A Ressaca

Publicada em 13/09/2010 às 15:00

Comente



Não é de hoje que o tema sobre viajantes no tempo povoam a imaginação nos estúdios de Hollywood. A lista é enorme e vai desde o sucesso De Volta para o Futuro ao Planeta dos Macacos, passando por A Máquina do Tempo, 12 Macacos, Feitiço do Tempo, Peggy Sue e Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica. Agora chegou a vez de A Ressaca (The Hot Tub Time Machine – 2010) mostrar que talvez o gênero necessite de uma grande sacada ou quem sabe roteiros mais interessantes, e deixar de lado piadas já batidas, que poderiam ter ficado "em algum lugar no passado".

A história começa em 2010 na cidade de Los Angeles. Três insatisfeitos amigos – Adam (John Cusack),  Lou (Rob Corddry) e Nick (Craig Robinson) sentem o peso da idade e a angústia de desilusões que marcaram profundamente as suas vidas, como ter sido abandonado por namoradas e investimentos frustrados. Adam vive com o seu sobrinho Jacob (Clark Duke), um viciado em video games. Os amigos tentam de todas as maneiras reviver os bons tempos e para isso resolvem ir a um lugar que nos anos 1980 deixou uma saudosa lembrança no trio, o Kodiak Valley Ski Resort, para passar um final de semana memorável. Junto com Jacob, os amigos começam numa louca noite regada a muita bebida, inclusive um energético chamado “Chernobyl” (referência ao desastre nuclear de uma usina na Rússia) que é derramado sobre o controle de temperatura da água da banheira.

No dia seguinte, eles acordam em 1986, exatamente no mesmo lugar em que viveram o epicentro de suas juventudes e não acreditam que viajaram no tempo, só se convencem disso quando descobrem que Michael Jackson ainda não teve o problema de clareamento de pele. Todos que olham para Adam, Lou e Nick os veem como jovens – menos Jacob, que como não tinha nascido na época, permanece com a mesma aparência. É um momento decisivo para os amigos, e toda aquela quantidade de erros que influenciaram no futuro de suas vidas tem novamente uma oportunidade para serem reparados.

A caracterização do passado até é interessante: o uso de polainas e as rocks Poison e Spadau Ballet. O problema é o seu roteiro, fraco e recheado de clichês que deixam em dúvida se isso é realmente uma comédia ou uma paródia sobre o gênero. Há de ressaltar algumas curiosidades: Phil, um funcionário do hotel, é interpretado por Crispin Glover que fez o personagem George Mcfly, no primeiro filme da trilogia De Volta para o Futuro e o nome do filme A Ressaca é na verdade o título em inglês de outra comédia também sobre bebedeira e que aqui ganhou o título de Se Beber, Não Case (The Hangover - 2009).

Saiba mais sobre o filme A Ressaca.

Por Jean Garnier

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!