

De volta a Marvel, o Homem-Aranha de Tom Holland encara uma nova aventura, agora bem longe do Queens: durante um passeio escolar pela Europa, será coagido por Nick Fury para ajudar na luta contra os Elementais, uma nova ameaça, mas o jovem está inconsolável desde a morte de Tony Stark e será difícil levá-lo a ação. Mysterio, um herói de uma dimensão paralela, entra em cena, e Peter precisará ser duplamente forte para revelar seus segredos. 

O filme é muito importante para o Universo Cinematográfico da Marvel, uma vez que é o primeiro a ser lançado desde os acontecimentos fatais de Vingadores: Ultimato (2019) e mostra como a população ainda está se recuperando do "blip", como foi chamado o estalar de dedos de Thanos e suas consequências.

É um fã do Homem-Aranha? Então aproveite para conferir os filmes do super-herói no Telecine! Basta acessar a playlist Homem-Aranha e aproveitar a maratona desses ou de outros 2000 filmes disponíveis no catálogo da plataforma.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!