O Vencedor

Publicada em 08/02/2011 às 11:21

Comente



Algumas características que mais chamam atenção em filmes de luta, é que eles são mais ou menos a mesma coisa: um coitado é boxeador, ele tem dificuldade de relacionamento com familiares e, depois de muito pastar, chega a ter uma relativa redenção. Em O Vencedor (The Fighter – 2010), não há fuga da regra, mas um grande diferencial: mesmo sendo a história de um lutador, a trama gira em torno de toda a sua família.

A tal figura título é Micky Ward (Mark Wahlberg) um esforçado lutador da região de Massachusetts, Estados Unidos. Micky não tem tido uma carreira satisfatória e a sua rotina sob os ringues é ser nocauteado. Ele é treinado pelo seu irmão mais velho, Dicky Eklund (Christian Bale).

Se Micky é um fracassado, Dicky é ainda pior. Ele já foi um grande pugilista – a todo o momento lembra que um dia venceu Sugar Ray Leonard – só que atualmente é um viciado em crack e derrotado pela sua própria consciência. A esperança surge quando o canal HBO resolve fazer um documentário sobre Dicky, o que o convence de que ainda há chances dele retornar ao boxe, mesmo não aparentando nenhum físico e preparo mental.

Micky sonha em ter as glórias que um dia o irmão já teve, mas está cansado de ser saco de pancadas e começa a ficar frustrado com a carreira. Conhece a bela Charlene Fleming (Amy Adams) e aos poucos vai se distanciando da família – ele começa a acreditar que os familiares são más influências e, portanto, travam o seu potencial.

Dicky é preso, e assistindo ao tão esperançoso documentário – algo do tipo “como alguém que um dia foi herói pode sucumbir às drogas e desperdiçar a vida”. Micky sabe que, mesmo distante da sua gente, sempre terá que lugar por eles, até porque todos têm esperança de que um dia ele se torne um campeão.

O diretor David O. Russel (Huckabees – A Vida é uma Comédia) acertou ao fugir um pouco do estereótipo dos filmes sobre lutadores – lutas, ringues, treinos exaustivos – e deixar toda a emoção e a genialidade da história nas performances dos atores. É impressionante a transformação que Christian Bale fez ao interpretar um irresponsável ex-atleta que jogou a vida no lixo.

Saiba mais sobre o filme O Vencedor.

Por Jean Garnier

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!