28 de outubro: Dia Internacional da Animação

Publicada em 28/10/2021 às 07:54

Comente

28 de outubro: Dia Internacional da Animação
Foto: Bastidores Walt Disney

Hoje é 28 de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Animação. É sabido que as animações formam uma parte extremamente importante do audiovisual, seja quando falamos em cinema e televisão, mas também em publicidade, música e tantos outros ramos em que essa técnica está presente. Mas como surgiu a data comemorativa? 

A Primeira Animação 

Em 28 de outubro de 1892 era registrada a primeira exibição de imagens animadas no mundo, com o filme Pauvre Pierrot, criado por Émile Reynaud e exibido no Museu Grevin, em Paris. Sabe-se que o filme original consistia em 500 imagens pintadas e exibidas em sequência que, no total, teria cerca de 15 minutos de duração. No entanto, hoje em dia, apenas 5 minutos podem ser assistidos em cópia: Pauvre Pierrot é considerado um filme perdido, pois Reynaud jogou as imagens no Rio Sena. 

28 de outubro: Dia Internacional da Animação
Foto: Reprodução

O filme foi demonstrado através do sistema de Teatro Ótico, desenvolvido por Reynaud em 1888, e acredita-se que a animação seja ainda o primeiro uso conhecido de perfurações de filme. 

O Dia Internacional da Animação foi criado em 2002 pela Association Internationale du Film d'Animation e é celebrado em mais de 40 países. Na data, festivais de animação são comuns para comemorar. 

Mostra de Animação

Para comemorar a data nesta quinta-feira (28), o Sesc Sorocaba realizará, em seu canal no YouTube, uma Mostra de Animação. Com curadoria de Gil Caserta, artista gráfico e professor do curso de Design da Universidade de Sorocaba, o evento começa às 20h e terá transmissão gratuita. Clique aqui.

5 animações para conferir hoje 

Procurando mais dicas do que assistir para comemorar o Dia Internacional da Animação? Então veja esses 5 filmes de animação que nos amamos: 

28 de outubro: Dia Internacional da Animação
Foto: Divulgação/Walt Disney

O Vapor Willie (1928) 

Sinopse: Mickey é ajudante no navio a vapor Willie, mas sonha em ser capitão. A bordo, Mickey toca instrumentos e ajuda sua amada Minnie enquanto o comandante não está olhando. 

Curiosidade: Considerado como o primeiro filme oficial com Mickey Mouse, o curta também marcou o início do fim da era de filmes mudos, com o próprio Walt Disney regendo a orquestra responsável pela trilha sonora e fazendo a voz do camundongo. 

Onde assistir: Disney+

28 de outubro: Dia Internacional da Animação
Foto: Divulgação/Walt Disney

Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Sinopse: Uma rainha vaidosa não aceita que Branca de Neve seja mais bonita que ela e ordena sua morte. A jovem consegue escapar com vida, mas acaba envenenada e omente o beijo de um príncipe pode salvá-la.

Curiosidade: Branca de Neve e os Sete Anões foi a primeira animação em longa-metragem da Disney. 

Onde assistir: Disney+

28 de outubro: Dia Internacional da Animação
Foto: Divulgação/Walt Disney

A Bela e a Fera (1991)

Sinopse: Bela é uma jovem muito inteligente e bondosa. Quando seu pai, Maurice, acaba preso no castelo do temível Fera, um príncipe amaldiçoado a viver como monstro até encontrar o amor verdadeiro. Bela se oferece para ficar no lugar dele e descobre que Fera não é tão assustador quanto a sua fama fazia parecer.

Curiosidade: O filme da Disney foi a primeira animação a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme, categoria em que normalmente só concorrem filmes em live-action, embora não seja regra. 

Onde assistir: Disney+

28 de outubro: Dia Internacional da Animação
Foto: Divulgação/DreamWorks

Shrek (2001)

Sinopse: O ogro Shrek vivia tranquilamente no pântano até que personagens de contos de fada chegam ao lugar após serem banidos de seu reino. Como forma de restaurar o sossego, Shrek faz um acordo com Lorde Farquaad e parte em viagem para resgatar a princesa Fiona, que esconde um segredo sombrio.

Curiosidade: O filme foi o primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação, logo no ano de abertura da categoria.

Onde assistir: Netflix

28 de outubro: Dia Internacional da Animação
Foto: Divulgação/Studio Ghibli

A Viagem de Chihiro (2001)

Sinopse: A família de Chihiro está se mudando e, no caminho para a nova casa, acabam parando em um lugar misterioso e inabitado, mas com uma mesa repleta de alimentos que transformam os pais da garota em porcos. Agora, ela precisa descobrir uma forma de salvá-los e poder voltar para casa com vida, mas seu tempo está acabando.

Curiosidade: A Viagem de Chihiro, longa japonês do Studio Ghibli, foi o segundo vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação e, até o momento, o único filme em língua não-inglesa a vencer a categoria.

Onde assistir: Netflix

Leia também: 

Conheça mais animações aqui no Cinema10.

Por Karoline Machado Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!