O Segredo dos Seus Olhos (2)

Publicada em 26/02/2010 às 16:34

Comente



O Segredo dos seus Olhos
(El Secreto de Sus Ojos – 2009) é sensacional ao equilibrar o drama e o humor num cruzamento de épocas e lembranças de atos malresolvidos. A história começa em 1999, Bejamin Espósito (Ricardo Darín) é um ex-funcionário do tribunal penal argentino. Durante os seus primeiros dias de aposentadoria, ele não se conforma com a calmaria e resolve escrever um romance baseado nas suas memórias, a principal delas é o assassinato de uma jovem que, mesmo depois de quase três décadas, para ele nunca chegou ao fim. Ao conversar com sua amiga, a juíza Irene Menéndez (Soledad Villamil) recebe a dica para deixar tudo onde está: no passado. No mesmo lugar onde começou um amor silencioso entre ambos.

O filme vai para 1974, numa Argentina dominada por um governo ditatorial. Espósito é um jovem investigador e junto com o seu hilário amigo Pablo Sandoval (Guillermo Francella) vão apurar o caso de uma bela jovem que foi estuprada e assassinada. O marido Ricardo Morales (Pablo Rago) nada sabe e fica totalmente arrasado. Dois rapazes são injustamente acusados e falam claramente que confessaram porque foram espancados e forçados a isso. O protagonista não consegue esquecer o crime de maneira alguma, isso irá corroer sua mente por toda a vida, assim como o amor platônico que começa a ter por sua superior, Irene.
 
Espósito, ao observar algumas fotos que o marido da vítima estava lhe mostrando, nota algo muito estranho: sempre um rapaz estava olhando a moça e parecia que não se importava que alguém percebesse a sua admiração. Morales diz que seu nome é Isidoro Gomez (Javier Godino) e sabe que ele vive em Buenos Aires. A única pista que consegue é que a sua mãe ainda mora em Chivilcoy. Junto com o seu parceiro alcoólatra Sandoval, vão visitar a mãe do suspeito, criando mais dúvidas e uma confusão para a sua chefe. Numa conversa de bar, Espósito se convence que poderia encontrar Gomez em um jogo de futebol no estádio do Racing Club em Avellaneda. As cenas do investigador no meio da torcida, com a câmera dando umas balançadas devido aos gritos e cantos da multidão, são espetacularmente reais.
 
O diretor Juan José Campanella (O Filho da Noiva) explora todas as nuances pscológicas e consequências que 25 anos deixam na vida dessas pessoas. Darín é totalmente convincente como um homem que tenta ao mesmo tempo driblar as burocracias da ditadura e as dúvidas que o perseguem em relação ao crime e as trocas tensas de olhares que tem com Irene. A produção é uma das indicadas ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010.

Saiba mais sobre o filme O Segredo dos Seus Olhos.

Por Jean Garnier.

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!