The Runaways - Garotas do Rock

Publicada em 12/10/2010 às 15:28

Comente

The Runaways - Garotas do Rock (The Runaways – 2010) não é apenas sobre a criação, ascenção e declínio de uma banda que desafiou toda cultura existente na década de 1970 – aquele machismo sobre "guitarras elétricas não são coisas para mulheres" – mas também é o retrato do poder transformador que a música exerce na passagem de meros adolescentes em plena fase de rebeldia, que começam a flertar com a maturidade e resolvem por si mesmas fazer algo que realmente estremeça a sociedade, ao invés de ficar esperando a vida acontecer.

Cherie Currie (Dakota Fanning) é uma jovem loira que começa a perceber algumas mudanças em sua vida – como por exemplo os primeiros sinais da menstruação. Ela se sente diferente das garotas de sua idade, corta o cabelo ao estilo do seu ídolo David Bowie e com botas de plataforma sobe ao palco do show de talentos de sua escola para assustar a todos com sua interpretação. Não muito longe dali, Joan Jett (Kristen Stewart) começa a ter suas primeiras aulas de violão com o seu professor. O problema de Jett é que ela estava cansada daquele básico “Dó-ré-mi” que o tutor queria ensinar. Ela queria atitude!

Jett se aproxima do sádico empresário Kim Fowley (Michael Shannon) e sugere a criação de uma banda de rock formada apenas por garotas. Fowley topa e apresenta a baterista Sandy West (Stella Maeve). As duas se tornam amigas e convidam Cherrie para fazer um teste como vocalista. Os ensaios acontecem no trailler de Fowley, que transforma Cherrie numa assanhada e profana cantora, nascendo assim um dos maiores hinos da história do grupo, "Cherry Bomb".

Junto com Lita Ford (Scout Taylor-Compton) e a baixista Robin (Alia Shawbat) – uma personagem fictícia, criada para assumir o lugar da verdadeira Jackie Fox, que abandonou o grupo no começo e tentou impedir o lançamento do filme – as meninas caem na estrada e fazem sucesso principalmente no Japão. O grupo não dura muito tempo, as diferenças musicais entre as meninas e o conservadorismo norte-americano ruiu de vez as suas esperanças.

Infelizmente aqui no Brasil, o longa deve chamar mais atenção devido a presença de Stewart – que até surpreende em apresentar outras feições além das de sempre conhecidas da franquia "Crepúsculo" – até porque a banda nem é tão conhecida por aqui e é raro ouvir nas rádios algo além de “I Love Rock and Roll”, faixa originalmente do grupo “The Arrows” e que foi regravada por Jet na sua carreira solo. Há de se destacar também as interpretações de Fanning, como a sexy e desbocada cantora, e a de Shannon, como um desesperado, ansioso e aproveitador empresário.

Saiba mais sobre o filme The Runaways – Garotas do Rock.

Por Jean Garnier

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!