O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (2)

Publicada em 10/05/2010 às 14:59

Comente



O Imaginário Mundo do Doutor Parnassus
(The Imaginarium of Doctor Parnassus – 2009) é uma daquelas obras que certamente ficará marcada mais por um acontecimento durante as filmagens do que pela própria história em si. Não que não possua brilho, muito pelo contrário, mas quando o ator Heath Ledger morreu, esse era o filme que deixou inacabado. Para aumentar ainda mais a expectativa, o Coringa representado por Ledger em Batman - O Cavaleiro das Trevas ganhou o Oscar como ator coadjuvante.

O longa retrata a Inglaterra atualmente, na qual um senhor chamado Doutor Parnassus (Christopher Plummer) é um showman decadente que viaja por diversas cidades levando a sua companhia teatral batizada de “Imaginarium”. A sua trupe oferece aos espectadores experiências inesquecíveis e desafiadoras, rumo ao desconhecido que acabam sempre indo para o lado moral da vida, seja na ganância, seja na depravação total. O problema é que Parnassus esconde há anos um segredo: todo o poder que possui foi conseguido através de um pacto que fez com o diabo, Senhor Nick (Tom Waits), que resolve fazer uma aparição e cobrar a dívida: Valentina (Lily Cole), a filha do Doutor que está para completar 16 anos e que foi prometida ao diabo quando atingisse essa idade.

Desesperadamente, Parnassus busca uma solução e propõem um novo pacto: Valentina será daquele que conseguir seduzir cinco almas primeiro. No meio da sua empreitada, conhece o vigarista Anthony Shepherd (Ledger) pendurado na ponte Blackfriers. Shepherd se junta ao grupo, reclama que eles são muito arcaicos, sugere mudanças e começa a levar o público a mundos paralelos enquanto foge da máfia russa. Durante as inclusões ao mundo mágico, Shepherd também se transforma, para isso foram escalados os atores Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law para substituir Ledger. Em outras cenas foram utilizadas a técnica CGI para finalizar a obra.

O diretor Terry Gilliam (As Aventuras do Barão Münchhausen e Os 12 Macacos) conseguiu trabalhar em torno da tragédia que assolou o seu elenco, fazendo com que o enredo permitisse em momentos distintos a participação de outros atores assumindo o personagem Shepherd. Assim como Tim Burton, Alice no País das Maravilhas, os filmes de Gilliam às vezes passeiam pelo lado bizarro da fantasia, e por outras pela personificação da loucura. "O Imaginário Mundo..." consegue percorrer ambos os caminhos e, se é o que procura, irá se divertir!

Saiba mais sobre o filme O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus.

Por Jean Garnier.

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!